Mais de 8 Mil Maneiras de Ligar a Guitarra no PC

Ligando a Guitarra no PC

Ligar a guitarra no PC pode parecer estranho, mas é o que os grandes músicos estão fazendo para aprimorar ainda mais suas habilidades e ajudar no processo de criação de arranjos musicais mais elaborados. Se você quer que o seu poder de luta passe dos 8 mil, como em Dragon Ball Z, você vai gostar das maneiras de ligar a guitarra no PC que eu compartilho neste post. Descubra como você também pode usar essas ferramentas para se tornar um guitarrista tão poderoso quanto Joe Satriani. Confira!

Ensaiar é Fácil Se você Tem Amigos Músicos

amigos musicos tocando

Um monte de músicos de final de semana depende da boa vontade de seus parceiros de banda para ensaiar. O ensaio ajuda o músico a ganhar habilidade e velocidade, sendo um dos grandes segredos dos melhores do mundo.

Seja o baterista, o baixista, principalmente o guitarrista, todos têm a necessidade de praticar, ousar se aventurar por novos caminhos musicais e para tanto, é necessário tempo. Reunir um monte de músicos nos finais de semana pode ser uma tarefa bastante complicada, porque cada pessoa tem um modo de ocupar seu tempo de folga e nem todos vão querer passar horas acompanhando seus novos riffs de guitarra.

Quando não se tem amigos, a solução é partir para um recurso muito antigo chamado “playback”. Muitos músicos usam uma versão em playback dos seus arranjos preferidos e os acompanha com seu instrumento.

Também existem as pedaleiras de guitarra com metrônomo, assim você pode tocar contando o tempo, o que é ótimo para se tornar um músico mais preciso ritmicamente. Além do ritmo, você pode gravar uma base de um compasso, assim é possível repetir aquele solo que você está dominando, até chegar a perfeição.

Agora que lembramos de alguns métodos para nos ajudar a evoluir nossas habilidades na guitarra, com ou sem amigos, podemos ver quais são os métodos possível usando um computador no Home Studio.

Tranforme o Seu PC em Uma Banda Musical

teclado midi monitor

Se você não tem um teclado MIDI ou uma pedaleira com acompanhamento, uma boa solução para esse problema pode ser ligar a sua guitarra no PC. Desse modo, você pode abrir um mundo de possibilidades musicais indescritíveis.

Usando um software como o Cakewalk by BandLab, você pode gravar uma linha de bateria para marcar o ritmo da sua música. Pode, também, inserir um compasso com um estilo musical no software e ordenar que este seja replicado várias vezes. Sem contar as diversas linhas adicionais que você gravar, como baixo, piano, câmara de strings.

Se você está cansado do som “zoado” da bateria do seu amigo, pode trocar isso por um instrumento virtual VSTi de alta qualidade, inclusive usar timbres de instrumentos famosos como o Native Instruments Abbey Road 60s Drummer, sampleados com os microfones e instrumentos que foram usados para produzir algumas músicas dos Beatles. Imagine, você estava tocando com uma bateria desafinada, agora pode ter uma acompanhamento temático super inspirador. Isso é mesmo de outro nível!

O Que Você Precisa para Ligar a Guitarra no PC

cabo usb guitarra link

Tecnicamente, você precisa de um componente chave no Home Studio: uma Interface de Audio USB. Essa interface contém entradas que lhe permitem a ligação de uma guitarra, usando o tradicional pino P10 que você já conhece. Isso vai funcionar como um adaptador para digitalizar o sinal do seu violão ou guitarra.

Algumas interfaces permite que você ligue um instrumento e um microfone, gravando em dois canais distintos. Isso pode ser útil se você pretende aproveitar a sua configuração para fazer projetos em voz e violão, ou quer aproveitar o canal extra para gravar mais de um instrumento ao mesmo tempo.

Caso você não tenha esse tipo de dispositivo em seu Home Studio, pode usar um Guitar Link, que é um cabo com um plug p10 em uma ponta e um plug USB na outra. Isso permite que você plugue a guitarra direto no PC, e não requer qualquer interface de áudio adicional. Apesar de nem todos os cabos Guitar Link terem boa qualidade, se você conseguir um modelo decente, conectar a guitarra ao PC será tão fácil quanto plugar a guitarra no amplificador.

Usando o Guitar Rig –  Pedaleira de Guitarra Virtual

tela guitar rig

Após isso, você deve usar uma pedaleira virtual como o Guitar Rig 5 Pro para criar os diversos tipos de distorções e efeitos característicos das guitarras elétricas. Com um driver de áudio de baixa latência em sua interface de áudio é possível obter efeitos muito semelhantes aos das pedaleiras físicas, tudo em tempo real.

Com uma guitarra de qualidade, com boas cordas e micro afinação, somada a um software poderoso como o Guitar Rig, você será capaz de conseguir texturas para a sua guitarra que dificilmente seria possível conseguir com uma pedaleira multiefeitos acessível ao público geral.

Se você quiser saber mais sobre o Guitar Rig 5 Pro (clique no link), eu fiz um post exclusivo com mais detalhes sobre ele.

Suba para o Próximo Nível com um Home Studio

Outra boa ideia para ajudar você a refinar ainda mais a sua habilidade de tocar guitarra como um músico profissional é começar a produzir músicas em seu Home Studio, usando um software de gravação multicanal como o Cakewalk by BandLab, que eu citei agora a pouco. cakewalk by bandlab produtor home studio

Durante o nosso Curso de Home Studio Online, você vai perceber que os instrumentos reais estão dando lugar aos instrumentos virtuais VSTi. Em uma das aulas, você vai conferir um arranjo famoso, com uma guitarra acústica VSTi que beira a perfeição. O melhor de tudo: eu não tive que investir em softwares para conseguir resultados decentes, porque mesmo com os recursos (plugins e softwares) oferecidos de graça pela indústria da produção musical doméstica, somados a um bom processo de produção, já é possível ter a liberdade de criar praticamente qualquer coisa que você imaginar em matéria de música.

Por outro lado, a gravação de instrumentos físicos em estúdio de gravação é, sem dúvidas, um tarefa que exige precisão e concentração. Ao reproduzir gravações famosas, inserindo seus próprios solos de guitarra, você estará desenvolvendo a sua habilidade como músico guitarrista, além de se abrir para uma nova e valiosa possibilidade como produtor musical.

Gravando Guitarras para Criar Música Colaborativa

Existe o Splice, uma comunidade onde músicos de todas as partes do mundo podem interagir, criando e compartilhando samples, plugins e ideias para arranjos musicais. Se você curte ter alguns amigos músicos, vai gostar da ideia de poder gravar suas guitarras para algum estúdio na Europa ou na América do Norte.

SpliceStudio mulher produzindo musica notebook

É muito comum estarmos produzindo uma música e faltar aquele amigo que toca piano para adoçar ainda mais nosso arranjo. Pois no Splice, você pode encontrar esse pianista para criar esse arranjo pra você. Tem muito mais sobre o Splice que eu vou compartilhar com você depois. O importante é que esse tipo de ferramenta online está mudando a forma e a qualidade das produções musicais em Home Studio.

Seguindo essas dicas, com certeza, é possível extrair o melhor dos seus amigos ou fazer tudo sozinho, com a sua banda musical virtual.

O melhor de tudo, você pode até tocar com alguém que esteja do outro lado do mundo via streaming e compartilhar o gostinho de produzir música com seus amigos via Internet.

Como você pode perceber, ligar a guitarra no PC pode ser barato, divertido e muito fácil.

E você, está ligando sua bateria, baixo, ou guitarra no PC?

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.