Um Teclado para Tocar no PC do Home Studio

O medo pode ser uma barreira para começar um novo negócio ou iniciar um novo projeto, principalmente se você não tem experiência e está fazendo algo completamente novo. Ter medo é algo absolutamente humano e normal, mas não podemos deixar que o medo nos impeça de realizar os nossos sonhos. Aliás, "enfrentar seus medos" é uma das receitas de sucesso do ator Norte Americano Will Smith

Se você está pensando em começar a tocar teclado, produzir alguns arranjos musicais ou algo desse tipo, então deixe o medo de lado e conheça a tecnologia dos teclados controladores, esses que ajudam a criar verdadeiras maravilhas dentro do Home Studio. Confira! 

Preciso Comprar um Teclado Musical para o Home Studio?

jovem tocando teclado musical

Muitos estão perguntando se é possível montar um Home Studio sem ter um teclado para tocar as músicas e/ou criar os arranjos musicais. A maior parte dessas pessoas nem sabem como tocar teclado, então essa pode ser uma das questões mais interessantes a serem respondidas aos que estão iniciando seus estúdios em casa ou em qualquer outro local.

Em muitos casos, ter um teclado para tocar, é opcional, e um bom exemplo disso são os estúdios de gravação direcionados a gravação de spots publicitários. Esses estúdios utilizam arranjos criados por terceiros e se concentram apenas na inserção dos vocais. Muitas vezes, os locutores ou vocalistas estão em outra região ou até mesmo em outro país, apenas enviando seus áudios gravados para um Home Studio empacotar a produção.

Outro bom exemplo é o dos estúdios de dublagem, esses utilizam samples o tempo todo e quase nada é tocado em teclados musicais. Por outro lado, se você pretende gravar duplas sertanejas, é uma ótima ideia ter um bom teclado para produzir os arranjos musicais e controlar o seu sampler virtual. Você pode usar um teclado controlador para “acionar” samples (pequenas amostras de áudio gravado), sintetizadores e/ou instrumentos virtuais.

A principal função de um teclado controlador no Home Studio é a de escrever notas em um sequenciador MIDI, tornando possível construir arranjos musicais com muita precisão e rapidez.

Enfim, se você deseja produzir vocais, seja para locução e/ou dublagem em seu Home Studio, não precisa comprar um teclado controlador. Por outro lado, se você está pensando em criar trilhas sonoras, arranjos musicais ou qualquer produto de áudio que envolva a inserção de samples, aí sim, você vai precisar de um teclado controlador MIDI.

Teclado para Tocar ou para Produzir Sons?

musico tocando teclado musical controladorA resposta certa é: teclado para tocar. Sim, atualmente você não precisa de um teclado completo (com módulo de timbres) para tocar seus arranjos. Você vai usar um equipamento chamado "Teclado Controlador", esse possui apenas as teclas e você não tem que pagar pelo módulo de timbres que é um dos componentes mais caros em um teclado musical.

Eu mesmo já sofri muito com a ideia de comprar um teclado com um timbre profissional, até gastei bastante dinheiro comprando teclados melhores, mas logo descobri que essa busca pelo timbre perfeito seria uma jornada para além do infinito.

Os instrumentos virtuais foram a resposta para o meu problema com os timbres, porque eu consegui ter o melhor piano, a melhor bateria, sem investir fortunas em equipamentos caros, e é isso que eu ensino meus alunos a usarem todos os dias em seus Home Studios.

Teclados Controladores – A Solução

musico tocando teclado controlador midi

Existem teclados controladores com apenas duas oitavas, outros são completos em escala de piano. Esses teclados podem possuir ainda mais controles que agregam ainda mais flexibilidade e recursos ao músico.

Com um teclado desses, você pode tocar sua biblioteca de SoundFonts, seus samplers, seus instrumentos virtuais VSTi, executar comandos em seu software de gravação e uma série de atividades via interface MIDI. 

Se você está pensando em qual tamanho de teclado é ideal para você, saiba que o teclado menor, com apenas duas oitavas, já é suficiente para fazer praticamente tudo. 

"Mas Rodrigo, como que eu vou tocar a Marcha Turca de Mozart em um teclado de duas oitavas?"

Eu entendo que é bem complicado compactar tudo em uma extensão tão curta, mas você pode trabalhar seus arranjos por regiões e ir transpondo as suas notas ao longo do arranjo. 

Ainda Precisa de um Teclado para Tocar em Seu Estúdio?

Existem várias marcas oferecendo excelentes produtos no Brasil, dentre eles ótimos teclados controladores. Você pode realizar uma pesquisa e escolher um teclado que seja do tamanho das suas necessidades. 

"Poderia recomendar algum modelo específico, Rodrigo?"

Sim, eu curto muito o M-Audio Oxygen MKIV que possui versões de 25, 49 ou 61 teclas. Esse de 49 teclas seria o intermediário, com preço bom e recursos de sobra para a maioria dos produtores musicais de Home Studio. m audio oxygenmkiv series

Se você tem orçamento e precisa trabalhar com arranjos mais complexos, esse teclado controlador de 61 teclas é o que vai permitir a você tocar Beethoven sem se preocupar com a extensão da escala.   

Se Você Não Sabe Tocar Teclado

midi sonar tela

Com a tecnologia atual é possível tocar, gravar, corrigir erros de execução, tudo muito prático e rápido. Não saber tocar teclado, já não é mais uma barreira para o iniciante começar a tocar como os melhores. 

"Mas Rodrigo, eu não entendo nada de música, posso tocar mesmo assim?" 

Com um teclado controlador, você pode começar a estudar o básico sobre como tocar piano. Um bom curso online de teclado pode ajudar muito a melhorar as suas habilidades e criar o entendimento necessário para a construção de um arranjo musical simples. Os músicos de teclado possuem níveis de habilidade, esses vão evoluindo com o tempo, tornando suas performances cada vez mais harmoniosas, inteligentes e completas. 

Depois que você estiver tocando o básico, pode partir para o sequenciador MIDI e começar a “desenhar” as notas em suas devidas linhas musicais. Com o tempo, você vai ficando cada vez mais expert em encaixar notas na harmonia do arranjo, criando texturas tonais únicas e cativantes. Não espere grandes resultados no início, porque nada de muito valor pode ser conquistado com pouco esforço. 

Além do mais, em algum momento, você pode convidar um amigo tecladista para tocar seus arranjos e participar das suas gravações. Isso é possível até mesmo remotamente, onde você pode ter um arranjador particular que cria os arranjos no Home Studio dele e os envia para você para colocar os vocais. 

A ideia é você ir se adaptando aos poucos. Primeiro, fique bom em gravar áudio, depois parta para criar seus primeiros arranjos, manipular alguns samples, ter suas primeiras experiências criativas musicais. 

Economize um monte usando um teclado controlador desses em seu Home Studio. Deixe os mega teclados, com sequenciadores embutidos, para usar nos palcos.

Enfim, não tenha medo de dar o primeiro passo. Você pode ir muito longe, muito além do que você imagina. 

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.