gravacao de_musicas

A gravação de músicas em voz e violão é o caminho mais fácil e rápido para chegar ao topo das paradas musicais. Se você não pensou nisso, confira os primeiros passos para realizar um projeto inteiro ao estilo acústico! Confira!

Atualmente podemos conferir alguns artistas Brasileiros partindo para a montagem de estúdios de gravação em ambiente doméstico. É muito interessante ter um estúdio em casa, como podemos comprovar ao conferir os Estúdios de Gravação dos Famosos e perceber como esses Home Studios ajudam a produzir música em momentos de inspiração.

Os compositores e intérpretes de música veem uma grande vantagem ao utilizar estúdios em casa, mesmo que para ensaio musical, simulando uma banda de acompanhamento. Os programas para fazer música são realmente incríveis e podem até eliminar aquele velho problema de os músicos não comparecerem ao ensaio no final de semana. Você faz tudo sozinho nesse tipo de estúdio virtual.

Uma Gravação ao Estilo "Acústico" Poder Ser a Solução

mulher gravando violao acusticoUm grande problema para aquele artista e/ou compositor que deseja produzir música em casa, talvez seja a necessidade de criar algo mais rápido e de qualidade para oferecer ao público. Apesar da possibilidade de estarmos criando um arranjo musical em 2 horas, nem sempre é possível dispor de algumas semanas para produzir um disco de 15 faixas mais elaborado, então é nesse momento que a gravação de músicas em voz e violão aparece como a solução perfeita, tornando possível produzir um projeto inteiro em 7 dias ou menos.

Vimos anteriormente como montar um estúdio de gravação, e também os primeiros passos sobre como lançar um CD independente.

Gravar Voz e Violão é Simples

musico gravando violao acustico estudioQuando pensamos em gravação de voz e violão, também imaginamos um processo simples de gravação "quase ao vivo", mas na verdade devemos aplicar os mesmos conceitos e técnicas de estúdio a esse tipo de gravação. Apesar de ser uma gravação com apenas duas ou três linhas, devemos usar um violão de qualidade, perfeitamente afinado, além de um metrônomo para manter tudo no tempo correto. A beleza de tudo está no sincronismo, no cuidado com que captamos cada fase do projeto e até mesmo na forma como mixamos tudo isso para criar o produto final.

Violão Plugado ou Microfonado

musico tocando violao caixa acustica plugadoMuita gente prefere gravar sempre plugado, outros defendem o método de captação por microfone. Podemos aplicar os dois métodos, ambos são ferramentas que devem servir aos nossos anseios. Não é legal ficar "bitolado" em uma ou outra técnica ou método, você pode até criar o seu próprio modo de captação. O mundo precisa de gente que saiba inventar coisas novas, isso faz toda a diferença.

Como o objetivo dessa matéria é o de inspirar e não de ensinar, vamos preparar nossos violões e correr para o Home Studio. Quem sabe se você não sai de lá com uma nova música ao perfeito estilo "acústico" para lançar no rádio no próximo dia útil?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO