Pular para o conteúdo
Início » Como Cantar Afinado Sem Usar Softwares

Como Cantar Afinado Sem Usar Softwares

roberto carlos_jerusalem

Saber como cantar afinado durante uma gravação garante que seus ouvintes não correrão de você quando a música começar. Vamos descobrir como cantar afinado com o auxílio do produtor musical e engenheiro de áudio durante a gravação. Confira!

Existem artistas que são conhecidos por nunca desafinar, e um bom exemplo disso é o “Rei” Roberto Carlos. Se você acompanhou o Show Roberto Carlos em Jerusalém, provavelmente o viu cantando 25 músicas, em cinco idiomas, 100% afinado, mesmo cantando em hebraico. Isso não é simples, mas também não é impossível. Se seus vocais ou mesmo o artista está acostumado a cantar desafinado, talvez seja hora de mudar isso, principalmente durante as gravações, quando a responsabilidade chama com mais vigor, sendo necessário saber como cantar afinado.

“Mas Rodrigo, existe o Melodyne pra resolver esses problemas de desafinação. Por que eu deveria me preocupar com cantar afinado? A resposta é bastante simples: você ou o vocalista que você estiver gravando precisam dar o seu melhor durante a sessão de gravação. Eu vejo muitos produtores iniciantes errando durante a fase da captação, às vezes até tolerando algum ruído de fundo ou desafinação grosseira por parte do vocalista, só por que é possível corrigir esses problemas na pós-produção.

Não caia nesse “conto de Nárnia” de que você tem poder de desentortar os elos da corrente, porque isso só vai aumentar ainda mais o seu estresse durante a mixagem, tornando algo que era pra ser simples, em um verdadeiro pesadelo.

Mantenha a Calma e Use o Mixer a Seu Favor

engenheiro audio gravando estudio

Normalmente, o estúdio de gravações não é um local muito ecológico para um cantor se sentir à vontade, até porque é um ambiente muito fechado, com ar condicionado, cheio de espuma por toda parte. Esse ambiente solitário, frio e silencioso não é o local ideal para soltar a voz no tom correto.

O ideal, no caso de um vocalista que não está habituado a gravar em estúdio, é agendar com ele algumas sessões de ensaio, tudo para deixá-lo mais confortável com o microfone, a acústica e principalmente: cantar com um retorno no headphone.

Se tudo der errado e seu vocalista ainda estiver com decréscimo de performance em estúdio, você pode recorrer à estratégia de gravar o vocal várias vezes, mesclando as melhores performances durante a mixagem. Assim, você ajuda o artista vocal a cantar afinado, sem qualquer ofensa ou gritos de raiva. Melhor perder algum tempo gravando mais de uma vez do que perder o cliente.

Monitoração é a Chave para Cantar Afinado

mulher cantando normal studioA solução para isso se resume em apenas uma palavra: “monitoração”. Quanto melhor o vocalista puder ouvir a sua própria voz, mais chances ele terá de cantar afinado. Uma técnica interessante é usar os headphones, controlando o volume do retorno para o vocal a fim de influenciar a intensidade da voz do cantor. Por exemplo:

Cantando Desafinado – Cenário 01

mulher gritando microfone studioQuando o cantor (a) está ouvindo muito os instrumentos e pouco a sua própria voz, ocorre o problema de afinação, pois ele não pode ouvir a sua própria voz, além de gritar ao cantar.

Em tempo real, aumente o retorno da voz para o cantor, assim ele poderá ouvir mais a sua própria voz e tenderá a cantar mais fraco.

Cantando Desafinado – Cenário 02

mulher cantando suave studio

Por outro lado, se o cantor(a) estiver ouvindo muito a sua voz e pouco os instrumentos do arranjo, a tendência é ter um vocal muito fraco, sem vida, cheio de desafinações.

Também em tempo real, reduza o retorno do vocal; ele não ouvirá direito a sua própria voz, forçando que ele cante mais forte.

Usando esses dois cenários acima, podemos entender que existe um ponto exato de intensidade vocal que permite cantar mais afinado. Outro fator importante é identificar a tessitura vocal do artista. A tessitura é como o tamanho da voz de um vocalista, o quão baixo e o quão alto ele pode cantar.

Veja que em música, baixo e alto está relacionado à escala de notas musicais que estão sendo reproduzidas, sendo baixas as notas mais graves e altas as mais agudas. Podemos medir uma voz pedindo para o vocalista acompanhar o tom das notas em um piano. Assim você vai saber se ele tem uma tessitura de 1ª oitava, 1ª oitava e meia, 2ª oitavas.

Também existem os tipos vocais que são:

Soprano – que são as vozes mais agudas femininas;

Mezzo soprano – que são as vozes que atingem notas médias femininas;

Contralto – que são as vozes graves femininas;

Tenor – vozes agudas masculinas;

Barítonos – vozes médias masculinas;

Baixos – vozes graves masculinas.

Saber seu tipo vocal e sua tessitura pode ajudar o vocalista a se posicionar melhor, priorizando certos tipos de músicas e evitando outros. Cada voz deve ser colocada em seu devido lugar. Imagine um Barítono tentando cantar igual a um Soprano!? Não vai dar bom.

Cantar Afinado Ouvindo a Sua Própria Voz

mulher cantando microfone vintage

Muitos cantores não se sentem muito à vontade com os headphones, além de pesados, não deixam ouvir a sua própria voz. Uma boa solução para esses casos é colocar o headphone cobrindo apenas uma das orelhas, deixando a outra ouvindo o som real do ambiente, sem mixagem. Isso ajuda a aumentar a intimidade com a própria voz, uma vez que os cantores estão acostumados a cantar com o retorno natural do ambiente.

Nos shows ao vivo, é comum o uso de um ponto eletrônico de ouvido sem fio ou mesmo um fone de ouvido de retorno. Esses pequenos fones de ouvido são capazes de concentrar o foco da audição em seu retorno vocal, eliminando a confusão causada pelo barulho dos outros instrumentos e até mesmo do próprio público.

Como você pode perceber, cantar afinado tem muito a ver com conhecer suas características vocais, respeitar os limites da tessitura vocal e principalmente: ouvir a própria voz com naturalidade, mesmo nos ambientes mais diversos.

Seguindo essas dicas, provavelmente suas gravações de vocais resultarão em verdadeiras obras de arte da afinação, agradando até mesmo os mais afinados como o RC.

E você, vai seguir essas dicas sobre como cantar afinado?

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!