A Triste Verdade Sobre o Isolamento Acústico Nas Paredes do Apartamento

mulher assustada apontando dedo para cima

O Isolamento acústico nas paredes do apartamento pode ser essencial para melhorar a qualidade de vida, principalmente se você vive em um edifício cheio de vizinhos enlouquecidos. Em muitos casos, você precisa de silêncio para gravar o seu áudio, mas o som que vem da avenida e invade a sua sala é um fator desmotivante. Vamos descobrir o que pode ser feito para resolver esse problema de vazamento acústico entre paredes, pisos e lajes. Vamos lá?

Todos nós, um dia, pensamos em como seria maravilhoso poder evitar o barulho que vem da rua, seja quando estamos lendo um livro ou simplesmente tentando dormir. Se você está em uma metrópole, posso garantir que o ruído incomoda mais do que 3 elefantes juntos.

Eu recebo uma série de perguntas sobre como isolar uma porta para evitar um barulho próximo ou, até mesmo, isolar uma sala para manter o som contido naquele ambiente, não deixando nenhum barulho escapar. O problema da acústica nos ambientes é realmente algo que incomoda milhões de pessoas todos os dias.

Será que existe um meio para resolver esse problema da acústica, principalmente em apartamentos? Será que basta fazer o isolamento acústico nas paredes? Será que eu posso usar caixas de ovos na porta para fazer esse isolamento? Posso dizer que existem alguns meios, sim, mas que a solução vai muito além do isolamento acústico das paredes.

Isolamento Acústico Começa no Projeto

2 homens na construcao do predioOs mais sábios defendem que, para ter um bom resultado final, você precisa começar do jeito certo. Isso também vale para o isolamento acústico, porque mesmo que você tenha disponível ao alcance das suas mãos todos os tipos de materiais acústicos possíveis a preços muito baixos, se o projeto do seu apartamento ou casa não for adequado, você vai acabar perdendo muita capacidade de isolamento acústico, até porque o áudio se propaga muito facilmente através de meios sólidos.  

Sabemos que, antes de 2009, não vigorava a norma de engenharia que prevê o isolamento acústico entre apartamentos (pisos e lajes), então os construtores podiam criar estruturas acusticamente ineficientes, sem se preocupar muito com as consequências. 

Porém, a partir de julho de 2013, se tornou obrigatório o isolamento acústico nos prédios novos e foi estipulado um limite máximo de 45 decibéis entre as paredes que dividem os imóveis. A norma 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), prevê que seja feito o isolamento acústico das paredes externas e ambientes internos, entre pisos e paredes. 

Apesar de nem todas as obras (novas) obedecerem a essa norma, essa questão do barulho dos vizinhos, da rua ou do ambiente, é resolvida com algumas técnicas de construção que podem ser muito úteis para moradores que desejam criar Home Studios dentro de apartamentos.

O fato é que isolamento acústico não combina muito com baixo orçamento. Por exemplo: um projeto de prédio, com apartamentos residenciais isolados acusticamente, pode ter seu custo de execução aumentado em até 6%, isso graças às novas estruturas necessárias para acomodar o sistema de isolamento de ruídos.

teto acustico construcaoDurante a construção, os engenheiros criam caixas vazias entre um piso e outro, além de aplicarem forros isolantes e absorvedores acústicos, dentre outras técnicas previstas no projeto. Isso resulta em um isolamento físico que atenua a transmissão das vibrações entre um apartamento e outro.

Normalmente, esse tipo de sistema tem a eficiência máxima estimada em 50% em termos de redução de ruídos.

Uma redução para até 45 dBs é relativamente fácil, você pode conseguir isso sozinho. Por outro lado, sistemas com isolamento superior a 55 dBs vão exigir um engenheiro acústico e um orçamento gordo.

Um apartamento que teve a sua acústica planejada desde o projeto, possui piso e teto totalmente independentes das estruturas do apartamento superior e inferior. Essa duplicidade de estruturas, além dos materiais isolantes acústicos, é o que causa o aumento no custo da obra.

Contudo, como a maioria dos apartamentos antigos não possuem qualquer planejamento acústico, afinal isolamento acústico ainda era apenas um luxo, nem sempre podemos contar com essas caixas secas entre um apartamento e outro, principalmente em prédios pequenos.

Se você já morou em um apartamento de um prédio pequeno, sabe que é possível ouvir os passos do vizinho de cima, no seu teto. Muitas vezes é possível ouvir diálogos, pessoas usando o banheiro, cães caminhando pelos corredores e até algumas manifestações mais íntimas durante a noite. O pior de tudo é que, se o vizinho de cima viver na cobertura, ele nem vai perceber que tudo que ele diz lá acaba vazando para o apartamento de baixo. Desse modo, não há segredos entre vizinhos, a não ser que haja antes o precioso isolamento acústico.

A Caixa Dentro da Caixa

O que eu posso fazer para ter meu estúdio dentro do apartamento e me livrar dos sons dos vizinhos ou até mesmo proteger meus diálogos de serem compartilhados com vizinhos curiosos?janelas duplas isolantes acusticas

Muitos moradores de apartamentos, sem tratamento acústico, estão investindo em janelas acústicas que podem chegar a 6 camadas de vidro e câmaras de vácuo (ausência de ar) ou gás argônio. Apesar de um pouco dispendiosa, uma janela acústica pode fazer uma profunda diferença na redução da poluição sonora, principalmente naqueles ambientes que estão posicionados mais próximos da rua.

porta com isolamento acusticoOutra solução interessante e barata são as portas acústicas, que possuem uma dupla camada de madeira, preenchidas por lã de vidro ou fibra de côco.

A ideia de utilizar caixas de ovos para fazer o isolamento acústico não é muito adequada, você vai descobrir logo a seguir o motivo. 

Como você pode perceber, o segredo para conseguir um bom isolamento acústico é evitar que o som seja transmitido por meio gasoso ou sólido. O método mais usado para atenuar a transmissão do som é a utilização de um material absorvedor de ondas sonoras. Qualquer material que possa amortecer vibrações pode ser utilizado como absorvedor e isolante acústico.

Seguindo essa lógica, a melhor forma de criar um ambiente totalmente isolado acusticamente é criar um ambiente dentro de outro ambiente. Assim, o som não poderá mais sair do primeiro ambiente para um terceiro ambiente, porque as ondas sonoras terão perdido energia durante o caminho.

Muito falam em “pensar fora da caixa”, mas nesse caso, você pode inverter essa máxima e “pensar dentro da caixa”. O conceito é o da “caixa dentro da caixa”.isolamento acustico pisos manta acustica

Você pode construir uma caixa enorme dentro de uma sala. Para tanto, o piso pode ser elevado e apoiado em calços de neoprene (isolamento de vibrações), deixando o assoalho quase como “sobre molas”. O teto pode ser rebaixado, utilizando gesso acartonado, e entre ele e a laje superior, pode ser colocada uma camada de lã de vidro ou fibra de côco. 

homem instalando isolamento acustico parede drywall As paredes da caixa também precisam de um espaço para fazer um preenchimento com fibras isolantes acústicas, que podem ser tanto a lã de vidro, fibra de coco ou até mesmo uma manta acústica. Uma boa ideia é construir paredes ao estilo Drywall, onde você tem camadas de gesso preenchidas com material isolante acústico. 

Mas nem tudo são flores… Você precisa se preocupar com um grande problema chamado “salubridade”. Existem normas que garantem o bem estar das pessoas em ambientes fechados. Isso significa que você tem que manter o ambiente da sua “caixa” minimamente ventilado e iluminado. Existem normas técnicas que os engenheiros civis seguem que estabelecem os limites mínimos de iluminação e ventilação. Em muitos casos, existem normas específicas próprias de cada município. Tudo isso serve para que os seres humanos possam conviver dentro desses ambientes, sem danos à saúde. 

Por esses e outros motivos, eu não recomendo que você construa estruturas encapsuladas dentro do seu apartamento, a fim de isolar barulhos externos, sem antes consultar o seu arquiteto de confiança. A sua segurança depende desse cuidado com as normas técnicas. Portanto, submeta suas ideias para que o seu arquiteto, juntamente com o engenheiro civil, possam homologar um projeto seguro para o seu isolamento acústico. Isso vale para qualquer tipo de obra, seja em apartamentos, edículas, casas e etc. 

Dessa forma, principalmente em prédios antigos, pode ser muito caro implementar um isolamento acústico da forma como as pessoas sempre sonham. Por causa das limitações técnicas e do risco de criar um ambiente insalubre para sua saúde é que o custo do isolamento acústico perfeito pode ser bastante alto.

Portanto, eu prefiro recomendar para o uso nos Home Studios o tratamento acústico, juntamente com os instrumentos virtuais para reduzir a emissão de barulhos. Agora, se você quer apenas um ambiente melhor para dormir, então você pode, sem muitos custos, recorrer às portas e janelas acústicas, que também não são baratas, mas que não exigem a homologação de um profissional.

Isolamento Acústico é Diferente de Condicionamento Acústico

Normalmente, no Home Studio não vamos precisar de tanta burocracia, porque você, basicamente, vai precisar apenas controlar a reverberação dentro da sua sala de gravação. Para tanto, você pode utilizar alguns painéis absorvedores acústicos, posicionados em locais específicos, como você pode ver na imagem abaixo:acustica basica home studio

Esse procedimento vai permitir que você consiga gravar áudio de qualidade, sem nenhuma interferência por parte das reverberações presentes na sala, reverberações essas que poderiam comprometer completamente a qualidade do áudio gravado. 

Se você estiver dentro de um prédio que foi construído utilizando as normas de isolamento acústicos citadas anteriormente, é bem provável que sua sala não excederá o limite dos 45 decibéis de isolamento estipulados pela norma. 

Dessa forma, você não vai precisar se preocupar com uma “Certidão de Tratamento Acústico Adequado”, como é necessário para bares e casas noturnas, porque você não vai gerar qualquer poluição sonora.abbey road 80s drums vst plugin

Como eu disse, algo que ajuda muito a reduzir a emissão de ruídos de um Home Studio é a utilização de instrumentos virtuais, substituindo principalmente a bateria acústica que é um dos instrumentos mais barulhentos em qualquer configuração de estúdio de gravação físico. 

passaros feitos com caixas de ovosAs caixas de ovos são frequentemente confundidas com aparatos para isolamento acústico. Na verdade, é possível usar essas caixas de ovos para fazer algum tipo de defletor de ondas sonoras, a fim de atenuar os ecos em uma sala.

Por outro lado, as caixas de ovos são pouco eficientes para o isolamento acústico, porque são feitas de apenas uma camada de papel espero e rígido, algo que também serve como condutor de som. Você pode saber mais sobre caixas de ovos como isolamento acústico em meu post dedicado a esse tema (siga o link). 

Enfim, evite criar um ambiente insalubre e fechando demais na sua sala, mesmo que com a boa intenção de reduzir o eliminar sons externos. Lembre-se dos limites mínimos de ventilação e iluminação para garantir um ambiente ideal para você passar o dia inteiro trabalhando. 

Lembrando que, para o Home Studio, você só precisa colocar os absorvedores e defletores de sons dentro da caixa nas posições demonstradas durante o Curso de Home Studio Online, para que você tenha uma acústica neutra e possa fazer suas mixagens sem qualquer problema técnico.

Desejo a você um bom controle acústico!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.