Qual a Melhor Hora para Gravar a Voz

Quando vamos gravar os vocais em nosso Home Studio, surge uma grande dúvida: qual é a melhor hora para gravar a voz? Para responder a essa pergunta, vamos dar uma olhada nas cordas vocais, assim fica mais fácil entender o porquê de escolhermos certo horário do dia para gravar a voz. Confira!

Muitos artistas têm uma preferência por horário para gravar a voz em seus projetos musicais, mas é certo que, cientificamente, podemos definir qual é o melhor horário para gravar seus vocais com sucesso. Ao considerarmos a voz como um “tipo de instrumento musical” altamente sofesticado, podemos começar a entender que esse instrumento precisa estar em suas condições ideais para ser executado; tal como o violão deve estar afinado, a voz deve estar aquecida o bastante para funcionar plenamente. 

Também é importante compreender qual é a classificação da voz a ser gravada. É mais comum encontrarmos um tipo mais abundante de vozes em cada país. 

No Brasil, o tipo de voz mais comum possui uma tonalidade mais aguda que é classificada da seguinte maneira:

Voz aguda feminina é o Soprano e a voz aguda masculina é o Tenor

As vozes médias, menos comuns no Brasil, são:

A voz média feminina é o Meio-soprano (Mezzo-soprano) e a voz média masculina é o Barítono

As vozes graves, bem raras no Brasil, são classificadas como: 

A voz grave feminina é o Contralto e a voz grave masculina é o Baixo

Existem algumas subclassificações vocais que podem ser úteis para a formação de um coro, mas que não são de todo respeitadas no mercado fonográfico, causando algumas aberrações referenciais. Por exemplo: existe uma supervalorização das vozes femininas pendendo para tenor, o que na verdade é uma limitação vocal. Esse tipo de cantora tem, na verdade, uma voz pequena, com uma extensão de no máximo uma oitava. 

Não vou dar nomes aqui, mas tem algumas cantores internacionais fazendo um enorme sucesso, que possuem vozes pequenas (uma oitava). Isso acaba gerando uma impressão errada para os novos artistas, porque acabam se inspirando em uma voz tecnicamente limitada. 

Sabendo um pouco mais sobre como a extensão vocal funciona, podemos tentar imaginar os três períodos mais comuns para gravação de vocais e como a voz deve se comportar em cada um desses momentos. 

Gravando a Voz Pela Manhã

mulher cantando roupa vermelha red phonePela manhã, quando acordamos, podemos perceber que ao cantar no chuveiro, no primeiro banho do dia, temos uma voz tendendo para tonalidades mais graves (principalmente homens). Essa voz, mais grave, até parece bastante agradável e muitos gostariam de tê-la gravada em seus projetos musicais. O grande problema dessa voz, mais encorpada, é que ela é resultado da rigidez das cordas vocais que passaram horas (durante o sono) totalmente inertes, causando uma perda significativa da extensão vocal, muitas vezes não passando de uma oitava.

Outro motivo para uma voz grave pela manhã é o consumo de bebidas alcoólicas e/ou alimentos de digestão ácida. O refluxo gástrico também pode irritar seu aparelho fonador, deixando-o inchado, dolorido e, em alguns casos, inflamado. 

Se você começar a cantar, suas cordas vocais começarão a aquecer e ficarão mais flexíveis, porém esse esforço, sem qualquer pré-aquecimento, pode causar sérias lesões à suas cordas vocais e, em alguns casos, causar “afonia” (rouquidão).

Ninguém quer perder a voz no meio da apresentação, não é mesmo? O problema crítico de uma voz fria, que ficou horas sem uso, é a incapacidade de alcançar notas mais altas. Por exemplo: se você tentar fazer um refrão mais alto, pode desafinar ou simplesmente não alcançar a nota exigida. Com uma extensão vocal prejudicada, seja você um Soprano ou Tenor, sua voz pode falhar com facilidade no período da manhã.

Sabendo das consequências de cantar com a voz fria, podemos evitar um monte de constrangimentos. 

Se você precisar, por algum motivo, cantar durante uma manhã, evite consumir bebidas alcoólicas, carne de porco ou refrigerantes na noite anterior. Mesmo que você não cultive o hábito de regular a sua nutrição, recomendo que você procure conhecer quais são os alimentos de digestão ácida para que você possa evitar seu consumo a fim de cuidar da sua voz.

Em todo caso, cantar pela manhã pode não ser uma boa ideia. Logo a seguir, você vai perceber que não estamos muito distantes do período ideal. Vejamos…

Gravando a Voz à Tarde

mulher conversando com amigos academiaSe você acordou bem cedo, tem muitos amigos(as), provavelmente já deve ter usado a sua voz um bocado até o período da tarde. Esse uso todo ajudou a aquecer a sua voz, mesmo que involuntariamente, permitindo que você arrisque cantar algumas canções de tonalidade mais elevada, sem qualquer consequência indesejada.

A voz aquecida pode alcançar notas muito mais altas, o que é ótimo para cantar os refrães.

Mais importante do que cantar com a voz um pouco mais quente é saber como a sua voz funciona. Antes de mais nada, você precisa conhecer a sua “tessitura vocal”, assim será possível ajustar/transpor a nota fundamental dos arranjos musicais para um tom adequado à sua voz. Se você possui uma extensão vocal mais voltada aos tons mais baixos, como no caso do Meio-soprano ou Barítono, mesmo com a voz aquecida, será difícil alcançar tons mais altos.

Normalmente, mulheres possuem uma voz até uma oitava acima das vozes masculinas. Portanto, se você, sendo mulher, estiver fazendo um cover para uma música originalmente performada por um homem, sentirá facilidade para interpretar as partes mais altas da música, como pontes e refrães, ao passo que sentirá dificuldade ao performar os versos, porque estarão em um tom muito baixo para a sua voz. O mesmo exemplo se aplica, de forma inversa, para cantores homens tentando cantar canções femininas.

Enfim, cantar à tarde pode ser muito bom para a maioria de nós mortais. Mas ainda temos algumas surpresas. Vejamos...

Gravando a Voz à Noite

mulher cabelos vermelhos gravando vocal home studioO período da noite também é ótimo para gravar, principalmente por ser o horário em que os artistas estão mais ativos. É super normal os artistas acordarem às 13:00, tomarem o café e começarem o dia (tarde) de trabalho. Lembrando que os shows sempre são noturnos, podendo se estender até a madrugada. Cantar durante a noite exige alguns cuidados: não tomar sereno, evitar bebidas alcoólicas, bebidas geladas, manter o corpo hidratado; conversar pouco, se ao vivo, baixar um ou dois tons nos arranjos (principalmente se o show for longo).

Artistas que não estão fazendo shows, podem cantar à tarde. Por outro lado, artistas ativos gravam seus vocais às 4 horas da manhã. Não é incomum vermos em sites, como o TMZ Americano, as estrelas do POP se deslocando em seus poderosos Rolls Royces pela madrugada de Los Angeles para sessões de gravação de vocais em estúdios de gravação estilo “nave espacial”.

Faça os Exercícios para a Voz

mulher vestido preto cantando cabelo vermelhoVocê, teoricamente, pode gravar a voz em qualquer horário, desde que antes, você realize alguns exercícios vocais de aquecimento. Existem bons “cursos de canto” que podem ajudar você a dominar a sua voz através de uma boa base teórica sobre como a voz funciona.

Como vimos, vale lembrar que o período da manhã é o pior do dia.

Você precisa conhecer qual é a classificação da voz que você pretende gravar, assim você pode ter uma ideia de qual performance vocal esperar.

Se você usar seu conhecimento para gravar sua voz quando ela estiver aquecida, provavelmente as suas gravações serão bem mais fáceis de conduzir.

E você, está pensando em gravar a voz durante a noite?

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.