justin bieber melodyne

Estivemos falando sobre os abusos do uso do Auto-Tune nas gravações de música pop, tivemos alguns exemplos disso e tudo mais. Não que usar tecnologias digitais para melhorar o que já é bom seja algo "condenável", de modo algum... Mas é que o cantor pop Canadense Justin Bieber fez um barulho sobre essa questão em uma entrevista (5 minutos de bobeira) para uma revista chamada Q Magazine. Continue lendo...

Perguntaram se ele usa o Auto-Tune em suas gravações...

Justin Bieber disse: "Não! Eu não uso Auto-Tune!"

Até aí tudo bem, ele recusou-se a usar o Auto-Tune que é um software de correção de afinação para voz, utilizado por artistas como Britney Spears e Kanye West. Mas depois é que vem a parte curiosa. 

Nesse ponto da entrevista, o cantor lançou-se com sua ingenuidade para os leões e ainda colocou um salzinho para temperar a carne.

Confira o Depoimento de Justin Bieber

"Não! Eu não uso Auto-Tune!

Eles afinam meu vocal – eles usam Melodyne! Mas todos os artistas usam Melodyne. Nem todos, mas 99 por cento dos artistas. Eu gosto do som, da perfeição da afinação na gravação. Ninguém tem uma afinação perfeita."

Um minuto de silencio para refletir sobre o assunto e dar uma respirada...

Quem é do Bem: Auto-Tune ou Melodyne?

melodyne tela caixaOk. Quer dizer que o seu padrinho musical "Usher" usa Melodyne... Melodyne é bonzinho, Auto-Tune é do mal.

Os produtores têm mesmo preferência por certas peças de software, isso é comum. Tem gente que não deixa de lado um Sonar para usar o Samplitude, do mesmo modo, tem gente que vai sempre preferir o Melodyne ou o Auto-Tune. Recentemente foi lançada a versão 5 do Auto-Tune, muito mais completo, capaz de trabalhar quanticamente o pitch das notas em uma gravação. Por outro lado, o Melodyne explora outras possibilidades, sendo mais flexível que o Auto-Tune. Talvez seja esse o motivo pelo qual muitos artistas estejam usando o Melodyne em suas gravações.

A ferramenta de áudio ideal é sempre aquela que não deixa "pegadas" ao ser aplicada. A correção de afinação perfeita não pode deixar as notas muito quantizadas, tudo deve ficar bem suave. Se você não perceber que a afinação da gravação foi alterada, e se ninguém contar que usa um software para correção de vocais, a mágica vai acontecer para quem estiver ouvindo.

Ninguém tem uma Afinação Perfeita

roberto-carlos-rei

 

O Rei Roberto Carlos certamente não se ofendeu com essa declaração, por que ele está no seleto grupo do "1% (um por cento)" que sabe cantar afinado de verdade.    


Fosse Roberto Carlos – Justin Bieber, provavelmente sua citação conhecida seria:

"São tantas as correções, bicho..."

O refrão da música mais famosa seria:

"Se chorei ou se sofri, o importante é que no vocal eu mexi..."

O filme mais famoso:

Roberto Carlos – A 300 Pitchs por Hora

Sorte a nossa que o Rei sabe cantar. Olha que nos anos 60 os computadores ainda não sabiam nem o dó-ré-mi.

Afinação em Tempo Real Durante os Shows!

cher ao vivoEstá tudo dominado! Se você leu bem essa matéria, percebeu que estamos falando de um software plugin que é usando em gravações digitais. Mas, e se eu disser que existe o Auto-Tune físico? Sim, um equipamento capaz de afinar a voz do artista ao vivo!

Oh!

Existe sim! A própria Antares, desenvolvedora do software Auto-Tune, possui um hardware capaz de corrigir o pitch do vocal em tempo real, enquanto o "cantor" coloca para fora seu imenso talento inato.

Como Funciona o Auto-Tune Hardware

A máquina não é de todo inteligente a ponto de saber qual nota o cantor precisa alcançar. A coisa acontece bem mais simples do que isso. Primeiro é preciso gravar a linha melódica (a mesma melodia do vocal) em um arquivo MID, e usar um metrônomo para sincronizar a banda inteira. Outro ponto importante é usar um retorno limpo, sem passar pelo equipamento, se não fica muito difícil de cantar ouvindo a voz afinada. Então, a música é cantada normalmente, deixando a afinação para a audiência, pois eles é que precisa ficar excitados com a bela e maravilhosa voz emocionante do artista internacional.

atr-1

Um problema sério para quem está cantando com o Auto-Tune Rack Hardware ATR-1 Antares é que não dá pra sair do ritmo, senão o vocal fica terrivelmente deformado, com notas escapando por toda parte. As vaias devem cobrir o cantor que sair do tempo e arriscar um improviso durante um show "Auto-tunado"

A Latência dos Hardwares de Afinação de Vocais Ao Vivo

Quem usado esse tipo de coisa disse que o ATR-1 da Antares tem a qualidade um pouco baixa, mas processa o áudio e responde rápido: 4m/s, por outro lado o TC Helicon Intonator possui latência de 15m/s, mas entrega melhor qualidade de áudio. Não dá pra ter as duas qualidades em um único equipamento.

Não Precisa Exagerar na Afinação de Vocais por Hardware ou Software

celine dionMuitos defendem o uso da afinação de vocais por hardware ao vivo. Não fosse assim Akon e T-Pain não estariam usando e abusando disso... Quando ouvimos a Celine Dion em "My Hearth Will Go On", dá vontade de chorar. Calma, ela faz parte do 1 por cento. As músicas da Celine Dion não são fáceis de cantar ao vivo, então nesse caso, basta dar uma "usadinha" no Auto-Tune Rack nas configurações mínimas, só pra dar uma "quebrada" em algum deslize acidental.

A Indústria da Música Ganha Milhões Usando Corretores de Afinação

rapper dinheiroNa hora de criar um produto de áudio, tudo entra em jogo: gravadores digitais, mesas virtuais, controle de edição visual por gráficos, analisadores espectrais, corretores de afinação, maximizadores e expansores de imagem estéreo. Tudo isso e muito mais entra na mesa se cirurgia do estúdio de gravações. O áudio sai do estúdio com silicone, lipoaspiração, pilling facial, maquiagem e tratamento hidratante para os cabelos.

Uma coisa é certa: não adianta tentar consertar um timbre feio, um vocal sem postura, uma desafinação exagerada. Estamos falando que esses cantores deslizam muito pouco em seus vocais. Um corretor de afinação não é tão milagroso assim, tudo tem limite, com o Melodyne não é diferente.

Auto-Tune Está Arruinando a Indústria da Música

Michael BubleMichael Buble culpa o Auto-Tune por matar a indústria da música. Ele afirma que os fãs estão ficando mais sensíveis a afinação e a perfeição. Quando alguém "como ele" canta sem Auto-Tune, tem que se desdobrar para impressionar os fãs e não deixar passar uma nota fora da altura.

Ele disse que curte ouvir as músicas do Frank Sinatra, por seus vocais 99 por cento perfeitos, mas que ao mesmo tempo entregava um som mais humano. Neil Young também foi lembrado por ter um vocal com Auto-Tune natural.

O produtor de Neil Young dizia: "Você é como um afinador em pessoa!" Neil respondia: "Esse é meu som "man", esse é meu som!" Mais essa agora... 

Usar Auto-Tune ou Melodyne não é Pecado

justin bieber sorryMentir é pecado. Mas atualmente existe muita tecnologia disponível nas mãos de quase qualquer pessoa que deseja aprender. Tudo ficou muito barato de aprender e de produzir. Existe uma geração de novos Home Studios surgindo pelo Brasil, isso que estivemos falando faz parte do mundo do estúdio em casa também. Se você puder melhorar os vocais dos seus clientes de estúdio, será como fazer mágica, não é mesmo? Ajudar pessoas a apresentar seu talento é virtude.

Temos muito mais a ganhar com o Justin Bieber usando o Melodyne e abrindo abertamente para o público do que ficar na dúvida achando que eles cantam milhares de vezes até ficar perfeito.

Uma salva de palmas para o Justin Bieber, ele falou da boca dele que usa o Melodyne! Não deixou outra pessoa falar não, ele mesmo foi lá e abriu a caixinha e mandou ver! Eu uso Melodyne! 

E você, quem você acha que sabe cantar? Qual a sua opinião sobre usar esse tipo de afinador de vocal para melhorar a gravação? Fale qualquer coisa. Deixe um comentário, participe!

Abraço forte! Fique com Deus! 

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.