Filtro Anti-pop – Como fazer o seu próprio filtro anti-pop!

Como fazer o seu próprio filtro anti-pop

Filtro Anti-pop é o que você procura? Então não precisa procurar mais, porque agora nós vamos aprender como fazer o seu próprio filtro anti-pop, gastando pouco e aproveitando alguns materiais que você tem em casa. Vamos lá?

Um dos grandes problemas quando se está gravando a voz é a sobrecarga causada pelo som das palavras que contenham B e P que pode até saturar a gravação. Outro problema são os sons sibilantes, causados por palavras que contenham S e Ch. Esse efeitos são geralmente corrigidos pelo posicionamento de um filtro ou tela anti-pop. Assim o som sai da sua voz, atravessa a tela e chega ao microfone com uma carga uniforme.

Esse filtro anti-pop é nada mais do que uma tela de nylon bem fina sustentada por uma haste de metal a alguns centímetros de distância na frente do microfone de gravação.

Nada pode estragar mais uma gravação vocal do que esses efeitos nocivos das sibilâncias e dos pops. Um som que não seja tratado de alguma forma para evitar esses efeitos poderá ser fatalmente rotulado como amador. Claro, os softwares editores de áudio possuem equalizadores de multibandas, permitindo que você faça uma correção desse problema quando ocorre de forma mais amena. Porém, em alguns casos o efeito é tão forte que causa um excesso de pressão e o volume vai às alturas. Desse modo o equipamento fica sobrecarregado e explode em saturação. O filtro ficando entre a sua boca e o microfone dá a chance dos S, B e P, se dissiparem. Assim você pode gravar a voz no seu estúdio sem problemas.

Sabemos que um filtro anti-pop pode ser encontrado em qualquer loja de instrumentos musicais, por um preço que varia entre R$ 100 – 200.

Se você não está a fim de comprar o filtro, então esse artigo vai ajudar você a poupar esse dinheiro, ensinando como você pode usar suas habilidades criativas para construir o seu próprio filtro anti-pop e melhorar o áudio do seu estúdio de gravações.

Vamos a uma lista de materiais necessários para esse projeto:

  • 1 aro para bordados ( você não vai bordar seu equipamento, mas ele é do tamanho ideal)
  • 1 pedaço de meia-calça de nylon nova
  • 60 centímetros do arame grosso ( para você fazer a haste metálica)
  • 60 centímetros de tubo elétrico flexível partido
  • 2 abraçadeiras do tipo Zip Tier
  • 1 abraçadeira de construção
  • Opcional: 1 pinça elétrica

Ao escolher as peças para o seu filtro anti-pop, certifique-se de adquirir um aro de bordar de plástico, porque eles são mais duráveis e dão mais espaço para ajustar a tela. A meia-calça precisa ser do tipo que vá até a coxa, porque tem mais material para trabalhar. Nem precisa comprar um “Push Up Body” do Dr. Rey para fazer isso, basta comprar a meia-calça mais genérica que encontrar. Escolha uma meia-calça preta, fica muito parecida com as da indústria.

Quando você está fazendo a tela, a primeira coisa é cortar a parte de cima da meia-calça, ao nível da coxa, deixando as duas pernas separadas. Pegue uma perna e corte uma linha a partir da coxa até o pé. No dedo do pé, corte a extremidade do dedo deixando parecido com uma longa folha retangular.

Depois de separar o aro em duas partes (lembre-se que se abre para colocar o pano a ser bordado) dobre a meia-calça e coloque sobre o aro interior. Depois venha com o aro exterior e encaixe sobre o outro, deixando o nylon bastante esticado. Alinhe tudo sem deixar a tela enrugar. Então aperte o parafuso do aro até tudo estar bem preso. Você vai terminar com algumas pontas da meia nos lados do aro.

Apare as pontas que sobraram de modo que não haja qualquer excesso saindo pelos lados. Neste ponto você já tem uma tela pronta para bloquear os pops. Claro que você ainda precisa arranjar um jeito de prendê-la na frente do seu microfone, porque ficar segurando com uma das mãos pode ser muito cansativo.

Você precisa confeccionar uma haste que seja flexível, resistente ao peso da tela e que possa ser presa no pedestal do microfone e na tela. Tudo muito firme, sem escorregar.

Para realizar o fabrico da haste, você deve utilizar um arame grosso ou um fio elétrico de bitola 10, que tenha a flexibilidade e a estabilidade para suportar o peso da tela, permitindo dobrá-lo e ajustar na posição desejada. Usando um tubo elétrico partido (split flex) você dá um acabamento mais polido a essa haste de sustentação.

Dobre a haste em forma de L para que possa ser posicionada a uma distância confortável do microfone. Vista a haste com o tubo flexível e corte o excelo de tubo.

Prenda a base da haste ao pedestal do microfone utilizando a abraçadeira.

Agora você deve prender a ponta superior da haste ao parafuso do aro, isso pode ser feito entortando a ponta da haste e dando um nó (como se faz em instalações elétricas). Você pode usar um zip tie para fazer isso. Faça como achar melhor.

Pronto, agora você tem o seu próprio filtro anti-pop pronto para o uso. O melhor de tudo é que ele ficou tão bonito quanto o comercial, e lhe custou apenas R$ 20,00.

Como vimos nesse artigo, alguns equipamentos nós mesmos podemos fazer, além de ser muito divertido e econômico.

Você pode adquirir um ferro de solda e produzir seus próprios cabos de áudio, soldá-los direto no circuito da placa de som, e muito mais que a sua imaginação conceber.

O uso do filtro anti-pop é fundamental em microfones a condensador, por seu elevado nível de sensibilidade aos sons sibilantes e aos pops.

Para testar seu filtro, basta gravar com o Sound Forge as seguintes frases: “O peito do pé do padre Pedro é preto” e “Estou simplesmente seguro e sussurrando”.

Um abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.