gravar musicas black smartphone

Não importa se você quer produzir um música, gravar uma música para o seu celular ou apenas fazer uma nota falada. O smartphone faz parte da nossa vida há um bom tempo e nada mais justo que explorar esse poder todo a nosso favor. Vamos conferir algumas maneiras de usar um smartphone como um perfeito gravador de áudio e não só. Continua...

Os Smartphones Dominaram o Mundo

circulo smartphones sm

Lá em 2009, escrevi um post falando que os smartphones dominariam o mundo. E realmente, isso aconteceu. Hoje é possível fazer um monte de coisas legais usando apenas um smartphone, e gravar áudio de qualidade é apenas mais uma dessas coisas que um smartphone pode fazer. 

Um smartphone é um tipo de computador portátil muito potente. Por isso, não é de se estranhar que você possa usá-lo para fazer seus vídeos e/ou gravar suas ideias musicais, até mesmo produzir música usando apenas o seu celular. 

Um smartphone possui uma boa interface de áudio embutida, com entrada de linha, microfone e capacidade de sobra para gravar áudio e codificá-lo em mp3. Além disso, dependendo do modelo de smartphone, é possível plugar alguns periféricos através da porta USB-C do smartphone e expandir ainda mais as suas capacidades. 

Por outro lado, apesar de existirem bons aplicativos de gravação para smartphones, você vai perceber que os computadores ainda são a melhor escolha para quem deseja produzir músicas com estruturas complexas. Mesmo assim, para quem está querendo dar seus primeiros passos em matéria de gravação, seja para fazer pequenas notas ou gravar voz e violão, o smartphone pode ser a oportunidade que você precisa para começar um Home Studio. 

Miidio Recorder para Android

miidio recorder

Você pode começar a gravar no smartphone usando um aplicativo simples como o Miidio Recorder para Android. 

Testamos vários Apps e o que mais se destacou foi o Miidio Recorder, em sua versão para smartphones com o sistema operacional Android. Com esse aplicativo para celular, é possível gravar o microfone do seu smartphone por várias horas e armazenar tudo em arquivos mp3.

Após finalizar, você pode compartilhar o arquivo para serviços de dados como o Dropbox, Google Drive, pode enviar para o e-mail ou baixar via USB ou bluetooth. 

 

Possíveis Usos Para o Miidio Recorder

irig mic sm

  1. Como compositor, você pode transformar seu smartphone em um gravador com ótima qualidade e gravar suas composições em voz e violão, capturando todos os detalhes criativos da sua nova canção.

  2. Em estúdio de gravação, você como produtor ou arranjador, pode gravar seu cliente em voz e violão como base de referência para a criação de um arranjo musical ou para gerar ideias sobre o projeto.

  3. Ao gravar vídeos para o seu canal do YouTube, você pode plugar um microfone de lapela à entrada de linha do smartphone (disponível em smartphones com entrada para fones de ouvido ou adaptadores USB-C) e usá-lo como um gravador portátil para o áudio dos diálogos do vídeo. 

  4. Como repórter, você pode usar o Miidio para gravar direto do microfone do smartphone, transformando o seu celular em um pequeno gravador de áudio portátil.

O Smartphone Como Bloco de Notas Para Letras de Música

smartphone notas sm

Além de gravar a melodia com o Miidio, você pode anotar tudo em um aplicativo como o "S Memo" que é um app do tipo “bloco de notas virtual”, onde é possível escrever como em uma folha de papel.

Ainda é possível acessar o Google Docs e anotar tudo, do mesmo modo como faria em um computador comum. Se você estiver satisfeito com suas ferramentas, vale lembrar que sempre tem algum app novo e interessante surgindo na loja de aplicativos Google Play. 

Usar um Smartphone para Gravar Voz

smartphone gravador voz sm

Se você pretende usar seu smartphone para gravar seus vocais e locuções, provavelmente terá problemas de qualidade no áudio por causa do diâmetro reduzido do microfone. Os microfones pequenos são suscetíveis a distorções harmônicas e perda de frequências do espectro auditivo. Até porque, eles não foram projetados para gravar vocais. 

Como eu disse antes, é possível gravar com o microfone nativo do smartphone, áudios como: reportagens de rua, notas faladas, voz e violão (para ajudar a lembrar melodias), mas nada que exija alta fidelidade de áudio. 

Isso também não é uma regra absoluta, porque se você estiver tentando criar uma textura nova para o seu vocal, como é muito comum em house music, essas limitações do microfone do smartphone podem até se tornar nas características ideais para o seu projeto.

Microfones USB-C para Celular

Se você já ouviu falar que pode plugar dispositivos USB no seu smartphone, como microfones a condensador e tudo mais, isso pode ser em parte verdade, mas também é uma prática bastante perigosa, por vários motivos.

Já explico... 

440px USB Type C plug pinout
Pinagem do conector USB Type-C

Por exemplo: o USB Type-C é um sistema de conector desenhado em agosto de 2014 e traz uma série de funcionalidades através dos 24 pinos de seu conector simétrico. Veja que por causa desses pinos todos, alguns fabricantes de smartphones estão até removendo a saída p2 para fones de ouvido, porque é possível usar um adaptador USB-C para p2 ou adaptadores proprietários para plugar headphones e fones de ouvido analógicos. 

adaptador usb c p2Adaptador USB-C - P2

O problema é que esse conector USB-C, além de permitir uma super velocidade no transporte de dados, produzir uma saída de vídeo, possibilitar a recarga rápida, possui um pino VBUS de 20 volts 5A, que é uma voltagem muito alta. 

E não é só isso… 

Existem cabos incompatíveis, com pontas USB-A ou Micro-B para USB-C que já estão fritando notebooks e smartphones ao redor do mundo, fazendo o VBUS de 20 volts entrar em curto com o de 5.5V do USB 2.0. Uma confusão assim só pode terminar em prejuízo. Essa é uma treta muito séria e você não precisa se envolver com esse tipo de problema. 

Isso significa que, esse é um território novo, com muitos perigos que exigem alguns cuidados extra. Sendo assim, sempre busque por dispositivos UBS-C homologados, como microfones, adaptadores e acessórios USB-C legítimos e compatíveis. 

microfone usb c felpudoMicrofone USB-C Boya

Essas “gambirras” USB 2.0 que você vê por aí, com HUBs-USB plugando teclado, mouse, microfone e algo mais em um smartphone, podem ser a receita para danificar o seu equipamento para sempre. 

As portas USB 2.0 possuem um limite de amperagem na alimentação de 0.5 mA, isso não é o bastante para alimentar vários dispositivos via HUB-USB. Esse é o tipo de ideia que funciona por um tempo, mas depois, causa danos irreparáveis. O USB 3.2 tem um limite maior de alimentação, com 0.9 mA, mas nada que possa suportar um HUB-USB com um monte de “parafernalhas” plugadas. 

Portanto, use apenas equipamentos USB-C 3.2 homologados e compatíveis. Combinado? 

Esses são os primeiros passos começar a gravar e produzir música no celular, sem ter dores de cabeça. Volto com muito mais sobre esse tema. 

Fontes: USB-C EN Wikipedia, usb.org

 

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.