Quais Instrumentos Comprar para o Home Studio

Se você está pensando em comprar instrumentos musicais para colocar em seu Home Studio, você provavelmente tem uma dúvida sobre quais são os instrumentos mais importantes e como vai usá-los ao longo do seu processo de produção. Vamos descobrir como configurar o seu estúdio de gravação para usar menos instrumentos musicais reais e mais instrumentos musicais virtuais. Continua…

Muito tempo atrás, quando eu fui montar o meu Home Studio, tive a mesma mentalidade que a maioria dos iniciantes em produção musical possuem: uma ideia clara de que eu tinha que comprar todos os instrumentos musicais possíveis.

Quem nunca pensou em comprar uma bela guitarra, um violão decente e até mesmo, quem sabe, uma bateria acústica? Pois é, eu pensava assim. E digo mais: enquanto eu pensei dessa maneira, meu Home Studio não evoluiu muito.

Sabe, quando você coloca na cabeça um objetivo e fica buscando isso até conseguir?

Sim! Eu perdi muito tempo tentando comprar equipamentos caros para o meu Home Studio.

Claro, quando você tem centenas de milhares de Reais para investir, você acaba descobrindo as coisas muito cedo. Esse não foi o meu caso. Eu só descobri que comprar instrumentos musicais para o Home Studio não era o caminho certo a seguir, após comprar meu segundo teclado musical.

Naquela época, eu achava que o meu inimigo nº1 era o meu antigo teclado, porque ele não possuía timbres muito bons. Eu usava os timbres do teclado para produzir os arranjos musicais, porque eu não tinha todos os instrumentos musicais. Então, comprei o segundo teclado musical e apesar dos timbres serem melhores, estavam muito longe de ser comercialmente viáveis. Pude perceber que, com aqueles timbres medíocres, o meu Home Studio teria um som amador.

Nem preciso dizer que foi um período frustrante para mim, me senti muito impotente e limitado por tudo isso.

Eu tinha uma guitarra, mas a pedaleira não oferecia os timbres dos guitarrista profissionais, assim, a minha guitarra sempre soava medíocre. Claro, quando você tem instrumentos musicais baratos ou medianos, você também tem um timbre barato ou mediano. Nessa indústria, você recebe na proporção do que você investe.

Um instrumento musical com preço acessível é destinado a músicos iniciantes, que estão buscando um instrumento musical para desenvolver as suas técnicas. Por exemplo: meu primeiro violão, de 1996, era baratinho, com algumas imperfeições, mas serviu para me ajudar a aprender a tocar violão. Depois que eu dominei o instrumento, percebi que o som do meu violão barato não era bom o bastante para participar das minhas gravações. Então, em 2001 comprei um violão Crafter, cordas de aço, profissional.

O violão era o meu instrumento, assim fazia sentido investir uns Dólares a mais nesse instrumento. É um violão ótimo para fazer bases, possui um timbre perfeito, extremamente afinado. Hoje, após quase 20 anos, esse violão está soando ainda mais sensacional.

Desse modo, meu violão de base era top; meu teclado, como módulo de timbres, era apenas um bom controlador MIDI; a guitarra pecava por sua pedaleira básica; o contrabaixo era bom (baixos são fáceis de acertar). Mas cadê o violão de nylon para fazer solos? O resultado dessa sopa toda era um monte de timbres ruins, misturados a timbres de qualidade.

A compra de instrumentos musicais para Home Studio é como um fio longo que, você puxa e puxa, e depois descobre que é quase infinito.

Com o tempo, foram surgindo novas tecnologias, computadores mais potentes, até que comecei a usar instrumentos virtuais VSTi, samples e SF2. A qualidade do meu Home Studio saltou da noite para o dia, porque a partir daí, eu tive a possibilidade de ter praticamente todos os instrumentos musicais que eu sempre sonhei, todos virtualizados, controlados pelo meu teclado musical que se tornou um mero controlador MIDI.

Quais Instrumentos Musicais um Home Studio Realmente Necessita

home studio ambiente headphone interface de audioQuando pensamos em produzir arranjos musicais com alta qualidade, sempre devemos nos preocupar com o tipo de ingredientes que vamos colocar na sopa da mixagem. Se você tem o melhor peixe, a melhor batatinha, a melhor cenoura, não vai querer estragar o prato usando uma cebola podre, vai?

O mesmo se aplica a instrumentos para Home Studio. Dificilmente um estúdio de gravação, que esteja começando, tem orçamento suficiente para comprar instrumentos musicais de qualidade. Se você for comprar tudo o que precisa, com a qualidade mínima, vai ter que investir o valor de um carro popular no Home Studio. Não, essa não é a mensagem do Home Studio Fans, aqui nós sempre queremos que você tenha seu estúdio de gravação particular, sem investir muito dinheiro. Melhor ainda: se possível, usando equipamentos que você já tem em casa!

Eu recomendo que você utilize apenas um teclado controlador MIDI, assim, você pode usá-lo para controlar os instrumentos virtuais VSTi, bem como disparar os samples, e ainda, criar seus primeiros arranjos musicais via software sequenciador MIDI.

Qualquer instrumento físico que for introduzido em sua gravação, sendo esse de baixa qualidade ou mal executado, pode comprometer a qualidade da sua mixagem. É como colocar um ingrediente “podre” em uma sopa.

Durante o Curso de Home Studio Online, eu mostro como você pode usar os instrumentos virtuais no ambiente do Cakewalk By BandLab. São mais de 10 horas de aulas sobre produção musical, nesse poderoso software gratuito.

Instrumentos Virtuais e Reais

instrumento virtual ilya efimov nylon guitar kontaktComo vimos, comprar instrumentos musicais de qualidade não é uma tarefa nada fácil. Talvez você queira comprar apenas um violão e uma guitarra de verdade. O resto do orçamento, invista em software plug-ins VST e VSTi. Os instrumentos virtuais são mesmo o caminho para quem quer montar um estúdio de gravação de qualidade, sem quebrar o porquinho.

Hoje, eu coleciono VSTis diversos e tenho uma profunda preferência por aqueles que possuem muitos gigabytes de samples. No mundo do VSTi, quanto maior o banco de amostras de sons, mais preciso será o instrumento e maior será a qualidade dos timbres.

Normalmente, você tem um plug-in VSTi para cada instrumento. Ou seja, você pode colocar vários instrumentos virtuais de qualidade para serem executados juntos, um em cada pista do seu console de mixagem virtual.

Claro, muitos produtores vão querer usar esses instrumentos virtuais junto com os reais, mas a minha recomendação pessoal é que você comece a sua carreira se aproveitando da estabilidade dos VSTis, para só depois, partir para instrumentos reais ou um híbrido de ambos.

Com o tempo, você vai aprender até onde um VSTi pode te levar, bem como, a forma correta de juntar o melhor dos dois mundos: real e virtual.

Cuide dos Ingredientes da Sua Mixagem

foco seletivo bife com molho e saladaComo acabamos de ver, um violão barato, sempre produz um timbre não comercial. Isso quer dizer que, se você colocar um timbre ruim em sua gravação, pode estragar tudo. Do mesmo modo, alguns instrumentos virtuais também não têm qualidade para entrar na sua mistura.

Uma boa prática é começar a reunir, em uma espécie de coleção, os melhores plug-ins VSTis, samples, SF2 e etc. No final das contas, essa coleção pessoal é que vai proporcionar um timbre personalizado ao seu estúdio de gravação. Seu som será único, graças a sua capacidade de curar esses recursos, seus timbres e peculiaridades; tudo vai depender muito do seu gosto pessoal.

Contudo, é importante seguir os parâmetros comerciais contidos na Fórmula HSF, assim, as suas produções serão guiadas por um padrão, deixando a sua criatividade e os seus timbres pessoais navegarem por águas tranquilas.

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.