relógio marcando o tempoVocê sempre teve vontade de criar seus próprios arranjos musicais? Que bom, porque isso pode ser possível graças ao Cakewalk by BandLab, um poderoso sistema de gravação e sequenciamento de comandos MIDI. Com um software assim, até mesmo músicos iniciantes podem criar seus próprios arranjos musicais. Agora vem uma questão importante: quanto tempo demora para criar um arranjo musical? Vamos descobrir a resposta logo a seguir...

john williams star wars smCriar arranjos musicais é como deixar o seu lado “John Williams” (Star Wars Opera) aflorar. Claro, você vai reger apenas alguns instrumentos e em sua grande maioria, virtuais. Quando se é o compositor da música, tudo fica mais fácil, porque você já é capaz de ouvir a música tocando em sua mente, então basta transportá-la para o mundo real e fazer o mundo conhecer a sua obra de arte. Por outro lado, se você é arranjador por profissão ou dono de Home Studio, então a sua habilidade tem de ir além da técnica, porque você terá que entender o que a música precisa para se tornar uma obra prima.

Entenda Qual Estilo de Arranjo Musical Seu Cliente Deseja

violao iluminado sm

Você está com seu Home Studio aberto, recebendo clientes de todos os cantos do mundo, então um deles lhe mostra uma música que você nunca ouviu na vida. Não estou de brincadeira... Você vai receber letras até pelos correios! A gravação à distância é algo cada vez mais comum no Brasil (falaremos sobre isso em outra oportunidade).

Imagine que você está com seu cliente e ele está tocando uma música inédita no violão (e olha que ele até toca bem). Então, nesse momento você deve começar a pensar em qual estilo essa música será arranjada. Uma boa forma de descobrir isso é perguntando para o cliente/artista, porque ele já deve ter uma ideia de qual tipo de arranjo ele deseja para a tal música. 

Faça uma pequena entrevista com seu cliente, com perguntas do tipo: 

  1. 1. Se a sua música fosse gravada por algum outro artista, quem você acha que seria perfeito para gravá-la? 
  2. Existe algum instrumento musical que você não gosta de ouvir, qual instrumento musical?
  3. Você tem um artista preferido? 
  4. Você se inspira em algum outro artista ou estilo para compor? Ou: você faz suas músicas pensando que algum outro artista possa gravá-las?
  5. Você já fez arranjos para as suas músicas antes? (se sim) Quero ouvi-los! 

Identifique se o seu cliente possui um viés para algum estilo musical ou se ele faz músicas pensando em algum artista que ele gosta de ouvir. Não há nada mais frustrante do que descobrir que o seu arranjo não é compatível com o gosto do seu cliente. Se ele não gostar de certo tipo de estilo, instrumento ou textura, ele vai ficar insatisfeito e você vai acabar perdendo o controle do seu cliente. Portanto, faço o arranjo para o seu cliente, nunca para você mesmo.

Caso a produção seja um pouco mais requintada, então você vai tratar com a produção do artista, antes de criar qualquer arranjo musical. Eles têm um projeto mais elaborado e geralmente definem um plano de marketing para o produto (artista) e, logicamente, o estilo é definido seguindo esses parâmetros. Quando você trabalha com a equipe do artista, as coisas tendem a ser menos emocionais (ego) e tornam-se mais lógicas e profissionais.

Comece Gravando o Artista em Voz e Violão

rapaz voz e violao sm

Voltando aos clientes menos famosos... O cliente canta bem, toca a música e tem uma ideia de como ela deverá se parecer. Nesse ponto, a melhor estratégia é gravar esse momento, voz e violão para uma posterior consulta. Claro, você não vai se lembrar da melodia da música depois que o artista virar a esquina, porque a música é nova, você não é o exterminador do futuro modelo T-1000, então vai ter que usar o Sound Forge e gravar essa tomada, bem direitinho. É como se você fosse um artista plástico e estivesse fazendo um molde em gesso para reproduzir uma peça.

Gravou o artista? Legal, agora você vai pedir uma cópia da letra da música, cifrada, inclusive com os riffs se eles existirem.

Nesse ponto, começa a sua jornada de 2 horas para produzir o arranjo musical.

Tome um copo d´água, relaxe, entre em alfa e mãos à obra. Como você vai usar um sequenciador MIDI, então vai ser mais fácil corrigir algum pequeno erro durante a execução de cada instrumento. Você pode utilizar alguns Soundfonts ao produzir arranjos, isso ajuda muito na audição do resultado final.

Todos os instrumentos podem ser reproduzidos via sampler ou instrumentos virtuais VSTi, mas alguns deles você deve querer gravar ao vivo. São eles: guitarra overdrive e clean, guitarra acústica, contra-baixo e pianos.

Prefira gravar ao vivo somente se você tiver uma boa técnica para execução de cada um desses instrumentos musicais. 

Ouça Arranjos Musicais Famosos

arranjos musicais famosos sm

Inicie sempre ouvindo vários MP3s com arranjos semelhantes aos que pretende recriar para a música. Se você estiver querendo criar um arranjo como os da Dua Lipa, então ouça: IDGAF, One Kiss, Don’t Start Now, apenas os arranjos milionários. A produção da Dua Lipa investiu muito esforço nesses arranjos. Um dos produtores parceiros da Dua Lipa é o Calvin Harris. Acredite, caras assim são do tipo “incontratáveis”, pois seus talentos estão acima do poder do dinheiro. 

Se você vai gravar sertanejo universitário, então ouça alguns artistas em evidência, como: Gusttavo Lima (Tchetchereretchetche… tche tche tche (2x) Gusttavo Lima e você). 

Enfim, um briefing antes de iniciar o arranjo é fundamental para um bom produto final. 

Use Templates MIDI

quebra cabeca sm

Para fazer tudo em 2 horas, você tem que usar samples de MIDI. Estou falando de pedaços de instruções MIDI que você pode ter guardados em pastas para os mais diferentes estilos. Você não precisa gravar um riff mais de uma vez, basta copiar e colar esse riff quantas vezes você desejar ao longo da grade do sequenciador MIDI.

Não tenho esses pedaços de MIDI? Fácil, baixe da Internet um arranjo MIDI (bem feito) e abra isso no Cakewalk by BandLab. Agora extraia as partes que te interessam, como: baterias, viradas, efeitos dinâmicos, tudo o que você deseja para o seu novo arranjo. 

Regras básicas: 

  1. Monte a bateria primeiro.
  2. Toque a música em partes, depois copie e cole à vontade.
  3. Tente gravar acordes e arpejos limpos e precisos.
  4. Quantize apenas se for necessário.

Siga esses passos e você vai conseguir fechar o seu arranjo em menos de 120 minutos.

Se você não conseguir logo de primeira, continue praticando. A habilidade, a malícia, a criatividade são habilidades que você pode desenvolver com persistência e perseverança.  

Não desista do seu sonho. Isso é muito importante para qualquer futuro arranjador/produtor de Home Studio. 

Bons arranjos pra você! 

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.