Plugins VST para Você Tocar Guitarra Usando o Teclado

Estivemos falando sobre os plugins VSTi e como eles podem emular qualquer instrumento com qualidade premium em seu Home Studio. Agora vamos conhecer alguns plugins VSTi para você tocar guitarra, mesmo sem saber tocar instrumentos de corda! Confira!

Guitarras de Baixa Qualidade x Plugins VSTi

Um dos grandes problemas que surgem para todo iniciante em Home Studio é o alto custo dos instrumentos musicais. Principalmente instrumentos de corda, como a guitarra elétrica, que exigem muita precisão em sua fabricação para que possam entregar um bom timbre e responder com acuidade a todas as notas possíveis na hora de executar as escalas.  

Sabemos que instrumentos musicais baratos possuem muitas imprecisões e que podem produzir escalas tortas e mentirosas (o que deu origem àquela expressão popular: “mente mais do que viola velha”), além de  possuírem características acústicas indesejáveis que podem alterar para pior o time do instrumento. Inserir um instrumento musical, que produz notas mentirosas e possui timbre defasado, é algo que pode comprometer completamente qualidade final de uma gravação.  

guitarra eletrica marrom laranjaCom os Plugins VSTi, você pode ter as melhores guitarras, sem
o custo elevedo dos instrumentos físicos.

Usar uma guitarra de baixa qualidade, quase sempre, é como usar um ovo podre em uma receita de bolo. O final é sempre frustrante. Mas como resolver isso, sem gastar rios de dinheiro comprando guitarras amplificadores ou tendo trabalho de microfonar cubos de guitarra? Usando a tecnologia dos samples de áudio, que são nada mais nada menos do que amostras fragmentadas gravadas a partir de um instrumento musical padrão, de alta qualidade, microfonado ou plugado com base em uma configuração bem sucedida. 

Isso significa, que um bom sample de áudio é também, a melhor amostra gravada possível a partir desse instrumento. Sendo assim, ao reproduzir esse sample de áudio, você traz de volta boa parte das características positivas do instrumento original. 

A tecnologia VSTi permite que você tenha o som de uma guitarra Les Paul, sem ter que gastar uma pequena fortuna comprando o instrumento musical propriamente dito. 

Relembrando o que São Plugins VSTi

guitarra vsti tela

Resumidamente, VSTi ou (Virtual Studio Technology Instrument) é uma interface de software projetada pela Steinberg, que permite a uma pessoa simular instrumentos musicais ou efeitos de estúdio por hardware de forma realista, com Reverb, Delay, Compressão, masterização de áudio, para citar apenas algumas das possibilidades. 

Um plugin VSTi é basicamente, um pacote de software contendo samples de áudio somados a processadores de efeitos, capazes de simular distorções, variações na posição do microfone em relação ao cubo amplificador para guitarra, diâmetro do alto-falante simulado, além de possibilitar a combinação de diversos efeitos como: trêmulo, flange, uah-uah e todos aqueles efeitos que você está acostumado a ver individualizados em pequenos pedais de efeito analógicos para guitarra.

Muitos plugins VSTi podem funcionar como programas autônomos, mas geralmente, eles são usados (ou "conectados") ao seu sequenciador de música – Cubase, Logic, ou Cakewalk que são os principais exemplos. Há muitos plugins VSTi disponíveis no mercado, mas agora, vamos conhecer alguns plugins VSTi simuladores de guitarra, que através do uso de amostragem de áudio, emulam o estilo e os sons de uma guitarra real. Nesse caso, estamos falando sobre um plugin capaz de reproduzir o som de uma guitarra, não apenas simular cubos e efeitos de distorção. 

Não Sei Tocar Instrumentos de Corda

homem tocando guitarra solo

Se você não sabe tocar instrumentos como violão ou guitarra, com um plugin VSTi tudo será possível. Se você tiver um mínimo de habilidade com o teclado musical, tudo pode ser emulado usando plugins.

Caso você não saiba tocar teclado, ainda pode arranjar as notas no software sequenciador MIDI, como o Cakewalk, e alterar suas posições em uma grade musical, até encontrar o tempo e as notas certas. Esse processo consiste em desenhar as notas musicais em uma grade musical. Você pode "pintar" uma música inteira, apenas usando o mouse para mover graficamente as notas musicais. 

Essa técnica, permite que você possa tanto corrigir algumas imprecisões durante a gravação via teclado musical, quanto desenhar do zero as notas que você quer executar. 

Desse modo, é possível ter total controle sobre cada uma das notas musicais, alterando a expressão, a velocidade da nota, sem contar a possibilidade de alinhar notas no tempo exato dentro do arranjo musical. Essa é sem dúvidas, uma das tecnologias que mais ajudam os músicos iniciantes a produzirem excelentes resultados desde o primeiro dia. 

Separei aqui uma lista com os plugins VSTi que podem emular guitarras de todos os tipos, inclusive acústicas, com o máximo de qualidade possível. 

MusicLab RealLPC

O RealLPC. Este plugin emula uma guitarra Les Paul personalizada que apresenta uma abordagem inovadora para a modelagem do som da guitarra e técnicas do instrumento. O principal diferencial desse plugin de guitarra de alta tecnologia é provavelmente, porque ele é usado por muitos heróis da guitarra como: Gary Moore, Carlos Santana, Eddie Van Halen, etc.

musiclab RealLPC

A "tocabilidade" deste instrumento VSTi é baseada em modos originais de performance, combinados com um layout de teclado fácil de usar, o que permite que o tecladista execute com extremo realismo. 

Quando você vê nomes como esses investindo tempo nesse tipo de tecnologia, podemos ter uma ideia do quanto isso é importante para quem pretende gravar guitarras decentes em um Home Studio. 

Electri6ity Vir2 Instruments

Existe um plugin VSTi de guitarra muito interessante que é o Electri6ity Vir2 Instruments. Se você busca por uma Guitarra VSTi perfeita, o mais difícil de encontrar será uma guitarra virtual que possa produzir um som impressionante e realista - especialmente o tipo mais pesado de solo de Rock que você pode ouvir John Petrucci ou Eddie Van Halen realizar. 

electri6ity

Electri6ity usa 8 guitarras, incluindo a Les Paul, Strat, Tele e Rickenbacker e o software incorpora mais de 24 mil amostras de áudio de cada guitarra, o que lhe permite tocar todas as notas de cada corda em cada traste, e toda essa variedade de samples é responsável por produzir esse som de guitarra, tão autêntico. Certamente esse é o plugin VSTi que vai atender aos mais exigentes guitarristas virtuais.

Durante o Curso de Home Studio Online você pode conferir, como eu uso instrumentos virtuais gratuitos em um arranjo musical, a fim de criar uma textura timbral de qualidade em uma produção musical. 

Escolha os Seus Plugins VST e VSTi Preferidos!

Existem plugins VST e VSTi incríveis – alguns criam guitarras virtuais realistas usando centenas de amostras de áudio, enquanto outros são capazes de simular inúmeros efeitos sonoros, como plugins VST (somente para efeitos de áudio) para reverb, delay, chorus, e ainda, os que simulam os famosos amplificadores valvulados.

A escolha é sempre sua, mas vale a pena conferir alguns plugins VSTi capazes de emular outros instrumentos musicais, como: pianos, baterias, metais, percussão e uma série de recursos da família VSTi.

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.