melhor ouvido

Em seu livro Mix It Like A Record, Charles Dye recomenda diversos métodos para checar a compatibilidade de uma mixagem com um sistema mono. O método mais simples é: Coloque um dedo tapando um dos seus ouvidos!

Lógico, nem sempre as coisas são tão fáceis assim. O Home Studio Fans está apresentando uma série de dicas sobre ouvidos e mixagem, então nada melhor do que conferirmos mais essa dica.

Se você está ouvindo algumas pessoas conversando em uma festa, então prefira ouvi-las com seu ouvido direito. O ouvido direito é melhor para seguir o ritmo acelerado da fala... Se você está tentando identificar uma música que está tocando ao longe, então o seu ouvido esquerdo vai ajudar a decifrá-la. O ouvido esquerdo é melhor ao lidar com tons musicais.

Os neurocientistas têm aprendido que por causa dos dois hemisférios cerebrais nos quais cada um de nossos ouvidos é conectado, nosso ouvido esquerdo ouve as coisas um pouco diferentes do ouvido direito. O ouvido direito responde mais ao ritmo e a fala, enquanto o esquerdo é mais afinado para a música.

Veja esse trecho de um estudo publicado pelo Canadian Journal of Experimental Psychology:

"Esse achado fornece suporte para acreditarmos na tendência do hemisfério direito para o processamento de linhas melódicas. No presente estudo, procurou-se determinar se uma sequência de tons curtos monoaurais (para um ouvido de cada vez) são tratados de forma diferenciada pelos dois hemisférios. Outros estudos de processamento auditivo, muitas vezes indicam que estímulos linguísticos e musicais são tratados preferencialmente pelos hemisférios direito e esquerdo, respectivamente."

Isso tem uma implicação óbvia para engenheiros de mixagem: Se você favorece um de seus ouvidos, isso pode afetar a suas decisões durante a mixagem. A dica do Sr. Dye de checar a compatibilidade da mixagem como o sistema mono, pode render diferentes resultados, dependendo de qual ouvido você tapa colocando o dedo sobre ele!

Claro, você pode usar isso a seu favor. Por exemplo, quando você precisa tomar decisões durante a mixagem sobre elementos rítmicos, vai ser muito mais fácil para você se usar o seu ouvido direito para ouvir.

Além de pensar da forma correta, ouvir com o ouvido certo; ao mixar você deve contar com um mínimo de condições para ouvir o áudio que está sendo reproduzido. Como vimos na última série de artigos, muito problemas podem ser detectados via software, mas outros só mesmo ouvindo para ter certeza.

Sempre digo que é possível usar um micro system para monitorar a saída de áudio no Home Studio, mas desde que você conheça as venerabilidades do seu conjunto acústico. Alguns equipamentos "mentem" e isso pode ser um grande problema para você.

Procure ouvir o seu áudio com um dos ouvidos, depois com o outro e sinta a diferença.

Durante a mixagem podemos definir 85% do resultado final, assim não pense que pode iniciar uma sessão de mixagem quando estiver estressado ou de mau humor. Sua música pode ficar carregada de problemas se você levar seus problemas para o mixer.

Abraço forte!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.