Um Teclado para Tocar no PC do Home Studio

Um Teclado para Tocar no PC do Home Studio

O medo pode ser uma barreira para começar um novo negĂłcio ou iniciar um novo projeto, principalmente se vocĂȘ nĂŁo tem experiĂȘncia e estĂĄ fazendo algo completamente novo. Ter medo Ă© algo absolutamente humano e normal, mas nĂŁo podemos deixar que o medo nos impeça de realizar os nossos sonhos. AliĂĄs, “enfrentar seus medos” Ă© uma das receitas de sucesso do ator Norte Americano Will Smith.

Se vocĂȘ estĂĄ pensando em começar a tocar teclado, produzir alguns arranjos musicais ou algo desse tipo, entĂŁo deixe o medo de lado e conheça a tecnologia dos teclados controladores, esses que ajudam a criar verdadeiras maravilhas dentro do Home Studio. Confira!

Preciso Comprar um Teclado Musical para o Home Studio?

jovem tocando teclado musical

Muitos estĂŁo perguntando se Ă© possĂ­vel montar um Home Studio sem ter um teclado para tocar as mĂșsicas e/ou criar os arranjos musicais. A maior parte dessas pessoas nem sabem como tocar teclado, entĂŁo essa pode ser uma das questĂ”es mais interessantes a serem respondidas aos que estĂŁo iniciando seus estĂșdios em casa ou em qualquer outro local.

Em muitos casos, ter um teclado para tocar, Ă© opcional, e um bom exemplo disso sĂŁo os estĂșdios de gravação direcionados a gravação de spots publicitĂĄrios. Esses estĂșdios utilizam arranjos criados por terceiros e se concentram apenas na inserção dos vocais. Muitas vezes, os locutores ou vocalistas estĂŁo em outra regiĂŁo ou atĂ© mesmo em outro paĂ­s, apenas enviando seus ĂĄudios gravados para um Home Studio empacotar a produção.

Outro bom exemplo Ă© o dos estĂșdios de dublagem, esses utilizam samples o tempo todo e quase nada Ă© tocado em teclados musicais. Por outro lado, se vocĂȘ pretende gravar duplas sertanejas, Ă© uma Ăłtima ideia ter um bom teclado para produzir os arranjos musicais e controlar o seu sampler virtual. VocĂȘ pode usar um teclado controlador para “acionar” samples (pequenas amostras de ĂĄudio gravado), sintetizadores e/ou instrumentos virtuais.

A principal função de um teclado controlador no Home Studio é a de escrever notas em um sequenciador MIDI, tornando possível construir arranjos musicais com muita precisão e rapidez.

Enfim, se vocĂȘ deseja produzir vocais, seja para locução e/ou dublagem em seu Home Studio, nĂŁo precisa comprar um teclado controlador. Por outro lado, se vocĂȘ estĂĄ pensando em criar trilhas sonoras, arranjos musicais ou qualquer produto de ĂĄudio que envolva a inserção de samples, aĂ­ sim, vocĂȘ vai precisar de um teclado controlador MIDI.

Teclado para Tocar ou para Produzir Sons?

musico tocando teclado musical controladorA resposta certa Ă©: teclado para tocar. Sim, atualmente vocĂȘ nĂŁo precisa de um teclado completo (com mĂłdulo de timbres) para tocar seus arranjos. VocĂȘ vai usar um equipamento chamado “Teclado Controlador”, esse possui apenas as teclas e vocĂȘ nĂŁo tem que pagar pelo mĂłdulo de timbres que Ă© um dos componentes mais caros em um teclado musical.

Eu mesmo jå sofri muito com a ideia de comprar um teclado com um timbre profissional, até gastei bastante dinheiro comprando teclados melhores, mas logo descobri que essa busca pelo timbre perfeito seria uma jornada para além do infinito.

Os instrumentos virtuais foram a resposta para o meu problema com os timbres, porque eu consegui ter o melhor piano, a melhor bateria, sem investir fortunas em equipamentos caros, e Ă© isso que eu ensino meus alunos a usarem todos os dias em seus Home Studios.

Teclados Controladores – A Solução

musico tocando teclado controlador midi

Existem teclados controladores com apenas duas oitavas, outros sĂŁo completos em escala de piano. Esses teclados podem possuir ainda mais controles que agregam ainda mais flexibilidade e recursos ao mĂșsico.

Com um teclado desses, vocĂȘ pode tocar sua biblioteca de SoundFonts, seus samplers, seus instrumentos virtuais VSTi, executar comandos em seu software de gravação e uma sĂ©rie de atividades via interface MIDI.

Se vocĂȘ estĂĄ pensando em qual tamanho de teclado Ă© ideal para vocĂȘ, saiba que o teclado menor, com apenas duas oitavas, jĂĄ Ă© suficiente para fazer praticamente tudo.

“Mas Rodrigo, como que eu vou tocar a Marcha Turca de Mozart em um teclado de duas oitavas?”

Eu entendo que Ă© bem complicado compactar tudo em uma extensĂŁo tĂŁo curta, mas vocĂȘ pode trabalhar seus arranjos por regiĂ”es e ir transpondo as suas notas ao longo do arranjo.

Ainda Precisa de um Teclado para Tocar em Seu EstĂșdio?

Existem vĂĄrias marcas oferecendo excelentes produtos no Brasil, dentre eles Ăłtimos teclados controladores. VocĂȘ pode realizar uma pesquisa e escolher um teclado que seja do tamanho das suas necessidades.

“Poderia recomendar algum modelo especĂ­fico, Rodrigo?”

Sim, eu curto muito o M-Audio Oxygen MKIV que possui versÔes de 25, 49 ou 61 teclas. Esse de 49 teclas seria o intermediårio, com preço bom e recursos de sobra para a maioria dos produtores musicais de Home Studio. m audio oxygenmkiv series

Se vocĂȘ tem orçamento e precisa trabalhar com arranjos mais complexos, esse teclado controlador de 61 teclas Ă© o que vai permitir a vocĂȘ tocar Beethoven sem se preocupar com a extensĂŁo da escala.

Se VocĂȘ NĂŁo Sabe Tocar Teclado

midi sonar tela

Com a tecnologia atual é possível tocar, gravar, corrigir erros de execução, tudo muito pråtico e råpido. Não saber tocar teclado, jå não é mais uma barreira para o iniciante começar a tocar como os melhores.

“Mas Rodrigo, eu nĂŁo entendo nada de mĂșsica, posso tocar mesmo assim?”

Com um teclado controlador, vocĂȘ pode começar a estudar o bĂĄsico sobre como tocar piano. Um bom curso online de teclado pode ajudar muito a melhorar as suas habilidades e criar o entendimento necessĂĄrio para a construção de um arranjo musical simples. Os mĂșsicos de teclado possuem nĂ­veis de habilidade, esses vĂŁo evoluindo com o tempo, tornando suas performances cada vez mais harmoniosas, inteligentes e completas.

Depois que vocĂȘ estiver tocando o bĂĄsico, pode partir para o sequenciador MIDI e começar a “desenhar” as notas em suas devidas linhas musicais. Com o tempo, vocĂȘ vai ficando cada vez mais expert em encaixar notas na harmonia do arranjo, criando texturas tonais Ășnicas e cativantes. NĂŁo espere grandes resultados no inĂ­cio, porque nada de muito valor pode ser conquistado com pouco esforço.

AlĂ©m do mais, em algum momento, vocĂȘ pode convidar um amigo tecladista para tocar seus arranjos e participar das suas gravaçÔes. Isso Ă© possĂ­vel atĂ© mesmo remotamente, onde vocĂȘ pode ter um arranjador particular que cria os arranjos no Home Studio dele e os envia para vocĂȘ para colocar os vocais.

A ideia Ă© vocĂȘ ir se adaptando aos poucos. Primeiro, fique bom em gravar ĂĄudio, depois parta para criar seus primeiros arranjos, manipular alguns samples, ter suas primeiras experiĂȘncias criativas musicais.

Economize um monte usando um teclado controlador desses em seu Home Studio. Deixe os mega teclados, com sequenciadores embutidos, para usar nos palcos.

Enfim, nĂŁo tenha medo de dar o primeiro passo. VocĂȘ pode ir muito longe, muito alĂ©m do que vocĂȘ imagina.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estĂșdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 mĂșsicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vĂ­deo exclusivo que eu preparei pra vocĂȘ!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: