Plugins para o Sound Forge e de graça! Se você está procurando um pacote de plugins para usar no Sound Forge, então você encontrou. A Blue Cat Audio oferece alguns plugins de seu portfólio, gratuitamente. Eu testei alguns de seus plugins gratuitos e resolvi compartilhá-los com você. A Blue Cat chamou minha atenção quando anunciou as versões RTAS (Mac + PC) Beta de seus pacotes de plugins gratuitos.

Blue Cat's Plugins Pack Grátis

Todos os plugins de áudio gratuitos da Blue Cat Audio reunidos em um pacote.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

O pacote contém uma ampla gama de efeitos de modulação, EQ e ferramentas de análise para você usar com o seu programa de áudio favorito. Este pacote está disponível para Mac e PC, em VST, RTAS (beta), Audio Unit e também DirectX.

O pacote inclui:

  • Blue Cat's Chorus
  • Blue Cat's Digital Peak Meter
  • Blue Cat's Flanger
  • Blue Cat's FreqAnalyst
  • Blue Cat's Gain Suite
  • Blue Cat's Phaser
  • Blue Cat's Stereo Chorus
  • Blue Cat's Stereo Flanger
  • Blue Cat's Triple EQ

Tal como acontece com todos os softwares beta, não fique surpreso se ele não funcionar muito bem em seu sistema. Não há muitos plugins RTAS disponíveis, especialmente para Mac, por isso, se você está procurando um grande conjunto de alternativas que contenha plugins Digi e AIR, dê uma chance a esse pacote.

Ignorando a compatibilidade do Pro Tools por um segundo, os plugins Blue Cat Audio funcionam em quase todas as DAWs!

Plataformas suportadas: Mac-AU / Mac RTAS / Mac VST / DX Windows / Windows RTAS / Windows-VST – Sim, praticamente todos os sistemas.


Baixe o seu pacote grátis aqui:
http://www.bluecataudio.com/Products/Bundle_FreewarePack/

Plugins Profissionais para Sound Forge

Vale lembrar que nem todos os plugins gratuitos têm boa qualidade, alguns até travam a máquina. Esse tipo de plugin é usado para entregar valor para o melhor e formar uma marca. No caso a Blue Cat oferece um pacote descente, de graça, e depois vende seus pacotes Premium.

Aí você pode me perguntar: Rodrigo, vale a pena comprar um pacote de plugins para usar no Home Studio? A resposta é simples: Sim, valem cada centavo.

O trabalho dos programadores nem sempre é muito valorizado, veja que só para fazer um plugin de reverb, um programador teria que investir vários meses no desenvolvimento do seu algoritmo. Isso se esse programador não estivesse utilizando alguma base open source para desenvolver seu software a partir de um projeto pré-fabricado. Por isso, é muito importante valorizarmos um time como o da Blue Cat audio, que consegue produzir um leque tão grande de possibilidades, oferecendo uma meia dúzia desses plugins gratuitamente, a fim de criar uma marca e cativar um público de produtores de áudio.

Se você estiver estudando Home Studio com a gente, vai perceber que usamos bastante os plugins de áudio da waves, principalmente durante a mixagem e a masterização. Esses plugins são profissionais, de extrema qualidade e podem ser carregados vários ao mesmo tempo, sem prejuízos a performance do sistema. Plugins bem escritos vão salvar você de travamentos esporádicos e de uma série de dores de cabeça como: frequências desaparecendo, áudio sendo danificado ao invés de processado como deveria.

Em todo caso, se você está pensando em começar o seu processo de produção musical, eu recomendo que você baixe agora o plugin da Blue Cat Audio e comece a brincar de modelar as características sonoras das suas gravações. O mais importante é dar o primeiro passo, seja como for, e depois evoluir ao longo do tempo à medida em que você aprende cada vez mais e se torna um produtor de áudio mais experiente.

Quais são os Plugins Mais Utilizados no Home Studio?

Os plugins mais utilizados no Home Studio certamente são reverb e maximizador. Muita gente acredita que o compressor seja o supra-sumo da masterização, porém nosso processo de produção emprega largamente o maximizador como solução definitiva para o controle absoluto dos níveis do sinal de áudio. Se você quer seguir um processo de produção que funciona, como é o caso da Fórmula HSF, então uma das coisas que você vai precisar instalar é um plugin maximizador que é basicamente um compressor anabolizado.

Não se preocupe, você vai aprender passo a passo como trabalhar com esse tipo de ferramenta, por agora basta saber que isso existe e que é possível aplicar esse tipo de tecnologia ao nosso processo para ajudar a produzir nossas gravações de qualidade.

O segundo plugin de áudio que eu mais utilizo no Home Studio é, sem dúvidas, o Noise Reduction. Com ele é possível remover todos aqueles ruídos de fundo dos equipamentos de estúdio, principalmente se você está gravando sozinho e é obrigado a posicionar seu microfone muito próximo ao seu computador.

Com o Noise Reduction fica fácil resolver esse tipo de problema e essa também é uma incrível ferramenta para o momento da masterização, onde os ruídos de todos os canais da mixagem se somam e podem até causar algum incómodo ao ouvinte. O Noise Reduction é o cara da limpeza que vai cuidar para que o som chegue aos ouvidos dos nossos fãs, com a máxima qualidade possível.

Plugins DirectX ou VST?

O meu parâmetro para escolher plugins independe da tecnologia utilizada, seja VST ou Direct X, isso não me incomoda, desde que a plataforma que eu esteja utilizando suporte formato, para mim tanto faz. O que vai definir mesmo qualidade de um plugin, é mesmo o algoritmo que a desenvolvedora do software criou para produzir os resultados atribuídos a essa ferramenta.

Então, nesse ponto é que o plugin gratuito pode perder a batalha em relação com plugin pago, desde que os pagos recebem uma atenção maior e comumente oferecem um algoritmo mais desenvolvido e por sua vez, mais poderoso. Por isso, a minha preferência pessoal pelos plugins da Waves Audio.

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.