livro hsf
Seu Primeiro Passo...
Home Studio: O Primeiro Passo para a Liberdade
Junte-se a mais de 18.000 leitores e receba você também, o eBook, com o passo a passo para ajudar você a montar o seu estúdio e gravar áudio de qualidade! (é grátis!)
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

como fazer um home studio para dj

Se você está pensando em fazer um Home Studio para DJ, um estúdio de gravação pode ser a ferramenta que faltava para alavancar a sua carreira como DJ, iniciando e/ou ampliando a sua carteira de seguidores do SoundCloud, Spotify e outras ferramentas incríveis que estão tirando do anonimato, artistas talentosos ao redor do mundo. Vamos dar uma olhada nos primeiros passos que você precisa dar para iniciar o seu Home Studio para DJ e um caminho para você seguir a fim de produzir suas primeiras mashups, remix e reedits. Vamos lá?

Escolha um Bom Hardware para o Seu Home Studio DJ

dj criando musica no pianoA tecnologia vem mudando rapidamente e a forma como nós produzimos música também se beneficia disso. Há 4 anos atrás eu comentei em um vídeo que provavelmente no futuro as pessoas estariam usando smartphones, podendo até produzir música usando apenas esse pequeno Gadget.  Se no passado os computadores eram limitados em potência, hoje quase qualquer PC é capaz de suprir as necessidades de um Home Studio. 

Eu disse “quase”, porque normalmente os PCs de entrada não possuem muita qualidade nos seus hardwares, e isso pode causar uma série de problemas durante todo o seu processo criativo. Você quer apenas usar o seu computador sem se preocupar se ele vai travar ou se as suas gravações estão mesmo sendo salvas. Normalmente, no mundo desktop você encontra algumas configurações que são o que podemos chamar de “o mínimo do mínimo” em matéria de hardware. Isso causa uma série de complicações como o superaquecimento, que causa travamentos e diminuição da vida útil do sistema. 

Uma boa ideia para você que deseja usar uma montagem desktop é buscar um pouco mais de conhecimento e montar você mesmo o seu computador, isso vai garantir que você vai ter uma máquina capaz de suprir todas as suas demandas, por pelo menos mais 10 anos.  Montar um computador pode parecer caro e tecnicamente inacessível para maioria das pessoas, mas evoluir todos os dias e aprender novas habilidades é o único caminho que eu conheço para superar os desafios da vida e conquistar a maioria dos nossos objetivos. 

Tudo bem se você não quer montar o seu computador por ser um pouco mais difícil, então se você ainda quer um computador legal, recomendo que você compre algo que seja 50% mais caro do que o computador de entrada. 

Se você não quer usar um desktop, acha que não vale a pena ter um computador que não pode ser levado para todos os lugares, então a única forma de fazer isso funcionar é usar um notebook. Apesar do notebook parecer um computador robusto e aparentemente fazer tudo que um desktop, você vai encontrar algumas limitações nos notebooks, principalmente quando o levamos ao limite durante o uso profissional em seu Home Studio. 

Um dos grandes pontos fracos dos notebooks é o arrefecimento. Se você for um esquimó, talvez um notebook possa fazer tudo o que você quiser, sem reclamar. Por outro lado, vivemos no Brasil, um país com o clima diverso: ora muito frio no Sul e hora extremamente quente nas regiões Nordeste e Centro-oeste. Um Home Studio em Cuiabá que usa um notebook, teria problemas com travamentos, perda de performance e no final você estaria culpando o Windows por isso. Gosto de brincar que o Windows não funciona bem em países quentes, mas a culpa de tudo está na refrigeração, na temperatura de funcionamento do sistema.

Se você for comprar um notebook, escolha o que tem a maior capacidade de arrefecimento possível. 

Um DJ precisa de uma interface de áudio com o mínimo de latência, para poder executar uma série de softwares em tempo real, que fazem toda diferença. Citei aqui no site algumas interface de áudio muito interessante para iniciantes, como a M-Audio Fast Track Pro

Programas para Home Studio DJ 

equipamento estudio djExiste uma variedade muito grande de programas para música no mercado e provavelmente você já usa algum programa e não deseja trocar o por nada. Eu vejo os programas como ferramentas e não há problema algum em ter mais de uma ferramenta quando temos mais de um problema para resolver.

Se você já está acostumado(a) com a interface, com a posição dos controles, com o modo como o programa funciona, então pode parecer muito estranho quando você tenta usar outro programa musical. 

Isso é absolutamente normal e esperado; faz parte da natureza humana. Mesmo com todo esse desconforto eu recomendo que você tente dominar pelo menos cinco ferramentas poderosas para Home Studio, inclusive aquelas que são mais utilizadas no mundo do DJ como: Ableton Live e Virtual DJ. Com esses dois programas para DJ já é possível fazer um monte de coisas incríveis dentro do seu Home Studio para DJ.   

É óbvio que você vai precisar utilizar algum software editor de áudio, então você vai poder escolher entre o gratuito Audacity e o pago Sound Forge Pro.   

Se você quiser fazer mashups, o Ableton Live vai atender a qualquer pico de criatividade mais agressivo.

Para uma performance ao vivo, o Virtual DJ vai lhe entregar uma interface muito semelhante  a uma Turntable DJ, além de uma série de recursos para fazer DJ no modo “on the fly”. 

Os plugins VST são de uma utilidade absurda para quem quer que esteja produzindo áudio com o mínimo de criatividade. Você vai precisar dos 5 plugins essenciais para qualquer Home Studio que são: Compressor, Maximizador, Reverb, Delay e Stereo Expander. 

Um Processo para Guiar Suas Produções Musicais 

dj produtor musical mexendo no mixerTodos os elementos que citamos aqui podem parecer estranhos, mas cada um deles é usado para resolver um problema e são apenas ferramentas. Tudo o que você precisa entender é como funciona cada um deles e como eles interagem entre si, assim você estará com seu sistema e com a teoria necessária para fazer o seu Home Studio DJ funcionar e realizar tudo o que você possa imaginar. 

Posso garantir a você que 80% de um Home Studio DJ, capaz de produzir algum produto legítimo, é feito de material humano, da sua educação, das suas habilidades e do seu conhecimento sobre como o áudio funciona. Dentro do nosso Curso de Home Studio eu falo  sobre como o áudio funciona como usar essas ferramentas para produzir áudio de qualidade e acima de tudo: como trabalhar e gerar o valor usando essa ferramentas. 

Agora uma observação final para você que busca montar o seu Home Studio DJ, já que essa é apenas uma  breve introdução ao assunto... Recomendo que você coloque o seu foco em aumentar o seu conhecimento, uma vez que o conhecimento aumenta a sua consciência, o que acima de tudo avoluma o seu poder de realizar tudo o que você desejar. 

Esse foi um breve apanhado sobre os seus primeiros passos para a criação do seu Home Studio DJ. Espero que isso ajude você é continuar caminhando e evoluindo cada dia mais, como profissional e como pessoa.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados