livro hsf
Seu Primeiro Passo...
Home Studio: O Primeiro Passo para a Liberdade
Junte-se a mais de 18.000 leitores e receba você também, o eBook, com o passo a passo para ajudar você a montar o seu estúdio e gravar áudio de qualidade! (é grátis!)
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

cantora gravando estudio

A preocupação de todos que têm ou pensam em montar um estúdio de gravações em casa é com a qualidade do áudio. Vamos conferir algumas dicas fáceis de aplicar para melhorar o áudio e não ter surpresas na hora da mixagem. Continua...

Essas dicas se aplicam em grande parte ao modelo de estúdio de gravações digital, com um PC como centro de processamento de áudio. Você pode aplicar algumas dessas dicas a outros modelos de estúdio e situações de gravação.

1) Cabos de Qualidade

cabos de audio diversosGrande parte dos problemas encontrados no áudio durante uma mixagem é causada por cabos partidos. É comum no estúdio os cabos ficarem soltos pelo piso, então as cadeiras giratórias com suas rodinhas, passam por cima dos cabos, isso causa a ruptura do cabo, o que pode deixar o circuito aberto. Um cabo partido pode sofrer interferências de RF das proximidades, contaminando o áudio com o sinal de uma emissora de rádio da sua cidade.

Você precisa ser meio que técnico em eletrônica, pelo menos deve ter alguma habilidade com o uso do ferro de solda e um bom multímetro, isso pode ajudar você a salvar metros de cabos e algum dinheiro pela reciclagem.

Imagine que você vai gravar a voz no estúdio usando um cabo quebrado? Não funciona mesmo. 

2) Posicionamento do Microfone

mulher cantando microfone studio xadrezNa aula sobre acústica, mostramos como preparar as paredes do estúdio para evitar as reflexões das ondas sonoras nas paredes e os consequentes cancelamentos de fase. Se você está microfonando um instrumento, a regra de base é verificar de onde o som desse instrumento está partindo. Outro fator é como o som da sala interage com o instrumento. Coloque o microfone posicionando entre esses fatores e obtenha o som que deseja. Em caso de vocais, o tipo de microfone pode influenciar e muito na qualidade da voz e em suas características acústicas. Experimente posicionar o microfone a um palmo de distância da sua boca, isso com um filtro anti-pop no meio. Essa é uma das formas de melhorar o seu microfone sem ter que trocá-lo.

3) Ar Condicionado

arcondicionado split mulherO Ar Condicionado é o grande vilão e o grande mocinho do estúdio. Como viver sem ele nessa país quente que é o Brasil? Prefira os modernos Split, aqueles em que a parte barulhenta fica em um módulo externo. Você não merece uma gravação com um monte de ruídos de fundo, só para não suar a camisa. Outra coisa que vai agradecer muito são os equipamentos do estúdio. O desempenho do seu computador para gravações vai melhorar também. 

4) Grave em 24bits

gravando audio em computadorQuando for possível, grave em 24bits. Você pode gravar coisas incríveis em 16bits, mas se você quer mais dinâmica em sua gravação, vai precisar representar seu áudio com maior largura de banda. Os fitões antigos possuíam largura de banda semelhante, então você vai estar mais próximo da nostalgia dos estúdios analógicos, mas com o controle de um estúdio digital. Poderá melhorar a acústica do estúdio via software, por exemplo. 

5) Aterramento

aterramento eletrico vegetacaoPara o final, deixei a dica mais interessante: o aterramento. Sim, você precisa estar no planeta Terra para fazer isso, mas vai ser muito bom para a vida do seu computador e de tudo o que você estiver ligando junto com ele. Consiga um eletricista e peça para ele fazer um aterramento decente no seu sistema elétrico. Removi vários ruídos elétricos apenas aplicando essa dica. Ruídos de 60Hz, esqueça; eles vão sumir aterramento abaixo. É como um buraco negro para ruídos e seu computador agradece, nem vai dar mais aqueles choques quando você estiver fuçando lá atrás em seus cabos.

Espero que possa aplicar algumas dessas dicas ao seu Home Studio.

Forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados