3 Formas de Converter MIDI para Wave Online

converter midi para wave online

Está pensando em converter midi para wave? Então está na hora de experimentar 3 aplicativos online, super fáceis de usar, para dar vida aos seus midis prediletos! Confira!

Antes de irmos para as ferramentas capazes de converter midi para wave online, vamos entender alguns fatores que influenciam diretamente na qualidade do áudio produzido a partir de um arquivo MIDI.

Para os novatos entenderem melhor como tudo funciona: o MIDI ou MID é um arquivo que contém todas as informações referentes ao toque da música. O MID é como se fosse uma partitura digital, com ela um sintetizador é capaz de executar seus timbres e reproduzir a música ali representada. Em comparação, não adianta tentar ouvir o som do MID, ele não tem som, apenas código de toque. Quem produz o som é o instrumento, sampler ou sintetizador que contém os timbres necessários.

Com o arquivo MIDI é como se você estivesse regendo uma pequena orquestra, aí mesmo em seu computador, com pelo menos 128 instrumentos diferentes, como previsto no padrão General MIDI. O som dessa orquestra vai ser tão bom quanto o som do seu sintetizador, que neste contexto pode compreender desde o sintetizador de ondas moduladas, passando por um sampler, até um instrumento virtual VSTi.

O Jeito PRO de Converter MIDI para Wave

O segredo para conseguir uma boa conversão de arquivo MIDI em Wave é ter um bom conversor, com boas amostras de instrumentos que serão usadas para tocar as informações vindas do arquivo MIDI.

No âmbito do áudio, as amostras ou samples são como pequenos trechos de áudio gravados que podem ser reproduzidos e modelados a fim de recriar o som do instrumento original. Na tecnologia VSTi, você tem um pacote de amostras que atua como um “plugin acessório” para ser conectado a um software de sequenciamento MIDI, como o Cakewalk By BandLab. Existem milhares de instrumentos virtuais disponíveis no mercado, muitos deles contam com amostras relativamente pequenas, que resultam em uma qualidade menor, bem como, àqueles que ocupam vários gigabytes de espaço em seu computador, por terem amostras enormes e detalhadas extraídas do instrumento que ele propõe a emular.

A qualidade dos instrumentos virtuais é algo que varia grandemente de plugin para plugin. Por isso, uma das tarefas de um dono de home studio é colecionar bons instrumentos virtuais, a fim de usá-los em conversões MIDI para Wave como essa que você está pensando em fazer. abbey road 80s drummer interface

A qualidade do áudio de um instrumento virtual chega a ser superior a do instrumento real. Por exemplo: as baterias acústicas são instrumentos extremamente difíceis de microfonar, e normalmente ocorre o fenômeno do vazamento dos timbres mais altos para os microfones do bumbo e da caixa, algo que pode causar uma grande confusão na hora da mixagem.

Com um instrumento virtual, esse problema é totalmente eliminado, porque cada peça foi sampleada separadamente e ao reproduzirmos esse nosso arquivo MIDI, esse áudio é recriado como se tivesse sido gravado a partir de várias baterias em ambientes isolados.

Para quem já tentou microfonar uma bateria acústica, ter o total controle dos timbres e de como eles vão soar isolados, com sua panorâmica preservada, é o que permite criar mixagens com percussões agradáveis, ao mesmo tempo, que possuem um espectro auditivo perfeitamente equilibrado, o que resulta em maior qualidade para o resultado final.

Uma abordagem de conversão de arquivo MIDI para Wave, que utiliza instrumentos virtuais e softwares sequenciadores MIDI, é sempre o que você deve preferir se o seu objetivo é utilizar esse playback como base para um arranjo musical durante a produção de um single.

Por outro lado, se você precisa de ainda mais praticidade, não possui todo o conhecimento necessário para operar um home studio e fazer as coisas como os profissionais fazem, então nos resta recorrer à alguns aplicativos online que você pode acessar aí mesmo do seu Browser. Certamente essa não é a melhor solução, mas de longe é a mais fácil e também a que dá o resultado mais satisfatório com um mínimo de conhecimento.

3 Apps Online Para Converter MIDI para Wave

#01 – SolMiRe

O SolMiRe é um dos mais completos aplicativos online que você pode encontrar para conversão de MIDI para Wave, incluindo a possibilidade de utilizar diversas Soundfonts, enriquecendo ainda mais a qualidade da sua conversão. solremi tela interface

Na página, você encontra um botão chamado “Choose File” onde você pode carregar o seu arquivo MIDI para ser convertido.

No opção “Choose a Soundfont” você pode selecionar qual banco de som será utilizado para interpretar os comandos do seu arquivo MIDI. Essa configuração é importante, porque ela vai produz uma influência direta na qualidade dos timbres após a conversão. Experimente vários SoundFonts até encontrar o banco de sons que mais combina com o seu arranjo. Após selecionar as configurações básicas, como a taxa de bits a taxa de samples, dentre outras configurações, como o estilo musical que o MIDI está tocando, você vai encontrar no final da lista um botão chamado “Upload and Convert”.

Ele vai começar a converter o seu arquivo MIDI, e depois de alguns segundos, você vai ver uma um player de áudio com o áudio da conversão para você poder ouvir o resultado direto do navegador. Você pode baixar esse áudio através do link, em meio à publicidade, chamado “Download MP3”. Após o download ser concluído, você terá um arquivo MP3 pronto para ser usado, como um perfeito playback para a sua próxima apresentação ao vivo.

#02 – FreeConvert

O FreeConvert é um daqueles aplicativos online simples, mas que “dão conta do recado”.  Você também encontra, bem no centro da tela, uma opção para subir os seus arquivos MIDI. Você pode, tanto arrastar o arquivo MIDI sobre a caixa do aplicativo, quanto clicar no botão “Choose MIDI Files”. Depois disso, ele mostra algumas opções avançadas que normalmente você não precisa alterar, então o seu arquivo MIDI estará pronto para ser carregado e convertido através do botão “Convert to MP3”. Após clicar no botão, a conversão entre MIDI e MP3 começa, então basta esperar o software entregar o seu arquivo MIDI convertido, pronto para ser baixado através do botão “Download MP3”. freeconvert tela interface

Esse é um dos conversores mais simples que você pode encontrar e o som de seus instrumentos é consideravelmente aceitável. Se você precisa de um pouco mais de qualidade, então pode partir para uma opção um pouco mais complexa, como o app a seguir…

#03 – Hamienet

Hamienet – Suba o arquivo MIDI usando o botão “Choose File”. Uma das características que eu mais curto nesse app online é a possibilidade de definir diversas configurações, como: Sample Width, Instrument Set, Mono/Stereo, Volume, Transpose, Tempo, e Bitrate. haminet tela interface

Entre essas configurações, recomendo que você experimente as várias configurações de instrumentos em “Instrument Set”. Você pode conferir, na página do aplicativo, uma lista com os diferentes bancos de amostras e seus tamanhos relativos em MegaBytes. Quanto maior o Soundfont, maior será a qualidade final. Testei a Instrument Set 9 – Magic Sound Font v2.0 (2.62 MB) e o resultado foi melhor do que o esperado.

Depois de escolher a sua configuração preferida, clique no botão “Convert File”, aguarde alguns segundos até que o app abra uma segunda página, onde você pode baixar o seu arquivo convertido em MP3, WAVE ou até mesmo MIDI.

O Hamienet é um dos apps online mais antigos a realizar essa tarefa de converter MIDI em Wave e certamente é um dos melhores que você pode encontrar online.

A qualidade do áudio e dos timbres é diretamente relativa à qualidade das amostras disponíveis em cada um dos aplicativos online.

Experimente essa opção para converter MIDI para WAVE de um jeito diferente.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.