fazer música

Se você procura aprender como fazer uma música, vamos compreender como isso pode ser possível, mesmo que você esteja apenas começando. Estaremos usando a matemática para criar nossas primeiras músicas e quem sabe: fazer sucesso! Continue lendo...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Muitos consideram que é preciso ter talento para criar uma música partindo do “nada”, mas e para aqueles que não se consideram tão talentosos assim, como fica essa história? Posso garantir que é possível criar uma música, mesmo que você não se considere tão talentoso (a) assim. Porém, aquele que deseja fazer uma música sem qualquer conhecimento técnico e sem talento, provavelmente não terá bons resultados. Vamos compreender o que é preciso para isso funcionar!

Dicas para Fazer Músicas

mulher jovem compondo musicaSe você não se considera um compositor (a), vamos começar identificando o seu nível de conhecimento musical. Primeiro é interessante conhecer a matemática musical que também é conhecida como “Teoria Musical”, isso cria uma base para você tocar qualquer tipo de instrumento musical, mesmo os mais complexos.

Uma vez que você entende como a música funciona, fica muito mais fácil colocar as coisas no lugar. O primeiro passo é buscar aprender essa teoria musical em uma escola de música perto de você.

Fazer Música Orgânica

compondo musica violao smallQuando eu tinha 14 anos, ganhei meu primeiro violão acústico. Não sabia absolutamente nada sobre o instrumento, mas isso não me assustou, porque a vontade de aprender era muito forte. O meu conhecimento musical foi evoluindo como o tempo e a teoria musical me ajudou a criar músicas como “Aquela Lua” e muitas outras.

Sentia a música tocando na mente, então colocava a letra no papel e a cifra me ajudava a guardar a melodia. Esse método de composição eu chamo de “orgânico”, você usa a matemática da música apenas para transportar o que você pensa e cria, para uma gravação, papel, etc.

Esse método orgânico pode funcionar com você, bastando que compreenda a teoria musical para que possa escrever, tocar e cantar a música que você acaba de fazer. Claro, nem todo mundo compõe desse modo, nem sempre temos a música tocando na mente, então temos que forçar um pouco as coisas e partir para o próximo método.

Fazer Música Matemática

estudante fazendo calculos matematicosAcreditem, alguns cientistas estudaram como funciona a mente humana e até conseguiram encontrar alguns padrões de sons que levam a mente ao prazer musical.

Esses padrões estão relacionados ao ritmo que você usa na música, as progressões de acordes e uma série de fatores. No método de música matemática você pode embutir esses padrões e conceitos para criar o que podemos chamar de “a música perfeita”.

Um bom exemplo de composição matemática é imaginarmos a seguinte situação: Se você inicia a sua música com uma nota fundamental, não há muito que fazer quando quiser seguir para o próximo acorde.

Você pode decidir se deseja criar um clima em um tom menor ou subir direto para a 4ª, 5ª e depois voltar para a fundamental. Algumas músicas “sertanejas” são bastante simples, e não é muito difícil para o iniciante se aventurar e fazer uma música nesse estilo.

Se você quer um “sertanejo universitário”, copie o ritmo do Luan Santana, que é a referência para esse tipo de estilo. Aliás, esse novo sertanejo que o Zezé disse ser “efêmero” ( passageiro ), parece ter um espaço muito grande entre os Brasileiros. Uma característica desse estilo é o seu ritmo sertanejo, porém mais rápido que o comum. Outra vez os padrões rítmicos influenciando o “clima” da música.

Mesclando os Métodos para Fazer uma Música Perfeita

musico compondo partituraSe você já tem talento e faz suas músicas, mesmo sem conhecer a teoria musical, então o melhor a fazer é estudar essas regras. Não acredite em mim, faça você mesmo o teste. Estude teoria musical por alguns meses, compare algumas músicas de sucesso.

Certamente você passará a ouvir músicas na mente com muito mais qualidade que antes. Isso faz muita diferença, pois são poucas as sensações que se igualam a que você tem quando um fã elogia a sua música.

Faça suas Músicas, Não Importa se Estão Certas

mulher tocando campoClaro, existem várias regras gramaticais que são quebradas quando se faz a letra de uma música. Isso pode parecer muito ruim para você, mas é bom saber que algumas músicas de sucesso não tem a letra tão certinha assim.

Se o estilo permitir, abuse dessa flexibilidade, vai lhe fazer bem. Quantos estão ouvindo a Lady Gaga cantando em Inglês, isso sem ao menos entender o que diz a letra. Talvez o mistério vá muito além da cognição da letra. Os sons das palavras criam nuances musicais que interessam ao cérebro de uma forma ou de outra.

Estaremos falando mais sobre como fazer uma música, aguarde. 

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.