Guitar Rig 5 Pro – Uma Pedaleira Virtual

Guitar Rig 5 Pro é a solução se você pretende extrair o melhor som da sua guitarra, seja para tocar solos arrasadores ou gravar em seu Home Studio. Vamos descobrir como funciona essa pedaleira para guitarra em forma de software, o Guitar Rig 5 Pro. Vamos lá?

Aviso: Este post não é uma propaganda paga sobre o Guitar Rig. Pelo contrário, representa o meu ponto de vista sobre essa ferramenta poderosa e super importante para qualquer Home Studio. Vamos ao post…

Todos os músicos iniciantes têm esse problema em comum: a ilusão de que o som da guitarra é feito pelo instrumento, coisa que não é totalmente verdade. Claro, ter uma guitarra de qualidade ajuda a garantir uma boa afinação, um timbre encorpado e uma boa precisão harmônica; características que são próprias de uma boa guitarra elétrica. O que o guitarrista descobre, com o tempo, é que precisa de um equipamento a mais para poder ouvir a sua guitarra soando como a do Carlos Santana. Se é que isso é possível.

A Pedaleira para Guitarra

guitar rig 5 sm

A guitarra é um instrumento com vários timbres e efeitos, tudo graças a sua companheira inseparável: a pedaleira para guitarra multiefeitos. Pedaleira é o nome do equipamento que pré amplifica o sinal fraco do instrumento e cria uma variedade de efeitos interessantes, produzindo a sonoridade característica de uma guitarra distorcida.

Além de uma pedaleira de efeitos, ainda existe os famosos “cubos amplificadores para guitarra” que tem uma finalidade muito importante: distorcer o timbre da guitarra. O legal dos cubos amplificadores é que você pode gravar essa distorção usando um microfone direto sobre o auto falante e isso abre uma enorme gama de possibilidades. Se você for tocar em uma festinha, apenas um bom cubo basta para dar som à sua guitarra.

Voltando à pedaleira de efeitos… Um grande problema enfrentado pelos músicos iniciantes é a falta de orçamento para comprar uma pedaleira decente. Sim, pois existem várias pedaleiras no mercado, com preços partindo dos R$500,00. Porém, o som de uma pedaleira barata não chega nem perto da qualidade de uma pedaleira profissional. Isso é péssimo e muito frustrante para o músico que tenta imitar seu ídolo.

Por vias normais, usando uma guitarra de qualidade média, com uma pedaleira baratinha, não é possível conseguir um timbre decente para gravar no Home Studio. É impressionante como um timbre ruim é capaz de destruir a qualidade de uma gravação.

Se você quiser começar a entrar nesse jogo e fazer um som que preste, você tem duas opções:

  1. Investir uma boa quantia de dinheiro em uma guitarra profissional, tipo uma Gibson Les Paul mais baratinha, e uma pedaleira como a Zoom G-3N com patches que emulam os timbres das guitarras de Eddie Van Halen, Jimi Hendrix, Jimmy Page, Carlos Santana, Michael Schenker, Brain May, etc.
  2. Usar um plugin do tipo Guitar Rig para emular não só a pedaleira, mas o cubo amplificador e uma série de pedais de efeitos acessórios.

Se você tem uma guitarra que atende aos requisitos mínimos para gravar, então você só precisa resolver o problema da pedaleira para começar a gravar suas guitarras como você sempre sonhou.

Diferente de um plugin VSTi, o Guitar Rig é um plugin processador de áudio em tempo real, com uma variedade enorme de efeitos, amplificadores e cubos, além dos diversos microfones virtuais possíveis para realizar microfonações em múltiplos ângulos. Isso significa que você pode usá-lo ao vivo, com um mínimo de latência no processamento.

O Guitar Rig 5 Pro

O Guitar Rig é um software que emula uma pedaleira para guitarra. Isso quer dizer que você pode ter uma pedaleira dentro do seu computador ou transformar o PC em uma máquina de distorcer sons para usar com a guitarra que você já possui. Essa é sem dúvidas uma opção viável, até mesmo para usar em um estúdio de gravação. Mesmo assim, a qualidade final do timbre dependerá enormemente da qualidade da sua guitarra. guitar rig 5 pro interface efeitos guitarra

Nós estamos falando do Guitar Rig, porque ele é referência nesse tipo de funcionalidade, sendo respeitado e muito utilizado em estúdios do mundo todo.

Se você acha que a sua guitarra não é boa o bastante, recomendo que você parta para um plugin VSTi emulador de guitarra. Eu usei uma guitarra acústica em um arranjo durante o Curso de Home Studio e o resultado foi brilhante.

Como seu sempre gosto de lembrar, nada é completamente bom ou completamente ruim. Com um instrumento virtual, você tem a qualidade da guitarra perfeita, mas perde um pouco da dinâmica que somente um instrumento real pode oferecer. Por outro lado, com o Guitar Rig, você tem acesso aos timbres mais famosos para “vestir” a sua guitarra física. São dois caminhos diferentes, com resultados bem diferentes.

A música “Cry For Me” da Camila Cabello tem uma guitarrinha no arranjo que eu juro que é um VSTi, de tão certinha que ficou.

Se você tem uma guitarra boa, você pode simplesmente ligar a sua guitarra ao PC do Home Studio e, então, usar o Guitar Rig para aplicar os mais variados efeitos de guitarra ao seu instrumento, podendo, inclusive, emular timbres famosos de suas bandas favoritas.guitar rig 5 microfonando guitarras controles

Tudo isso pode ser feito em tempo real, o que significa que não é necessário gravar a guitarra para depois ouvir o resultado. Pelo contrário, você pode fazer inúmeras combinações de efeitos, alterar o estilo de captação, se plugado ou microfonado e ainda, habilitar ou não certos recursos para produzir efeitos diversos.

Novidades do Guitar Rig 5 Pro

  • Possibilidade de criar sons inspiradores para a sua guitarra, baixo e muito mais.
  • Possui 17 amplificadores, 27 cubos, 54 efeitos.
  • Capacidade para modelar timbres com diversos microfones e posicionamentos.
  • Amplificadores para guitarra e baixo modelados com a premiada tecnologia Dynamic Tube Response.

guitar rig 5 pro racks de efeitosCom seu RIG de efeitos o Guitar Rig traz para o seu Home Studio a possibilidade de reunir e combinar séries de racks de efeitos, como: reverbs, chorus, delays, uah-uah, flager, reverb de oitava, tape echo, e muito outros efeitos que não estão disponíveis em apenas uma simples pedaleira. Nesse sentido, o Guitar Rig é imbatível, porque reduz centenas de milhares de dólares em equipamentos a uma coleção cativante de equipamentos, soando como novos, na tela do seu computador.

guitar rig aplificadores e cubos

Enfim, se você não quer comprar uma pedaleira física ou investir pequenas fortunas em racks de efeitos e pedais para guitarra, então experimente essa completa pedaleira virtual para guitarra e surpreenda-se com o som que você será capaz de produzir dentro do seu Home Studio.

Você pode experimentar o Guitar Rig 5 Pro clicando aqui.

Desejo a você, bons riffs!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.