5 Dicas para Gravar Voz no EstúdioGravar a voz é muitas vezes um desafio para nós produtores de Home Studio. As gravações ficam sem presença e dinâmica, produzindo um resultado sem vida. Vamos conferir cinco dicas incríveis que vão ajudar você a gravar vocais no estúdio. Confira...

1. Use um Filtro Anti-pop

mulher cantando filtro anti popSe você estiver gravando vocais sem um filtro pop na frente do microfone, provavelmente sofrerá com os pops produzidos pelo sopro do vocalista. Evite isso usando um filtro anti-pop. Se você não tem um filtro desses, aqui no HSF tem um tutorial sobre como fazer um filtro anti-pop.

Um vocalista treinado, que compreende como a captação de áudio pode ser afetada por ruidos bobos, pode evitar muitos problemas. Uma dinâmica equilibrada é o que podemos esperar dos vocais mais experiêntes em gravações de estúdio.

Assim como um guitarrista de estúdio, quando está em uma sessão de gravação, precisa ser meticuloso ao digitar seus solos no instrumento, o vocalista também deve moderar as variações de pressão e expressão em seus vocais. Bons vocalistas produzem boas gravações. 

2. Confira a Acústica

ouvindo acusticaConfira a acústica da sala onde os vocais estão sendo gravados, não pode haver reverberações. Exagerando um pouco, se você gravasse seus vocais no banheiro, conseguiria um efeito de reverberação semelhante às gravações dos Beatles dos anos 60. Para ser moderado: use um quarto que tenha móveis, tapetes e cortinas para abafar as reflexões das paredes. 

Vou falar mais sobre acústica aqui no blog, mas precisamos lembrar de que existem diferenças importantes entre um "isolamento acústico" e o "tratamento acústico". Ambas técnicas, apesar de permitirem sua combinação, produzem resultados distintos e servem para finalidades específicas. 

Um Home Studio não precisa, em grande parte, de um isolamento acústico. Por outro lado, um tratamento acústico mínimo é necessário. Uma sala com pouca reverberação pode proteger a integridade das ondas sonoras, evitando o cancelamento de fase, tão nocivo às suas gravações de vocais.  

3. Filtre as Frequências Mais Baixas.

filtro low pass graficoÉ muito comum em estúdios caseiros a presença de ruídos externos que acabam aparecendo nas gravações dos vocais. Os ruídos mais comuns são carros passando na rua, pessoas conversando.

Algo que é pouco intuitivo é sobre a influência das frequências abaixo dos 100Hz. Se você tem ondas sonoras tão grandes, provavelmente o seu equipamento vai sofrer para representá-las. Isso pode impedir que o bumbo da bateria soe com o soco que deveria. 

Apesar da redução de ruídos atacar frequências mais altas, esse filtro de passagem baixa ainda é uma boa forma de cancelar os estouros nos vocais.  

4. Use um Compressor.

compressor vst oldstyleO vocal pode ser um instrumento muito dinâmico em comparação com os outros dentro da mixagem. Quando você gravar os vocais, pode ser bastante complicado encontrar o nível correto para eles dentro da mixagem. Por isso, usamos compressores ou maximizadores para fixar esses níveis dos vocais e manter o controle da mixagem.

Como eu citei anteriormente, um vocalista educado, pode ajudar a resolver muitos problemas, até mesmo reduzir as possíveis saturações durante os picos dinâmicos nas partes mais altas de uma música. 

Contudo, como nem tudo é perfeito, temos que recorrer a ajuda do nosso amigo Compressor de Áudio com limitador dinâmico. Esse tipo de equipamento é quase como um domador de cavalos, que doma os vocais para que eles caminhem graciosamente através da mixagem. Essa figura de linguagem é basicamente o que podemos esperar de um compressor de áudio quando está trabalhando sobre uma pista de vocal. 

5. Experimente usar o Delay no lugar do Reverb.

delay plugin vocaisO Reverb tem sido o efeito preferido para os vocais na música pop. Assim, muitas pessoas tendem a usar demais esse efeito, e como resultado, esses vocais acabam soando maçantes.

Tente usar o Delay. Ele vai dar a voz espaço e profundidade, mas também vai mantê-la presente e aberta. Um som que é muito comum na música pop moderna.

Você também pode usar uma combinação moderada de reverb + delay, que resulta em uma textura bastante atraente e pode ser aplicada em uma grande variedade de estilos musicais. 

Ao usar esses efeitos em sua mixagem, lembre-se de não exagerar em sua aplicação, nem para muito e nem para pouco efeito. 

Usar estas dicas vai ajudar a melhorar o som dos seus vocais e tornar suas mixagens mais fáceis.

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.