Um Programa para Gravar Músicas no Computador

programa para gravar musicas

Se você procura um programa para gravar músicas em seu computador, mas não sabe ao certo quais são os queridinhos da indústria, então vamos conhecer agora alguns softwares musicais importantes, que vão ajudar você a resolver o seu problema de gravar músicas com alta precisão e qualidade profissional. Continue lendo…

Um dos momentos mais importantes na história de um produtor de áudio iniciante é quando ele resolve se aventurar pelo mundo dos programas de áudio para computador. Existe uma infinidade de softwares, alguns são bastante conhecidos por todos, quase tanto quanto o Photoshop (editor de fotos) é popular para os leigos, mas outros sequer aparecem no radar dos iniciantes em produção musical em casa.

Há 20 anos atrás, quando eu comecei gravar música como meu computador PC, os programas de áudio estavam definindo suas capacidades. Foi impressionante ver esse mercado de software de áudio evoluir ao longo dos anos. Querendo ou não, a cada novo passo da indústria, uma centena de milhares de Home Studios ganhavam cada vez mais poder.

A boa notícia é que nesse momento, principalmente nos anos 2020, temos um cenário extremamente favorável para novatos em produção musical, seja pela variedade de ferramentas de software maduras para usar no Home Studio, quanto pela estratégia de algumas empresas de software que acabaram disponibilizando ferramentas incríveis a custo zero.

Em meio a tantos programas para gravar músicas disponível no mercado, você já deve ter até baixado algum aí no seu computador. Esse é um processo comum, eu tive o meu tempo de testar diversos softwares antes de me decidir por algum específico. Com o tempo, pude perceber quais programas para música eram capazes de suprir as minhas necessidades, resultando em uma lista que foi se adaptando com o tempo para se ajustar ao meu processo de produção.

No processo de produção musical em estúdio, utilizamos alguns softwares que fazem toda a diferença na hora de produzir áudio de qualidade. E se você está com um pouco de medo desse mundo novo dos softwares musicais, saiba que, normalmente, os programas para gravar músicas são relativamente fáceis de aprender. Eu tenho certeza de que logo você estará gravando suas músicas como você sempre sonhou!

Vejamos a seguir, quais são os programas para gravar músicas que podemos utilizar em um Home Studio:

Cakewalk by BandLab

cakewalk by bandlab tela mixer

Cakewalk by BandLab

Se você é mais velho em produção musical, deve ter ouvido falar do Sonar, um sequenciador MIDI, com suporte a instrumentos virtuais VSTi. O Sonar era um daqueles programas para música que todo mundo queria ter. O grande problema do Sonar para iniciantes era o fato de ser um software pago, custando algumas centenas de Dólares. Valia cada centavo, era um software maduro e com uma história marcante na comunidade de produtores musicais.

Eu mesmo dei aula de Sonar por muito tempo, até que… Em 2018, o Sonar foi vendido!

Sim, um investidor (filho de um magnata bilionário do petróleo) Cingapuriano chamado Kuok Meng Ru, the CEO da BandLab Technologies comprou da Gibson alguns ativos da Cakewalk, que incluíam toda a sua propriedade intelectual. A grande novidade é que relançaram o Sonar como Cakewalk by BandLab, mantendo e aproveitando a marca Cakewalk, muito valorizada pelos produtores musicais, e disponibilizaram o software gratuitamente para todos os usuários da comunidade BandLab. Incrível, não!?

O Cakewalk by BandLab é um programa musical extremamente completo, capaz de fazer praticamente tudo em um Home Studio. Você pode conectar um teclado controlador MIDI ao computador e orquestrar uma música através de uma interface MIDI, editando as notas musicais de forma visual. Você nem precisa ser um bom músico para conseguir executar aquelas músicas mais complexas. Esse tipo de funcionalidade MIDI é muito utilizada no processo de criação de arranjos musicais.

Além dos recursos MIDI, o Cakewalk by BandLab possui um gravador em múltiplos canais, capaz de executar cada instrumento em separado e com a possibilidade de realizar uma mixagem em tempo real em sua mesa de som virtual. Não fosse por isso, Cakewalk by BandLab ainda traz uma série de plug-ins de áudio e instrumentos musicais virtuais VSTi de alta qualidade para você começar a produzir música com um verdadeiro banco de instrumentos musicais de nível profissional.

Se você precisa de um programa para gravar e mixar músicas, o Cakewalk by BandLab é uma ótima opção. Você pode baixar o Cakewalk by BandLab gratuitamente clicando aqui.

Sound Forge Pro

Sound Forge Pro 14 Suite

Sound Forge Pro 14 Suite

Esse é um dos programas para música mais famosos do mundo. Provavelmente você já ouvir falar do Sound Forge em algum lugar. O Sound Forge Pro é dedicado somente à gravação e edição de áudio, ou seja, ele não foi feito para criar arranjos musicais, apenas para editar áudio. Além de editar, o Sound Forge Pro é capaz de gravar músicas, essa funcionalidade pode interessar a você que procura um programa para gravar músicas no computador. Atuando como um gravador em estéreo, o Sound Forge Pro é capaz de capturar horas e horas de áudio, criando uma representação gráfica precisa, que reflete com exatidão as características do áudio gravado. Após essa gravação, é possível fazer edições no áudio com muita facilidade e segurança.

Eu uso o Sound Forge Pro desde 1999, desde a versão 4.5 que tinha uma demora enorme a cada processo da edição por causa da função “Desfazer”. Corrigiram essa demora na versão 6 e depois disso, eu não tive mais do que reclamar.

Se você precisa masterizar áudio, produzir spots publicitários, seja qual for a sua intenção, o Sound Forge Pro é a escolha suprema sobre qualquer outro editor de áudio disponível.

Audacity – Gravar e Editar Músicas Grátis

Audacity tela audio sample

Audacity – O Editor de Áudio Grátis

O Audacity é um programa para gravar e editar músicas e tem a vantagem de ser totalmente grátis. Você pode fazer as suas gravações tal como no Sound Forge Pro, mas em um software com recursos profissionais e de código livre. Se você é usuário do Windows, Mac ou Linux é possível fazer o download do Audacity clicando aqui.

O Audacity não substitui o Sound Forge Pro, é apenas uma forma de fazer as mesmas coisas, com um pouco de desconforto. O Audacity ainda possui algumas limitações que não são percebidas durante fluxos de trabalho mais simples, mas que podem causar alguma irritação ao usuário em trabalhos mais complexos.

Basicamente, é sobre esses softwares que trabalhamos hoje no Home Studio Fans. Nossos alunos estão, nesse momento, criando seus Home Studios baseados sobre esses 3 softwares sensacionais. Experimente o poder desses poderosos programas para música e coloque a sua criatividade à prova.

Boas produções!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.