Como produzir uma música sem sair de casa

Muitas pessoas estão se perguntando: "Como posso criar uma música e depois gravá-la em um disco para meus fãs ouvirem?' Lançar novas músicas é essencial para quem inicia ou deseja manter uma carreira artística. Sem novos hits, com toda essa distração disponível, seus fãs podem até esquecer-se de você. Vamos conferir quais são os passos para produzir uma boa música, no conforto do seu lar. Continua...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Montar um Home Studio para Gravar Suas Músicas

home studio equipamento smallPode parecer estranho, mas a primeira dica passa por montar um estúdio de gravação em casa antes de começar a criar e/ou produzir sua música. Existe um processo muito interessante de criação musical que compositores podem seguir que usa o Home Studio como base para estimular a criatividade. O método é exemplificado em "Como Compor uma Música de Sucesso" e consiste em gravar a voz e o violão durante os primeiros estágios da composição.

Além de poder gravar tudo que está sendo criado, você precisa ter em mãos a possibilidade de compor também os arranjos musicais, que são por sua vez, obras primas musicais. Cada solo, progressão de acordes e ritmos é parte de algo maior: o código da sua música, algo único e vindo da inspiração.

Compondo Música

compondo musica violao papel smallSe você pensa que para compor uma música é necessário talento, você está enganado(a). Na verdade é possível criar qualquer música a partir do zero, usando apenas a matemática. Sim, música é matemática pura. As progressões de acordes, por exemplo, são utilizadas em larga escala, construindo diversas músicas diferentes, apenas variando as combinações harmônicas. Você pode criar infinitas músicas usando acordes e escalas que são até mais fáceis de aprender se comparados ao alfabeto linguístico. A linguagem musical pode ser compreendida ao estudar sobre Teoria Musical. Não é regra de base um produtor musical saber teoria musical, mas todo produtor independente – capaz de criar suas próprias músicas, estuda esse tipo de coisa. Vale a pena sentir um pouco de dor mental e estudar um pouco de música antes de produzir uma boa música.

Produzir Música Eletrônica

fazendo musica eletronica smallSe a sua intenção é produzir uma música eletrônica, provavelmente terá que passar pelo tópico anterior, mas a questão aqui é que não é mais fácil criar música eletrônica só porque existem softwares como o Ableton Live e outros do gênero. Você vai precisar usar sua teoria musical para saber mixar seus beats e colocar suas bases harmônicas de forma coerente com a peça musical.

Fazer música eletrônica não é diferente de compor uma música do zero. David Guetta é famoso porque entendeu que não existe caos em música, apenas matemática pura, essa que interage com as emoções dos ouvintes. Se você pensa em produzir música eletrônica, além de ter um Home Studio e o Ableton Live, é preciso compreender Teoria Musical e ouvir ao menos dois grandes compositores do gênero. Observe como eles combinam os elementos na música, coloque uma pitada de criatividade e inovação.

Sempre se lembre disso: Quando você pensar em fazer algo novo, prepare-se para ser chamado de louco.

Produzir Música Online

soundtrap dispositivos smallFazer música usando algum aplicativo na Internet é algo possível atualmente, mas não tão poderoso quanto necessário para que possa produzir ou criar músicas conforme a sua imaginação conceber. Falta um monte de recursos nesses aplicativos online para produzir música.

Fizemos um post falando sobre "5 Incríveis Sites para Fazer Músicas" e esse tipo de ferramenta é indicada para pessoas leigas, que desejam sentir o gostinho de produzir algo no computador antes de partir para produções mais sérias, com recursos ilimitados.

Se você pretende produzir música usando algum aplicativo online, terá que usar muita criatividade para vencer as limitações desse tipo de ferramenta. Não que seja impossível, acredito que com jeito se faz qualquer coisa, mas acho mais difícil essa abordagem.

Produção Musical é uma Receita de Bolo?

receita de bolo smallMuita gente me pergunta se a produção musical é uma receita de bolo. Eu particularmente acredito que sim. Isso pode parecer controverso, mas a verdade é que passamos horas mixando uma gravação só para chegar ao ponto exato onde as coisas funcionam. Cada instrumento em seu lugar, ninguém sai gritante na imagem sônica, tudo como os ouvidos dos fãs estão acostumados a ouvir.

Quero dizer que defendo a mixagem parametrada, adicionando apenas as variáveis sobre cada estilo musical. Uma boa mixagem pode ser feita sem ouvir, como descrito em "É Possível Fazer uma Mixagem sem Ouvir Nada?". Como a música é matemática, todo o som produzido também obedece e se comporta da mesma maneira. Entender como um timbre interage com o conjunto da obra, faz uma mixagem de sucesso.

Concluindo

mulher cantando microfone smallAgora que passamos por todos esses passos, podemos entender que é possível sim – produzir uma música sem sair de casa. Outra conclusão que podemos tomar é que um bom produtor musical é aquele que está disposto a estudar, pesquisar e colocar teorias e ideias em prática. Quanto mais o produtor estuda e aprende, mais destacado dos outros ele fica e mais fácil será resolver todos os problemas que surgirem durante uma produção.

Com recursos cada vez mais amplos disponíveis, até mesmo os grandes segredos de estúdio estão sendo revelados a quem procura. Essa é uma indústria em expansão, no futuro será comum artistas Brasileiros ficando famosos fora do país e conquistando fãs por toda parte do mundo. O mercado de música caminha para as mãos dos pequenos produtores, dando voz a uma imensidão de talentos por toda parte.

mulher cantando microfone vermelho smallQuando criei o Home Studio Fans em 2009, o objetivo principal era o de preparar pequenos artistas para um futuro de grandes realizações, prevendo a explosão da mídia social e da produção musical independente. Isso está acontecendo agora: muitos artistas estão entendendo como produzir música de qualidade para servir seus fãs. Isso é baseado no que a indústria vem fazendo há muito tempo, mas que com as ferramentas da Internet, é uma tarefa que está passando para as mãos dos próprios artistas, promovendo a liberdade e a diversidade.

Ao criar a sua próxima música, pense em como seria ótimo, poder sozinho, levar esse som para pessoas reais, que curtem o que você produz!

Boas gravações!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.