Como Melhorar a Acústica do Estúdio de Gravações Cantando no Chuveiro

Como Melhorar a Acústica do Estúdio de Gravações Cantando no Chuveiro

Gosta de cantar no chuveiro? Vamos usar o chuveiro para entender como melhorar a acústica do estúdio de gravação e compreender como o banheiro transforma nossas vozes como mágica. Continue lendo e descubra…

Todo mundo um dia cantou ou canta no chuveiro, seja para celebrar um dia feliz ou para ouvir a sua voz reverberada dentro daquele pequeno espaço fechado. A ideia de aproveitar a acústica do banheiro para cantar, pode parecer boa para cantores de chuveiro, mas funciona muito melhor como exemplo de “como não deve ser a acústica” da sala de gravações do seu Home Studio.

Dentro do banheiro temos as paredes muito lisas, quase sempre recobertas por azulejos, além do teto forrado com PVC ou laje de concreto. Com exceção aos banheiros dos famosos, um banheiro não é um local muito grande, nem tão cheio de objetos absorvedores de som. Se você tiver um pequeno tapete na porta, talvez ele possa ajudar a organizar essa bagunça acústica.

Porque Gostamos de Cantar no Chuveiro?

mulher cantando chuveiroSe você observar bem, no banheiro não existe nada que possa ser considerado “positivo” para a acústica de uma sala de gravações.

Por outro lado, o banheiro é capaz de criar um efeito especial na voz chamado “Reverberação”, esse é formado pela sucessiva reflexão das ondas sonoras pelas paredes do banheiro, isso é causado principalmente pelas dimensões reduzidas do ambiente. Quanto menor a sala, mais rápidas as reverberações, mais empolgado (a) o cantor de chuveiro. Essa reverberação cria outro efeito: a possibilidade de ouvir a sua própria voz, e isso somada à mixagem direta da sua voz viajando pelos ossos do crâneo, cria um efeito mágico, capaz de impressionar até os cantores mais experientes.

A Sala de Gravação Precisa ter a Acústica Neutra

homem cantando feliz studioSe você está pensando em levar o microfone para o banheiro, a fim de capturar aquela mágica toda, essa pode não ser uma boa ideia, por que não existe como gravar o som dentro da cabeça do cantor. Sem esse ponto de vista (audição), a mágica cai pela metade.

Durante o Curso de Home Studio Online nós apresentamos os problemas que ocorrem em uma sala de gravações e como resolver esses contratempos. Além disso, falamos sobre como é possível trabalhar em uma sala da sua casa, uma que tem a acústica naturalmente semelhante à de uma sala de gravações perfeita.

No final, você deve gravar tudo sem qualquer influência acústica, assim você poderá levar tudo isso para um programa de computador e manipular essas características acústica de acordo com o gênero e estilo musical.

A Moda dos Vocais Secos

Existem músicas que vão para o público sem qualquer adição de acústica na voz, outras usam muita reverberação na voz; um bom exemplo disso é o novo CD da Lady Gaga – Born This Way, a música The Edge of Glory.

Essa música ficou com um efeito bastante retrô, típico dessa fase da cantora, talvez seja uma inspiração nos anos 80, parece até com as gravações da Madonna. Não é considerado “errado” usar muito “reverb”, desde que você esteja gravando uma Pop Star desse naipe.

E você, o que acha de aprender sobre acústica cantando no chuveiro?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.