Tratamento Acústico para Casas com Muito Eco

Estivemos falando sobre as duas formas de fazer a acústica para home studio, sobre o isolamento acústico das paredes, além de como melhorar a acústica do seu Home Studio. Agora, vamos falar sobre as casas com características acústicas extremamente desfavoráveis e como podemos resolver esse tipo de problema. Descubra isso!

Não há nada pior para destruir qualquer possibilidade de produzir áudio de qualidade do que uma sala de monitoração/gravação com a acústica desfavorável. Ao gravar um vocal em uma sala cheia de reverberações, você está sujeito a corrupção das ondas sonoras, enquanto que ao monitorar, você estará ouvindo um som totalmente deformado e modificado pela geometria da sala, com ondas sonoras refletindo em diferentes direções e com diferentes tempos de resposta. Isso pode configurar uma verdadeira bagunça auditiva, criando um ambiente totalmente impossível para qualquer tipo de produção, seja musical ou de qualquer outro tipo. homem usando um mixer noite

Outro dia, estive experimentando uma casa, muito grande e bonita, mas que apesar de linda, a sua acústica não era das melhores. Essa era uma casa com paredes texturizadas, com laje rígida, e com o piso em porcelanato. 

Esse é o ambiente perfeito para se obter ondas sonoras refletindo, porque o porcelanato ajuda o som a reverberar com muita força, principalmente com esses pisos super lisos que você encontra nos dias de hoje. 

Se não fosse por isso, as paredes estando muito próximas umas das outras contribuem ainda mais para que essas reverberações se produzam e o teto, que normalmente é uma laje, brinca de ping pong com o piso, onde as bolas são as ondas sonoras do seu vocal. Só não sabemos ao certo quem ganha essas partidas, mas temos certeza de quem perde: nós.

Num ambiente tão hostil para as ondas sonoras, o que podemos fazer para resolver essa questão, pelo menos para que reduza ao mínimo essas reverberações ao ponto de que elas não nos incomodem, ou seja, que esteja dentro dos padrões aceitáveis para um home studio? 

A solução, assim como sempre defendemos aqui no Home Studio Fans é bastante simples e elegante, além de ser relativamente fácil e barata de implementar. Mas antes, vamos entender melhor o porquê dessas reverberações serem tão nocivas para a gravação e a monitoração dentro de um home studio.

A Reverberação Corrompe as Ondas Sonoras

Imagine que minha esposa estava na cozinha e eu numa sala ao lado, mesmo assim estava muito difícil de mantermos uma comunicação coerente. É incrível como algumas construções podem ter a acústica tão desfavorável. A distância não passava de 5 metros, mas estava praticamente impossível definir as palavras, que mais pareciam com um barulho completamente ininteligível. Em um ambiente assim, você até compreende que a pessoa está tentando se comunicar com você, mas as ondas sonoras chegam tão deformadas e com um tom de fundo tão misturado, que o contraste, entre as notas harmônicas que surgem durante as divisões silábicas, fica completamente comprometido. ondas sonoras propagando na agua roxa

Mesmo sendo um falante nativo da língua, você vai acreditar que a pessoa que está tentando se comunicar com você é alguém vindo de algum país asiático, daqueles com a língua pouco conhecida e de nome exótico. 

Sendo assim, por que acontece esse fenômeno acústico que tanto incomoda quem está tentando se comunicar dentro de uma casa com poucos móveis e pisos reluzentes?

O que ocorria na “casa da confusão” era o efeito "cancelamento de fase", onde as ondas sonoras sendo refletidas de volta, cancelam parte das originais, por serem de mesma frequência. Esse efeito destrói os sons das palavras, deixando tudo vazio. Outro problema é o excesso de reverberações, que junto com o problema do cancelamento de fase, contribui para deformar ainda mais o som. 

Cada onda sonora que reflete de volta tem uma forma semelhante à onda de origem, então essas entram em estado de ressonância, por serem idênticas, e isso faz com que elas percam energia muito rápido. Como a voz ou qualquer outro instrumento não é feito de apenas uma frequência e sim de várias frequências paralelas, ocorre que algumas dessas frequências são completamente perdidas, enquanto outras permanecem intactas naquele momento, até que uma onda semelhante à essa última frequência também a cancele. 

Desse modo, é como se você visse várias fitas paralelas sobrepostas, uma sobre a outra, com furos em cada uma delas. Às vezes você não escuta a frequência de uma onda, mas escuta a da outra, ao passo que umas dezenas de outras frequências também estão lá, falhando a todo momento. Isso causa bastante confusão e, no mínimo, é um tanto desconfortável ouvir esse som todo furado (literalmente). 

Acústica para Estúdios de Gravação Domésticos

São muitos os casos de home studios que se mostram inoperáveis por causa desse problema da acústica doméstica. A possível solução para esse problema acústico é usar painéis de Sonex (espuma acústica) em posições estratégicas dentro de cada uma das salas.

tela monitor teclado musical home studoSempre que temos uma casa ou apartamento com problemas de acústica e não estamos a fim de investir em Sonex, podemos tentar migrar o equipamento de gravação para um quarto. 

O quarto pode parecer um local bastante reservado para se montar um home studio, mas ele ajuda a resolver esse problema das reverberações, porque lá você tem uma quantidade de camas e móveis que são, em parte, absorvedores de ondas sonoras.

Assim, as ondas sonoras chegam até a espuma da sua cama, tem sua energia totalmente dissipada pela trama dos tecidos e acabam não conseguindo voltar. Se as ondas não voltam, não temos mais qualquer reverberação, o que deixa o som bem mais seco. As camas ajudam e muito a melhorar o ambiente acústico da sala, tornando tudo muito mais controlável. 

Você pode colocar colchões nos cantos da sua sala e eles vão servir como painéis absorvedores para resolver grande parte dos problemas acústicos da sua sala. No piso, você pode usar carpete, de preferência felpudo, para que, da mesma forma, a onda chegue até ele e não consiga mais escapar. O teto pode ou não interferir na acústica. Então você vai precisar ficar de olho na resposta da sua sala às diferentes tipos de ondas sonoras. 

Você pode saber como testar a resposta acústica da sua sala no artigo: Testando os Monitores de Áudio do Home Studio

Se você quiser ficar realmente muito bom em acústica, recomendo que você estude bastante sobre os fenômenos acústicos possíveis que podem ocorrer em salas pequenas.  Assim, você vai conseguir organizar melhor o seu ambiente para eliminar ao máximo a possibilidade dessas reverberações corromperem o seu áudio de alguma maneira.

Resolvendo o Problema de Comunicação na Casa

Resolvemos o problema da acústica ruim na casa da confusão, apenas aplicando, pelo menos, um conjunto de painéis decorativos acústicos em cada um dos ambientes da casa. As visitas chegam e se perguntam o porquê desses quadros de espuma com formato de hexágono.tratamento acustico sala moderna

Isso é bastante curioso, porque fica um quadro com uma textura e formato bem diferente do que as pessoas estão acostumadas. Afinal, esperamos encontrar quadros nas paredes, não placas absorvedoras acústicas. Talvez seja por isso que as pessoas acabem acreditando que as caixas de ovos possam ajudar com a acústica da sala.

Contudo,  posso afirmar que não há nada melhor do que espumas acústicas, posicionadas em locais específicos de uma sala, para conter esse tipo de problema acústico. 

Enfim, é melhor ter uma decoração exótica do que ter problemas de comunicação com a esposa. 

Concorda?

Um abraço! 

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.