A Gravação de Músicas em Voz e Violão Pode Ser a Solução

gravar músicas em voz e violão

A gravação de músicas em voz e violão é o caminho mais fácil e rápido para chegar ao topo das paradas musicais. Se você não pensou nisso, confira os primeiros passos para realizar um projeto inteiro ao estilo acústico! Confira!

Atualmente, podemos conferir alguns artistas Brasileiros partindo para a montagem de estúdios de gravação em ambiente doméstico. É muito interessante ter um estúdio em casa, como podemos comprovar ao conferir os Estúdios de Gravação dos Famosos e perceber como esses Home Studios ajudam a produzir música em momentos de inspiração.

Os compositores e intérpretes de música veem uma grande vantagem ao utilizar estúdios em casa, mesmo que para ensaio musical, simulando uma banda de acompanhamento. Os programas para fazer música são realmente incríveis e podem até eliminar aquele velho problema de os músicos não comparecerem ao ensaio no final de semana. Você faz tudo sozinho nesse tipo de estúdio virtual.

Uma Gravação ao Estilo “Acústico” Pode Marcar o Início de Uma Carreira Musical

mulher gravando violao acustico

Um grande problema para aquele artista e/ou compositor que deseja produzir música em casa, talvez seja a necessidade de criar algo mais rápido e com qualidade para oferecer ao público. Apesar da possibilidade de estarmos criando um arranjo musical em 2 horas, nem sempre é possível dispor de algumas semanas para produzir um disco de 15 faixas mais elaborado, então é nesse momento que a gravação de músicas em voz e violão aparece como a solução perfeita, tornando possível produzir um projeto inteiro em 7 dias ou menos.

Vimos anteriormente como montar um estúdio de gravação, e também os primeiros passos sobre como lançar um CD independente.

Antigamente, era muito mais difícil trabalhar uma carreira musical. A não ser que você fosse influente sobre alguém que possuísse parte da indústria da música, provavelmente você seria mais um “artista de fundo de gaveta”. Eu mesmo passei por esse drama, quando comecei a me envolver com música em 1997. Eu sabia que se eu não tivesse a ajuda de alguém de dentro da máquina, eu nunca teria qualquer chance de ter sucesso. Sabendo disso, não deixei meu destino nas mãos dos outros, assim passei a produzir o meu material no Home Studio. É impressionante: toda vez que você depende de terceiros e esses “terceiros” são celebridades muito ocupadas, sua sorte se reduz quase a zero.

É fato que estamos no melhor momento para se iniciar um projeto acústico, principalmente por que temos a possibilidade de levar esse material todo aos ouvidos das pessoas que realmente curtem o nosso trabalho, pessoas as quais podemos chamar de fãs.

Imagine que agora, podemos estar dentro dos bolsos dos nossos fãs, além de estarmos na cabeça deles como piolhos. Se estamos na mente dos nossos fãs, então o próximo passo é sermos queridos e buscados no Spotify. É nesse ponto que o seu álbum acústico entra em ação, porque esse será o que chamamos de “mínimo produto viável”.

“Poxa Rodrigo, o que eu ganho com isso de ter um álbum acústico no Spotify?”

Simples, você ganha valor de mercado. Os investidores chamam esse valor de “Equity”. Esse valor de mercado é mais importante do que dinheiro e é também o maior gerador de dinheiro. Imagine que o cantor Leonardo está impedido de fazer shows, por causa de uma restrição sanitária, e fica 2 anos sem poder cantar ao vivo. Após esse período todo sem aparecer ao vivo, você acha que ele vai estar valendo mais ou menos para o público? As chances são de que ele vai estar valendo ainda mais, mesmo sem ter cantado uma só estrofe ao vivo. Um dos pilares que mantém o artista vivo, sem cantar ao vivo, é a enorme base de mídia composta pela livre circulação de suas músicas em MP3 e das suas playlists no Spotify.

Se você ainda acha que o acústico não funciona, lembre-se do acústico do Bruno e Marrone e também do primeiro disco do Eduardo Costa (que muitos pensaram ser o Zezé cantando ao vivo no Amazonas). Criar uma marca é tão importante quanto ganhar dinheiro, porém a marca precede o ganhar dinheiro. Simples assim.

Gravar Voz e Violão é Simples

musico gravando violao acustico estudio

Quando pensamos em gravação de voz e violão, também imaginamos um processo simples de gravação “quase ao vivo”, mas na verdade devemos aplicar os mesmos conceitos e técnicas de estúdio a esse tipo de gravação. Apesar de ser uma gravação com apenas duas ou três linhas, devemos usar um violão de qualidade, perfeitamente afinado, além de um metrônomo para manter tudo no tempo correto. A beleza de tudo está no sincronismo, no cuidado com que captamos cada fase do projeto e até mesmo na forma como mixamos tudo isso para criar o produto final.

“Mas Rodrigo, eu não tenho a mínima noção de como gravar ou o que gravar…”

Basta estudar um pouco, vai se surpreender com o que você será capaz de fazer quando entender como tudo funciona.

Em todo caso, você pode gravar o seu acústico em formato de live, seja no YouTube ou no Instagram. Além da sua live ficar gravada, você terá a oportunidade de interagir com o seu público, talvez até vender algum merchandising entre uma música e outra. Se você estiver cantando músicas conhecidas, a plataforma deve reclamar seus direitos autorais, monetizando sua live com anúncios dos quais você não terá qualquer lucro financeiro. Por outro lado, sabemos que a intenção do acústico live é fazer marca, então você não precisa se preocupar com o lucro dos anúncios nessa fase.

Violão Plugado ou Microfonado

musico tocando violao caixa acustica plugado

Muita gente prefere gravar o violão sempre plugado, outros defendem o método de captação por microfone. Podemos aplicar os dois métodos, ambos são ferramentas que devem servir aos nossos anseios. Não é legal ficar “bitolado” em uma ou outra técnica ou método, você pode até criar o seu próprio modo de captação. O mundo precisa de gente que saiba inventar coisas novas, isso faz toda a diferença.

Se você for fazer a sua live, eu recomendo que você use um microfone de lapela plugado no celular. Assim, esse microfone fixado na gola da sua camiseta estará em uma posição perfeita para captar tanto a sua voz quanto o som do violão.

Lembrando que para fazer lives no Youtube é necessário ter uma boa conexão com a Internet, com upload acima de 10 megas.

Eu não vou esmiuçar os detalhes técnicos sobre como gravar ou dar um tutorial aqui, porque seria impossível falar tudo em apenas um post de blog ou vídeo. Com esse conteúdo, eu quero te inspirar a pensar “fora da caixa”, a ver oportunidades onde a maioria enxerga apenas choro e lágrimas.

Vamos então preparar nossos violões e correr para o Home Studio. Quem sabe se você não sai de lá com uma nova música ao perfeito estilo “acústico” para lançar nas redes sociais no próximo dia útil?

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.