Como Monetizar um Estúdio de Gravação e Masterização

notas dolar maleta

O home studio é mais do que apenas o local para você criar seus produtos de áudio ou produzir suas músicas; é, também, um centro de produção de mídia poderoso, capaz de gerar lucros ao realizar os sonhos de muitos talentos em sua comunidade.

Uma dúvida comum para iniciantes em home studio é sobre qual o tipo de atividade que você pode desenvolver a fim de ganhar dinheiro, ou seja, transformar o seu home studio em um negócio de verdade.

Pois bem, um estúdio de gravação particular pode ser monetizado de diversas formas. Vamos dar uma olhada em algumas ideias de trabalhos que você pode fazer com seu home studio que você pode colocar em prática ainda hoje. Confira!

Quando você pensa em estúdio de gravação, a primeira imagem que vem à mente é a de alguém produzindo um álbum para algum artista famoso. Porém, essa é apenas uma das possibilidades que o home studio oferece, uma vez que você pode produzir uma quantidade quase ilimitada de produtos de áudio de todos os tipos. Vejamos agora, quais são os três exemplos mais comuns de trabalhos que você pode realizar em seu home studio.

Gravando Livros em Áudio no Home Studio

audiolivro mesa headphoneO mercado para livros em áudio está crescendo muito no Brasil, principalmente, porque  existe uma grande parcela da população que prefere ouvir o conteúdo ao invés de ler, seja por estar ocupado no trânsito das grandes cidades ou por ter uma agenda corrida demais para curtir um bom livro.

O audiolivro traz a possibilidade da evolução diária, sem ter que parar o que você está fazendo. Basta plugar os seus fones de ouvido no celular e começar a curtir os mais diversos conteúdos em áudio.

Apesar de no Brasil o mercado de audiolivros estar dando seus primeiros passos, nos EUA, os “audiobooks” são muito populares e representam um mercado de milhões de dólares. Para você que deseja aproveitar todo esse potencial de crescimento do audiolivro no Brasil, nada melhor do que você mesmo começar a produzir seus produtos de áudio em formato de livro em áudio.

Basicamente, um audiolivro é um conteúdo organizado e extenso, também dividido em capítulos, como em um livro. A ideia é que você possa consumir muita informação em pequenos blocos de conteúdo de aproximadamente aprox. 20 minutos cada.

Se você não sabe bem o que gravar, uma boa ideia é criar audiolivros didáticos com aulas complementares que podem servir há milhões de estudantes no Brasil e no mundo. Aquela apostila que você precisa estudar para passar no exame do concurso público pode ser transformada em um audiolivro e repetida dezenas e dezenas de vezes, até que esse conteúdo se torne um meme no seu cérebro. Como você já pode perceber, os áudio livros podem ser muito mais do que apenas conteúdos fictícios para entretenimento.

Se você não se considera um locutor, existem muitos talentos por aí que oferecem suas vozes por valores ínfimos, principalmente se for um locutor iniciante, que busca um espaço no mercado. Existem sites como o Workana onde você pode contratar profissionais freelancer com vozes incríveis.

Existe um locutor no Fiverr que imita perfeitamente a voz do Morgan Freeman. Eu já vi alguns conteúdos publicitários com essa voz, inclusive em português e o resultado ficou incrível. Agora, se você mesmo tem uma voz relativamente comercial, não há porquê não partir para o microfone e começar a gravar os seus primeiros ensaios. Quem sabe, você já consegue lançar uma apostila gravada em áudio e faturar alto na sua universidade?

O melhor de tudo, é que para gravar áudio livros, você só precisa de uma sala relativamente silenciosa, um notebook, um microfone USB, alguns softwares e o processo de produção  que eu ensino no Curso de Home Studio Online que vai ajudar você organizar tudo isso e extrair o máximo de qualidade da sua produção.

Gravando Jingles e Spots Publicitários no Home Studio

mulher apoiada em radio antigoProduzir jingles… Esse, sem dúvidas, é um trabalho muito interessante e que pode render muitos milhares de Reais, Dólares ou Euros para seu home studio.

Um jingle pode ser vendido por valores incríveis. Quantos Reais cobrar por um Jingle? Isso depende exclusivamente da sua habilidade com o comércio.

Grandes cidades são verdadeiras minas de ouro, no que se refere à propaganda em áudio. Esse tipo de peça publicitária pode ser veiculada em rádios (online ou offline), som ambiente em lojas, rádios de shopping, rádios de supermercado. Sem contar que em cidades pequenas existe uma modalidade de propaganda onde o equipamento de som é colocado em um carro ou moto, para que as pessoas ouçam a mensagem nas ruas. Uma atividade que é regulamentada em muitos municípios e, ao mesmo tempo, odiada em muitos outros.

O fato é que muitos home studios pelo Brasil estão dedicados exclusivamente a produzir essas pequenas peças de áudio, com uma circulação constante. Se você não possui o carro de som, ainda assim, é possível fazer uma parceria, onde você fica responsável pela criação das peças de áudio que serão veiculadas nesse carro de  propaganda. Nessa modalidade, você pode ganhar dinheiro pelo volume de trabalho, uma vez que essas propagandas mudam o tempo todo e você terá que ficar produzindo novos e novos criativos, frequentemente.

No caso da produção de jingles, você precisa ter um home studio muito semelhante àquele que você usaria para produzir audiolivros. Eu adicionaria um teclado musical ao seu home studio, prevendo a criação de alguns pequenos arranjos musicais de fundo que eventualmente possam ser necessários para enriquecer ainda mais os seus jingles, vinhetas e spots publicitários.

Se você está apenas começando a produzir esse tipo de conteúdo publicitário, recomendo que você sinta o seu mercado e perceba o que os seus clientes mais precisam. Então, especialize-se em produzir esse tipo de conteúdo, até que isso se torne algo banal para você, ou seja, tão fácil quanto descascar uma banana.

Masterizando Áudio Para Outros Estúdios de Gravação

musico deitado sobre equipamentos musicaisDentro do mundo da música existe um ciúme extremo, os egos costumam ser bastante exaltados e em alguns casos, isso chega a ser bizarro. Contudo, os estúdios menores (sem tecnologia), preferem enviar suas mixagens para estúdios dedicados à masterização.

Ocorre que o áudio, após sair processo de mixagem, ainda não está pronto para ser distribuído, porque quase sempre está com alguma anomalia elétrica, ruídos de fundo causados pela soma dos ruídos de cada canal, além de uma profunda falta de potência.

Curiosamente, por mais que você faça uma mixagem perfeita, você nunca conseguirá chegar a mais do que 75% o que precisa ser feito. Esse processo de masterização é muito benéfico para o resultado final e quando feito da forma correta, faz uma profunda diferença no produto final.

Basicamente, a masterização é um processo de análise das frequências do espectro auditivo presentes na peça de áudio a ser tratada. Com base nesses dados e aplicando um algoritmo, podemos corrigir essas deficiências da mixagem, principalmente trazendo o famoso “Punch” com todo o peso nos graves e a clareza que você sempre sonhou.

Enfim, se você se dedicar a aprender essas técnicas de masterização, provavelmente não vai faltar serviço para o seu home studio. Você pode cobrar um bom preço por cada peça de áudio que você masterizar em seu home estúdio de masterização. O seu nome e a sua reputação começarão a ganhar cada vez mais vulto, fazendo do seu pequeno home studio uma verdadeira máquina de produzir áudio de qualidade, sob demanda.

Você pode aprender uma técnica completa de matização em nosso Curso de Home Studio Online, aqui mesmo, no Home Studio Fans.

Essas são apenas algumas das formas de monetizar o seu estúdio de gravação. Com um pouco de criatividade, você pode até começar a vender seus produtos de áudio para o mundo inteiro ou mesmo, atender a clientes de outros países, como masterizador de áudio freelancer.

Boas masterizações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.