produtor musicalMuita gente pergunta: "O que é um produtor musical?" Vamos descobrir pelo menos 3 tipos de produtores que convivem em perfeita harmonia na produção dos grandes projetos musicais que você está acostumado (a) a ouvir em sua rádio FM preferida. Vamos descobrir quem é quem em matéria de produção musical. Confira!

O título de produtor musical é um dos mais mal entendidos da indústria da música, sendo sua função frequentemente confundida com a de outros profissionais de estúdio. Antes de mais nada, devemos separar os 3 tipos básicos de produtores que encontramos no ambiente de produção musical e entender como eles comandam essa "nave espacial" que é o estúdio de gravações.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Quem não é um Produtor

homem tocando violao cabelo grandeUm produtor não é necessariamente um músico que faz suas próprias músicas. O nome dessa pessoa é apenas músico, na mais que isso. Os produtores na verdade, trabalham com grupos de pessoas que vão desde executivos da indústria musical até os melhores músicos; tudo para completar um projeto de gravações. Todas essas habilidades necessárias para a gestão de um projeto de gravação são bastante difíceis de aprender e demandam muito tempo, desse modo, alguém que cria músicas não é tipicamente considerado um produtor. Um erro muito comum é associar o título de produtor aos compositores e músicos em geral.

Produtor Executivo

homem negocios ouvindo musica headphonesO produtor executivo é geralmente a pessoa que cuida dos fundos para financiar o projeto musical. O produtor executivo tem o poder de determinar os rumos do projeto, orçamento, foco, metas e marketing. Um produtor executivo é essencialmente a pessoa que faz a conexão entre o selo musical e os artistas a serem gravados, bem como cuida dos aspectos fundamentais do projeto, observando se este faz sentido financeiramente, tanto do ponto de vista de negócios quanto da criatividade. Esse é o tipo de executivo capaz de cancelar um projeto, pouco antes do lançamento (Katy Perry que o diga).

Produtor Musical

musico produtor musicalO produtor musical é aquele que passa boa parte do tempo criando ou arranjando música para seu projeto musical. Esse tipo de profissional usualmente possui um profundo conhecimento em teoria musical e ocasionalmente tem alguma graduação em teoria musical ou composição feita em renomadas universidades dos EUA. Não se preocupe se você não tem graduação em teoria musical, isso não vai impedir você de realizar o seu sonho. Outro trabalho do produtor musical é certificar-se de que as músicas de um projeto sejam da melhor qualidade e que os músicos envolvidos no projeto estão dando o seu melhor. É comum vermos produtores musicais mantendo a comunicação entre os artistas, selos musicais e executivos, o que é uma das tarefas mais difíceis de realizar dentro da indústria da música.

Engenheiro Produtor

engenheiros mixando estudioEsse é o profissional que entende dos aspectos técnicos da gravação, muito mais do que os produtores citados acima. Esse Engenheiro de Produção sabe como operar o console, configurar os microfones para gravação, além de saber usar os softwares do modo mais eficiente e efetivo, mantando o projeto perfeitamente organizado. Muitos engenheiros de produção começam como engenheiros de mixagem ou assistentes de engenheiros para se tornarem produtores de grandes selos musicais. Esses profissionais conhecem todos os aspectos que tornam uma gravação musical perfeita do ponto de vista técnico.

Esses são os 3 tipos básicos de produtores que podemos encontrar em um grande projeto de produção musical.

Dentro do Home Studio ou Estúdios Pequenos

musico tocando home studio sorrindoEm escala de Home Studio, o ideal é adquirir um pouco de cada habilidade (executiva, produtiva e técnica), tornando possível a realização de um projeto musical completo. Tudo que você precisa é de um pouco de dedicação, informação e o mais importante: fé em Deus.

E você, está pensando em se tornar um produtor musical?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.