o que e uma placa de som

Você sabe o que é uma placa de som e como elas funcionam? Vamos entender esse assunto e aprender como escolher a melhor placa de som para o nosso estúdio de gravações. Vamos lá?

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Sempre comentamos sobre placas de som aqui no blog, mas muita gente que nunca ouviu falar disso fica sem saber ao certo do que se trata. Pensando nisso é que estamos dedicando um post inteiro ao assunto.

Anatomia de uma Placa de Som

Vamos contar uma historinha que ajuda a entender o que é uma Placa de Som. No passado os computadores não usavam entradas USB, então não havia outra forma de instalar um novo componente multimídia sem ter que abrir o gabinete da máquina. A única forma de adicionar um recurso de som era colocando uma placa de circuitos com os sistemas de áudio integrados. A expansão dos recursos do PC era feita através de placas, uma para cada finalidade, inclusive vídeo, sendo espetadas em um dos slots da Placa Mãe.

As placas de som ainda existem, mas estão sendo substituídas por módulos externos que usam a atual conexão USB para se comunicar. Além da mobilidade, esses módulos de som, chamados Interface de Áudio são compatíveis com a maior parte dos computadores, coisa que não era possível ao utilizar placas instaladas dentro do PC.

audigy 2

Uma placa de som é basicamente uma placa de circuito contendo um conversor de áudio analógico para digital e outro de áudio digital para analógico. Essa placa digitaliza o áudio, transforma o sinal elétrico analógico em números binários compostos de zeros e uns. Esse tipo de hardware é sempre "espetado" na placa mãe do seu PC. Mas porque a placa de som tem que estar dentro do computador para funcionar? Vamos entender isso agora...

Placas de Som Profissionais vs Interfaces e Áudio

soundCard ProFire_2626

A vantagem que as placas e som "ainda" têm sobre as interfaces de áudio (USB Sound Card), é sobre a taxa de transferência dos dados gravados.

Imagine que você precisa gravar vários canais de uma única vez, gravando um show, então cada canal terá seu fluxo de dados sendo transferido para o HD do PC. A soma dos canais gera um fluxo de dados muito alto, desse modo o sistema precisa comportá-lo.

As placas de som utilizam os slots PCI (133 MB/s), que suportam altas taxas de transferência de dados. Por outro lado, uma interface de áudio USB possui um limite sobre a quantidade de dados simultâneos, uma limitação inerente do sistema USB 2.0 com seus 60 MB/s.

Interfaces de Áudio USB 3.0

Até agora a regra é usar PCI para ter velocidade em multicanais, mas existe um modo de resolver o problema usando o padrão USB 3.0, com impressionantes 600 MB/s, suficiente para qualquer gravação. Mas até o momento em que esse post foi publicado, não havia qualquer modelo de interface utilizando USB 3.0. Será algo para o futuro?

Placa de Som no Estúdio

delta 1010

e-mu

Em placas de som profissionais é comum vermos uma placa dentro do PC com uma porta onde é conectado um módulo externo, aonde vão os cabos e algum hardware pré-amplificador.

Você pode ver algumas interfaces de áudio usando vários canais, algumas delas utiliza o padrão FireWire (100 MB/s) que é um pouco mais rápido que o USB 2.0. Se você não pretende gravar shows ao vivo, o USB 2.0 é suficiente para você.

Voltando a definição: Placa de som é uma tradução livre do inglês Sound Card (cartão de som), que é diretamente relacionado com a velha cultura de instalar novos circuitos em placas para aumentar as funcionalidades do PC. Era mesmo comum ver placas de som ISA enormes, quase do comprimento do gabinete, isso no tempo do Windows 95.

Em tempos de Windows 8, 9, 10, as placas de som continuam tendo seu lugar, principalmente nos computadores dos produtores de áudio mais exigentes.

Deixe um comentário sobre suas experiências com placas de som. Participe!

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.