microfone estudio

Gravar a voz é muitas vezes um desafio para nós produtores de Home Studio. As gravações ficam sem presença e dinâmica, produzindo um resultado sem vida. Vamos conferir cinco dicas incríveis que vão ajudar você a gravar vocais no estúdio. Confira...

1. Use um Filtro Anti-pop

Se você estiver gravando vocais sem um filtro pop na frente do microfone, provavelmente sofrerá com os pops produzidos pelo sopro do vocalista. Evite isso usando um filtro anti-pop. Se você não tem um filtro desses, aqui no HSF tem um tutorial sobre como fazer um filtro anti-pop.

2. Confira a acústica

Confira a acústica da sala onde os vocais estão sendo gravados, não pode haver reverberações. Exagerando um pouco, se você gravasse seus vocais no banheiro, conseguiria um efeito de reverberação semelhante às gravações dos Beatles dos anos 60. Para ser moderado: use um quarto que tenha móveis, tapetes e cortinas para abafar as reflexões das paredes.

3. Filtre as frequências mais baixas.

É muito comum em estúdios caseiros a presença de ruídos externos que acabam aparecendo nas gravações dos vocais. Os ruídos mais comuns são carros passando na rua, pessoas conversando. Alguns destes ruídos podem ser evitados através da filtragem de frequências abaixo dos 100Hz.

4. Use um compressor.

O vocal pode ser um instrumento muito dinâmico em comparação com os outros dentro da mixagem. Quando você gravar os vocais, pode ser bastante complicado encontrar o nível correto para eles dentro da mixagem. Por isso usamos compressores ou maximizadores (saiba mais no Curso de Home Studio Online) para fixar esses níveis dos vocais e manter o controle da mixagem.

5. Experimente usar o Delay no lugar do Reverb.

O Reverb tem sido o efeito preferido para os vocais na música pop. Assim, muitas pessoas tendem a usar demais esse efeito, e como resultado, esses vocais acabam soando maçantes. Tente usar o Delay. Ele vai dar a voz espaço e profundidade, mas também vai mantê-la presente e aberta. Um som que é muito comum na música pop moderna.

Usar estas dicas vai ajudar a melhorar o som dos seus vocais e tornar suas mixagens mais fáceis.

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados