Ligando a Guitarra no PCLigar a guitarra no PC pode parecer estranho, mas é o que os grandes músicos estão fazendo para aprimorar ainda mais suas habilidades e ajudar no processo de criação de arranjos musicais mais elaborados. Descubra como você também pode usar essas ferramentas para se tornar tão perfeito quanto Satriani. Confira!

Ensaiar é Fácil Se você tem Amigos Músicos

amigos musicos tocandoUm monte de músicos de final de semana depende da boa vontade de seus parceiros de banda para ensaiar. O ensaio ajuda o músico a ganhar habilidade e velocidade, sendo um dos grandes segredos dos melhores do mundo.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Seja o baterista, o baixista, principalmente o guitarrista, todos têm a necessidade de praticar, ousar se aventurar por novos caminhos musicais e para tanto, é necessário tempo. Reunir um monte de músicos nos finais de semana pode ser uma tarefa bastante complicada, porque cada um tem um modo de ocupar seu tempo de folga e nem todos vão querer passar horas acompanhando seus novos riffs de guitarra.

Tranforme o seu PC em uma Banda Musical

teclado midi monitorUma boa solução para esse problema é ligar a sua guitarra no PC, assim é você pode abrir um mundo de possibilidades musicais indescritíveis. Usando uma software como Cakewalk Sonar, você pode gravar uma linha de percussão para marcar o ritmo da sua música. Pode inserir um estilo musical no software e ordenar que este seja repetido em compassos para que você possa repetir as suas novas criações.

O que você precisa para Ligar a Guitarra no PC

cabo usb guitarra linkTecnicamente você precisa de um componente chave no Home Studio, uma Interface de Audio USB. Essa interface contém entradas que permitem a ligação de uma guitarra, usando o tradicional pino P10 que você já conhece. Isso vai funcionar como um adaptador para digitalizar o sinal do seu violão ou guitarra. 

 

Caso você não tenha esse tipo de dipositivo em seu Home Studio, pode usar um Guitar Link, que é um cabo USB para guitarra que resolve o problema muito bem. Isso é tão fácil como plugar a guitarra no amplificador.

Usando o Guitar Rig -  Pedaleira de Guitarra Virtual 

tela guitar rigApós isso, você deve usar uma pedaleira virtual como o Guitar Rig para criar os diversos tipos de distorções característicos das guitarras elétricas. Com o driver de áudio de baixa latência é possível obter efeitos muito semelhantes aos das pedaleiras físicas, tudo em tempo real. Consulte o artigo via link para saber mais sobre esse software pedaleira.

Use um software de gravação multicanal (Sonar, Samplitude Pro, Audacity) para inserir os samplers de bateria para que você possa acompanhar e gravar suas performances de guitarra.

Seguindo essas dicas, é possível montar um Home Studio e ter uma verdadeira banda virtual em casa!

O melhor de tudo, você pode até tocar com alguém que esteja do outro lado do mundo via streaming e compartilhar o gostinho de produzir música com seus amigos da internet.

Ligar a guitarra no PC é barato, divertido e muito fácil.

E você, está ligando sua bateria, baixo, ou guitarra no PC?

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.