placa de som profissional

Placa de som profissional significa “placa de som que resolve seus problemas”, ou quase isso. Vamos descobrir o que pode estar por trás de uma placa de som profissional e se essa abordagem é a melhor ao se escolher a placa de som ideal. Vamos lá?

Quando iniciei a construção do meu primeiro Home Studio em 1997, foi bastante complicado encontrar opções acessíveis e que dessem bons resultados. Tive que optar pelo “básico, porém funcional” para não deixar de montar o meu estúdio, e poder gravar todas as minhas composições em CD. Sei que essa foi uma boa decisão porque essa é a lógica aplicada aqui no curso, o que ajuda a reduzir os custos do Home Studio para patamares muito baixos. Por esse motivo qualquer pessoa tem condições financeiras para montar um Home Studio usando essa abordagem. 

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Placas de Som com Problemas Crônicos

placa de som mia smallQuando você pensa em Placa de Som Profissional a indústria veste uma série de equipamentos de baixo custo e os rotulam como tal. Pode parecer estranho, mas existem muitas placas de áudio com problemas crônicos de desempenho, até mesmo “ruídos” e problemas durante a gravação podem ser experimentados com certas placas de som ou interfaces de áudio.

Posso contar uma história que ilustra isso muito bem... Em 2003 estive prestando consultoria presencial para a montagem de um estúdio musical, todo baseado nos conceitos aplicados no nosso curso. O orçamento para a montagem era bem alto, então o que passou pela cabeça do investidor é que deveriam adquirir tudo que havia de mais moderno e “profissional” disponível no mercado naquele momento. O que aconteceu é que tivemos que remover a poderosa interface de áudio (não vou citar nomes aqui) porque ela não estava se dando bem com o hardware do PC no qual estava instalada.

Testamos a Placa de Som e Vários Computadores

placa de som layla smallAgora provavelmente você sendo técnico em informática, pelo que eu também era responsável, pode pensar que o problema estava no computador e não na interface de áudio. Como fizemos vários testes, inclusive testamos essa pérola em mais 4 computadores, com chipsets dos mais variados, posso garantir que o problema era a interface de áudio.

A solução: Substituímos a poderosa placa de som profissional por um modelo popular o qual recomendo no Curso de Home Studio.

Depois o investidor devolveu a tal “placa de som profissional” e foi feliz para sempre.

Em resumo, nem sempre o que é rotulado profissional é tão bom assim. Você pode precisar colocar esse equipamento à prova para ver como se comporta em seu estúdio. 

Interfaces de Áudio Seguras

m audio fast track pro smallHoje existem diversos tipos de placas de som USB, ou mesmo modelos espetados na placa mãe como a Delta 1010, que são extremamente compatíveis com a maioria dos computadores, tanto de mesa, quanto notebooks. Fique tranquilo(a)!  

 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.