mulher lago ondas sonoras agua

Se você pretende melhorar a acústica do seu home studio, então vamos conferir duas formas de resolver os dois principais problemas acústicos de um estúdio de gravação. Confira!

Quando se trata de construir uma sala de música em casa ou um home studio, a acústica é um fator que precisa ser levado em consideração. O maior erro que muitos proprietários de estúdio cometem é o de gastar uma quantidade significativa de dinheiro em equipamentos de áudio caros, negligenciando o projeto acústico da sala, não instalando nem mesmo os tratamentos acústicos mais básicos. 

O resultado desse erro é sempre um enorme desperdício de potencial em recursos mal distribuídos e empregados. Ações desse tipo podem atrasar e desmotivar o desenvolvimento de um home studio até o seu máximo potencial. 

Como dizem os sábios: se você começa a perder recursos com o que não precisa, logo não terá para fazer o que precisa. 

Profissionais Fazendo a Acústica para Home Studio

profissionais instalando acusticaPara obter o melhor som e criar músicas com um som excepcional que funcione bem, dentro e fora da sala de gravação, a atenção deve ser dada aos requisitos acústicos mínimos do seu projeto de home studio específico.

Trabalhar com profissionais contratados para instalar diferentes tratamentos acústicos para o estúdio de gravação é uma boa opção, principalmente se estes possuírem experiência e o conhecimento necessário para executar o projeto. Estúdios de gravação de áudio projetados e construídos por especialistas, certamente produzem ótimos resultados. No entanto, este pode se tornar um projeto caro, algo que quase sempre está fora da realidade de quem empreende um home studio. 

Se você não tem acesso aos profissionais de acústica ou se você mesmo não possui qualquer experiência sobre como as ondas sonoras se comportam no interior de uma sala fechada, o primeiro passo é começar a estudar a física por trás das ondas sonoras. Mas não se preocupe, a lógica desses fenômenos acústicos é bem simples e logo você vai começar a prever como o seu som vai reagir em diversas situações. 

Faça Você Mesmo a Acústica do Seu Home Studio

bass traps triangularesOs donos de home studio podem se beneficiar, e muito, da prática Norte Americana do DIY (faça você mesmo), principalmente na hora de resolver esses problemas, como é o caso da acústica básica de uma sala de mixagens ou gravação. 

Nesse artigo sobre uma como fabricar a sua própria mesa de home studio (link para o artigo) você pode perceber que tudo depende de um pouco de empenho e coragem para se lançar ao desconhecido. 

Se você optar pelo método mais barato o "faça você mesmo", saiba que os futuros prietários de home studio podem encontrar uma vasta linha de produtos de tratamento acústico que, além de fáceis de instalar, podem custar apenas uma pequena fração do custo dos produtos instalados por profissionais.

Partindo dos painéis acústicos, bass traps, até as espumas de alta qualidade e tecidos que podem ser usados para criar painéis personalizados, os entusiastas do “faça você mesmo” podem encontrar praticamente tudo o que precisam para melhorar a acústica do home studio.

Na verdade, algumas lojas online ou offline podem oferecer conselhos para a construção ou a modificação da acústica de uma sala, com projetos, catálogos, manuais ou consultorias presenciais. 

Pacotes completos de acústica que possuem os componentes certos para aplicações específicas, tais como: home theaters, salas de controle do estúdio, camarotes e outros, podem simplificar muito o processo e reduzir o custo da construção da acústica do home studio.

A Primeira Forma de Fazer Acústica para Home Studio - Tratamento Acústico

acustica basica home studio absorvedores difusoresQuando pensamos em acústica, sempre pensamos em isolar o ambiente para que não deixe passar barulhos da rua ou dos vizinhos. A ideia mais comum nesses casos é imaginar uma sala cheia de cartelas de ovos por toda parte. Essa é uma daquelas ideias que estão gravadas no DNA das pessoas, porque essa moda de usar caixas de ovos existe até mesmo nos Estados Unidos. 

A verdade é que as caixas de ovos não isolam sons, de forma alguma, podendo ser usadas apenas como proteção para transportar ovos à longas distâncias. Brincadeiras a parte, dá pra usar caixas de ovos para desenvolver painéis acústicos DIY. Legal, né? 

O tratamento acústico é a primeira forma de acústica que podemos ou devemos trabalhar em um home studio. Isso inclui colocar painéis absorvedores acústicos em posições específicas de uma sala a fim de eliminar reverberações, sobras de graves, máscaras de áudio e outros fenômenos acústicos. 

O ideal é utilizar placas de espuma acústica, facilmente encontradas em lojas online. Por exemplo: uma medida básica para controlar sobras de graves é posicionar dois painéis de 50cms x 100cms atrás de cada monitor de áudio e mais dois em cada parede lateral. No fundo da sala, instale um quadro medindo 150cms x 150cms com superfície formada por cubos de madeira paralelos de diversos comprimentos, formando uma superfície irregular. 

Enquanto a espuma acústica  pode absorver as ondas sonoras, os cubos de madeira irregulares trabalham como difusores, espalhando as ondas que normalmente seriam refletidas de volta para a fonte, no caso os monitores de áudio. 

Normalmente, você vai precisar aprender mais sobre os fenômenos acústicos antes de conseguir bons resultados com seus arranjos acústicos. Tenha paciência e faça muitos testes o tempo todo. 

A Segunda Forma de Fazer Acústica para Home Studio - Isolamento Acústico

drywall drycellingO modo #2 de fazer acústica é um tanto confundido com tratamento acústico, mas quando você passar a entender o conceito por trás disso, vai perceber que as caixas de ovos estão muito longe de conseguir esse feito pródigo. 

Quando você tem uma rua bem barulhenta bem em frente ao seu home studio, você tem duas opções: a primeira é gravar durante a madrugada e lidar apenas com o barulho de um ou outro “playba” que estiver acelerando altas horas da noite ou a segunda, que é apelar para um isolamento acústico de verdade. 

O isolamento acústico é, basicamente, formado por uma estrutura semelhante a uma caixa dentro de outra caixa. A tecnologia mais conhecida de isolamento acústico para as paredes é chamada de Drywall (parede seca), que é basicamente formada por duas lâminas de gesso ou fibra de vidro reforçadas, separadas por uma grade, preenchidas com espuma acústica ou qualquer fibra com propriedades absorvedoras acústicas em forma de manta. Em muitos casos são inseridas mantas anti-chamas e anti-térmicas no interior dessas paredes ocas. 

Em apartamentos, além do drywall, você também pode precisar de um dryroof (teto seco) e até um drycelling (piso seco). A lógica do isolamento é, basicamente, drenar toda a energia das ondas sonoras. Como os materiais envolvidos no isolamento acústico são péssimos condutores de vibrações mecânicas, essas vibrações vão sendo amortecidas, camada a camada, até se dissiparem na forma de um calor imperceptível. 

Por outro lado, a fina camada de papelão das cartelas de ovos é condutora de vibrações e deixa facilmente o áudio passar de um ambiente para outro. Muito diferente de uma parede em forma de sanduíche, recheada de materiais absorvedores acústicos.

Agora que você conhece as duas formas de fazer acústica, pode optar pela primeira, fugindo, é claro, das ruas barulhentas e vizinhos festeiros. 

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.