mulher ouvindo musica laranja

Se você procura um plug-in de Reverb VST de qualidade, hoje você vai conhecer um que eu coleciono e recomendo. 

O epicVerb é realmente um plug-in reverb muito interessante e pode ser o que faltava no seu home studio para dar aquele ambiente refinado aos seus vocais. 

Vamos conhecer um pouco sobre esse equipamento virtual e depois você pode fazer o download e testar você mesmo. Confira! 

Seu Home Studio Merece Um Bom Plug-in de Reverb VST

O que seria do home studio sem um bom plug-in de reverb? Você pode usar um plug-in de reverb em diversas situações, principalmente para ajudar a criar uma percepção de ambiente na sua mixagem. 

É verdade de todo bom software de produção musical possui algum tipo de plug-in reverb embutido.

Por exemplo: o Cakewalk By Bandlab possui uma série de plug-ins reverb muito bons, o que é ótimo para usarmos quando estamos mixando aqueles vocais mais aveludados.cakewalk by bandlab produtor home studio

Você pode usar um plug-in de reverb não só nos vocais, mas também pode usar o reverb nos violões acústicos, na caixa da bateria, no saxofone, pianos e violinos. 

Com tanta utilidade, não podemos nos dar ao luxo de escolher um plug-in de reverb de baixa qualidade. 

Imagine você usando um reverb que soa como uma latinha de leite ninho?

Em 95% dos casos, ninguém quer um som metálico, a não ser que você precise produzir esse tipo de timbre de propósito, como encontramos em alguns estilos de música eletrônica. 

Sendo assim, você pode começar a fazer a sua própria coleção de plug-ins e, até mesmo, instrumentos virtuais. 

O fato é que nem todos os plug-ins de reverb se encaixam perfeitamente no estilo musical da sua mixagem. 

Por isso, faz sentido usar várias marcas de plug-ins reverb, com diversos algoritmos e padrões de reflexão diferentes. 

Existem plug-ins reverb comerciais realmente incríveis, como o que você encontra nos pacotes de plug-ins da Waves Audio Platinum Bundle

Outro plug-in reverb Direct X que eu usei por anos é o que vem junto com o Sound Forge Pro que na época se chamava SonicFoundry Reverb

Hoje a Magix, dona do Sound Forge, oferece uma série de pacotes de plug-ins da linha EssentialFX Suite com seu eFX ReverbeFX Reverb

Veja que esses pacotes de plug-ins de áudio, apesar de valeram cada centavo, chegam facilmente a casa dos 200 Dólares, um investimento que pode não ser possível para a maioria de nós. 

É aí que você pode começar a considerar opções gratuitas e de qualidade, como é o caso do Bootsie epicVerb

O Que Fazer Se Você Ainda Não Sabe Usar Um Plug-in VST de Reverb

Se você ficou confuso ou confusa com essas terminologias do mundo da produção de áudio em estúdio virtual, você pode encontrar horas e horas de aulas detalhadas sobre como usar esses plug-ins reverb, maximizadores, compressores, no nosso Curso de Home Studio Online

Durante as aulas, você vai usar o Cakewalk By Bandlab que é um incrível software musical gratuito, bem como, verá como usar as ferramentas embutidas no software para realizar mixagens ambientadas, transparentes e acima de tudo: poderosas. 

As configurações ensinadas nesses tutoriais podem ser transportadas para um plug-in gratuito como o Bootsie epicVerb. Basta seguir o processo de produção e você nunca terá se preocupar com a possibilidade de perder o controle da sua mixagem. Você estará sempre no comando de tudo. 

Quando Reverb Demais Pode Ser Algo Ruim

É muito comum imaginarmos que o reverb é a única maneira de criar o ambiente de uma mixagem. 

Quando eu estava fazendo as minhas primeiras mixagens, também pensei dessa maneira, mas logo percebi que reverb demais só atrapalha. 

Aquele efeito mágico que os engenheiros colocam em suas mixagens é criado com outro tipo de ferramenta, chamada: potenciador de estéreo. 

Esse tipo de algoritmo “Stereo Enhancer” trabalha com a simulação de um ambiente 3D, onde você pode posicionar a fonte sonora em relação ao espectador. Isso cria incontáveis nuances de interações entre a fonte de áudio, o ambiente e como um espectador deveria receber esse som em um determinado ponto do espaço. 

Por outro lado, o reverb não cria qualquer efeito 3D, sendo apenas uma forma de simular uma percepção muito simplificada de um suposto ambiente. 

Na maioria dos estilos musicais, você não precisa usar muito reverb. Use sempre o mínimo de reverb possível e a sua mixagem vai agradecer por isso. Quando se usa muito reverb, certas frequências são anuladas. Isso é péssimo e deixa o alto-falante preso, sem dinâmica.

O Bootsie epicVerb é o Plug-in VST de Reverb Grátis Que Você Precisa

epicverb

O Bootsie epicVerb não é novo, mas é um dos meus plug-ins gratuitos preferidos. 

O epicVerb é um plug-in para reverberação que simula desde o ambiente de uma pequena sala para gravação de baterias e vocais, até os salões épicos que são conhecidos por sua alta qualidade. 

Ele pode ser configurado para produzir os mais diversos tipos de reverb sendo projetado para oferecer máxima flexibilidade e facilidade de uso. 

Sem dúvidas é um verdadeiro reverb estéreo de alta qualidade para ser usado em ocasiões especiais no seu home studio.

O epciVerb dispõe de dois diferentes modos de reverberação e 6 modelos de reflexões. 

Ele também possui os controles mais comuns em reverbs como "TIME", "DAMP" ou "PRE-DELAY" bem como a modulação da calda do reverb e um controle detalhado sobre cada padrão de reflexão. 

Oferece diferentes tempos de reverberação para as frequências altas e baixas, bem como, uma seção de equalização musical contendo dois equalizadores “BootEQs” e um filtro high e lowpass.

Como eu disse, estou gostando muito desse reverb, por sua facilidade de uso, suas predefinições excelentes e um som muito agradável. 

Eu não uso isso em todas as minhas mixagens, mas é muito bom ter um reverb desses na minha caixa de ferramentas.

O plug-in é compatível com PC – VST 32bits.

Clique aqui para fazer o download do Bootsie epicVerb 

A Variety of Sounds oferece esse plug-in epicVerb 1.5 em conjunto com algumas outras ferramentas de áudio em um arquivo zip compactado. 

Vale lembrar que alguns softwares musicais mais novos podem não reconhecer plug-ins VST de 32bits.

Em todo caso, esse plug-in foi escrito para usar as instruções de processador SSE2 a fim de acelerar a sua performance. 

Boas produções! 

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.