microfone para estúdioAntes de comprar outro microfone para estúdio, vamos conhecer duas técnicas super interessantes que vão fazer você repensar essa decisão e que podem até salvar os seus microfones de estúdio do descarte. Essas dicas servem para todos que possuem microfones e desejam conseguir o melhor som possível em suas gravações. Confira!

A maioria dos Home Studios trabalha com um orçamento limitado, isso se reflete na qualidade e na quantidade de equipamentos de estúdio. Normalmente você terá apenas um único microfone para estúdio, talvez seja um bom microfone condensador com um grande diafragma, mas esse será o seu microfone principal.

Nesse ponto você está cansado do som que o seu microfone para estúdio está produzindo, deseja fortemente comprar um novo microfone para mudar a imagem das suas gravações. Para muitos a resposta é simplesmente pegar o cartão de crédito e comprar um Neumann de 5 mil dólares e está tudo resolvido. Porém, existe outra solução bastante interessante e que pode salvar o seu microfone para estúdio do esquecimento.

Melhorando o seu Microfone Através da Distância

mulher cantando microfone laranjaEssa é uma dica que pode parecer simples demais, mas a verdade é que pouca gente se dá conta de que os microfones para estúdio funcionam de formas diferentes de acordo com a distância em relação à fonte sonora. Esse efeito da distância é um dos fatores que mais alteram o resultado final durante as suas gravações. Por exemplo: quanto mais próximo o microfone estiver do bumbo, mais atacado será o som da batida.

Por outro lado, deixando o microfone um pouco mais distante, o som será mais profundo e encorpado. Outro exemplo: Ao posicionar o microfone muito próximo do violão de aço, você obtém um som forte (metalizado), que pode ser ótimo para certo tipo de música. Movendo o microfone uns três palmos mais distante, você terá um som mais envolvente e natural, incorporando a reverberação natural da sala de gravação.

Se você observar esse efeito, perceberá que alterar a posição do microfone para frente e para trás pode mudar o tom radicalmente, além atribuir novas características e dinâmicas a sua gravação. Como usar isso em meu Home Studio? Quando você estiver configurando um microfone de estúdio a fim de gravar algo, sempre experimente diferentes posicionamentos de microfone, principalmente alternando as distâncias a partir da fonte sonora. Vale muito a pena usar essa técnica, mesmo em Home Studios que não possuam tratamento acústico adequado.

Melhorando o seu Microfone Através do Ângulo

homem gravando cubo guitarraVamos deixar a técnica da distância em segundo plano para falarmos sobre os efeitos do ângulo do microfone em relação ao eixo da fonte sonora. Você pode mudar as características do seu microfone apenas mudando o ângulo de captação. Um bom exemplo disso é quando estamos microfonando um cubo para guitarra.

Se colocarmos o microfone de frente para a grelha do cubo, teremos um som provavelmente brilhante e claro, mas se alterarmos o ângulo um pouco para esquerda ou direita uns 45 graus, teremos outro som bastante distinto; mais melodioso e de tonalidade envolvente. Vale a pena conferir por você mesmo.

Esse fenômeno é definido como "dentro ou fora do eixo". Ao microfonar uma batería acústica, o que é bastante complicado, usar diferentes ângulos de captação em cada uma das peças, pode mudar completamente o som do instrumento, para melhor ou pior.

Se você está tendo problemas com as sibilâncias dos vocais, provavelmente essa técnica de alteração do eixo do microfone vai ajudar a reduzir esse problema. Até mesmo o violão pode soar mais encorpado ou mais brilhante, dependendo do ângulo do microfone.

Extraindo o Melhor dos seus Microfones para Estúdio

microfone vintage ceuEssas duas técnicas podem ajudar muito, nas mais diversas situações. A grande sacada dessas técnicas é a possibilidade de conseguir extrair o máximo de tudo aquilo que você já tem em seu estúdio antes de tentar mover para outro equipamento ou microfone para estúdio.

São técnicas simples, mas que provam que pequenos ajustes e alterações podem mudar completamente o resultado final de uma gravação.

E você, ainda está pensando em trocar o seu microfone para estúdio?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.