Criando uma Audio Workstation Desk Brilhante

audio-workstation

Que tal colocar “as mãos na massa” e criar uma mesa de madeira personalizada para usar em seu Home Studio? E o melhor de tudo, você pode colocar seus equipamentos na posição correta e optimizar ao máximo o seu espaço de trabalho. Hoje vamos deixar uma ideia muito interessante sobre a criação de uma mesa para servir como estação de trabalho para seu estúdio de gravação. Continue lendo e descubra…

Às vezes é preciso planejar bem a montagem do nosso Home Studio e aproveitar ao máximo todo o espaço do ambiente, isso sem destruir a decoração do local. Isso pode ser feito se inspirando e copiando algumas receitas decorativas que deram certo visualmente. Você pode, com um pouco de dedicação, criar a sua própria “Audio Workstation Desk” (mesa para estação de trabalho de áudio) fazendo uma mesa tão incrível quanto a da imagem acima.

diy faca voce mesmoNos EUA é muito comum as pessoas “colocarem as mãos na massa” e criarem algo memorável a partir do zero. Esse tipo de projeto, feito em casa, é chamado de “DIY” (lê-se: Di-Ai-Uai) “Do It Yourself” ou em português “Faça Isso Você Mesmo”. Imagine que você precisa de uma mesa para colocar em seu Home Studio para deixar tudo muito mais bonito e mais organizado. Porém, você não pode simplesmente ir a uma loja e pedir uma mesa para Home Studio, até porque o vendedor não vai nem ao menos saber que isso existe. A não ser que você esteja em uma loja especializada em decoração para estúdios de gravação, algo que é bem mais difícil de encontrar. (Fica a ideia para quem fabrica móveis, criar um modelo específico para atender os donos de Home Studio.)

Já que você não encontra esse tipo de móvel pronto, você terá que pagar alguém habilidoso para construí-lo para você. Agora imagine-se vivendo na economia norte-americana, onde a mão de obra é bastante valorizada. Um simples trabalho de marcenaria pode custar várias horas de trabalho. Basta fazer uma conta simples e você vai gostar da ideia de se tornar uma amante do DIY, desenvolvendo suas habilidades com carpintaria e design de móveis, com muita facilidade.

Não importa qual seja o seu motivo, o fato é que, com um pouco de paciência, é possível fazer coisas incríveis em casa, inclusive uma bancada especialmente desenhada para acomodar o computador do seu Home Studio, bem como os monitores de áudio, talvez um teclado controlador e ainda, uma interface de áudio.

Outro ponto importante é criar uma aparência profissional para o seu Home Studio, porque se você tem um móvel que se adequa perfeitamente ao seu equipamento, isso pode criar um efeito estético favorável, que vai muito além da usabilidade da sua configuração. Afinal de contas, você vai passar boa parte da sua vida atrás dessa Audio Workstation Desk, então nada melhor do que caprichar nesse ponto.

Você Pode Construir Uma Mesa de Madeira para o Home Studio

homem construindo mesa

Nem todos possuem espaço em casa para manipular madeira, nem mesmo a possibilidade de fazer algum barulho extra ou ainda, a disponibilidade de materiais. Porém, com alguma imaginação e criatividade, somadas a uns dois finais de semana, tudo se torna possível.

Existe uma série de manuais que ensinam como trabalhar com madeira, MDF e coisas desse tipo. Se você não fala em Inglês, lembre-se que ainda é possível traduzir esses manuais usando as ferramentas do Google. Eu encontrei aqui alguns projetos gringos que podem ajudar você a construir a mesa ideal para o seu Home Studio.

Projeto de Mesa para Home Studio Minimalista

Esse projeto minimalista de mesa para Home Studio talvez seja um dos mais simples de serem realizados, porque utiliza móveis que você pode encontrar facilmente no mercado. A adição de uma fita de leds azuis pode dar um ar de modernidade ao projeto, o que é muito importante para garantir uma boa apresentação do seu equipamento de Home Studio.

mesa minimalista home studio

Observe como o criador do projeto aproveitou elementos como: uma simples mesinha de computador, um grande painel decorado, somados a alguns suportes metálicos encontrados em lojas de departamento.

Eu vou deixar aqui o link para o site do projeto onde você pode conferir algumas imagens do passo a passo de como realizar essa mesa para Home Studio minimalista, bem como a lista dos materiais que você vai precisar utilizar durante o processo de construção. Apesar do site estar em Inglês, as imagens são bastante intuitivas e certamente vão ajudar você a ter boas ideias para construir a sua própria mesa para Home Studio.

Projeto de Mesa Profissional para Home Studio

Esse é um projeto de audio workstation desk bastante interessante, porque acomoda ainda mais equipamentos e ainda, o seu desenho levemente arqueado, permite que esses equipamentos estejam sempre à mão. Além do mais, essa configuração transmite um ar de profissionalismo para o seu Home Studio, ao passo em que aproveita ao máximo o espaço disponível.

studio pro desk

Veja que nesse projeto, você praticamente não aproveita móveis prontos, pelo contrário, você trabalha o material que é basicamente MDF, além de poder aplicar uma acabamento com base em verniz escuro e/ou tinta sintética.

Vou deixar também aqui o link para que você possa conferir as imagens do passo a passo da criação dessa mesa para Home Studio profissional.

Planta em 3D Sketchup de Mesa para Home Studio

audio workstation 3d sketchup

Encontrei um projeto, disponível no site 3D Warehouse, com todas as medidas para você elaborar a sua própria mesa para Home Studio, capaz de acomodar toda a sua configuração em um espaço reduzido.

Você pode baixar essa planta, comprar algumas peças de MDF e começar colocar suas habilidades manuais a prova.

Criando Uma Mesa Para Home Studio a Partir da Sua Imaginação

mesa para estudio gravacaoSe você estiver um pouco mais inspirado, pode tentar criar algo novo a partir da sua mente,  usando como base os equipamentos que você já possui e as dimensões da sala que você pretende utilizar como Home Studio. Nesse ponto, você vai começará a se aventurar pelo mundo dos “móveis planejados”, uma habilidade que, além de produzir resultados muito interessantes, também pode se tornar em algo bastante lucrativo.

O DNA de uma mesa de Home Studio moderna é basicamente combinar uma mesa de madeira, inserir algumas luzes por baixo do tampo e recobrir com uma peça de vidro temperado transparente. Variando apenas as formas e as dimensões, você já tem o esqueleto de um móvel interessante, prático e bonito.

Escolha um Modelo de Mesa para Estúdio e Comece Hoje

Agora basta escolher um projeto para se inspirar ou para seguir passo a passo e logo você terá uma mesa para a sua estação de trabalho de áudio, que dará um toque de modernidade e originalidade ao seu Home Studio.

Desejo a você, uma boa carpintaria!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.