Por Que Montar um Estúdio de Masterização

masterizacao

Muitos são os caminhos que levam ao Home Studio. Também partem do Home Studio uma infinidade de criações musicais e auditivas incríveis. Se você está buscando uma forma prática de usar um Home Studio, vamos conhecer um jeito rápido e fácil de colocar seus conhecimentos e equipamentos para trabalhar! Continue lendo e descubra como…

Existe um monte de gente pensando em montar um estúdio de gravação musical a fim de trabalhar, produzir algo de valor para a sociedade; mas o que nem todo mundo sabe é que existem diversas formas de se trabalhar com um Home Studio. As pessoas podem, num primeiro momento, imaginar que um estúdio de gravação serve apenas para produzir álbuns, mas a verdade é que as possibilidades criativas são praticamente infinitas.

Praticamente tudo o que você pode ouvir em canais de mídia também pode ser produzido em um Home Studio. Por exemplo: as dublagens dos seus personagens preferidos, o áudio inteiro de um filme, qualquer som que você ouve no YouTube, Netflix, Spotify, etc. Sim, qualquer tipo de áudio gravado pode ser criado em um Home Studio. Tudo isso pode ser feito com muita qualidade, podendo competir de igual para igual com qualquer outro produtor de conteúdo.

Hoje eu uso o meu Home Studio para produzir o áudio de tudo o que eu publico nos meus cursos online, meus games, canais do YouTube, inclusive o áudio das minhas GamePlays é masterizado em meu Home Studio. No meu caso, estou sempre produzindo conteúdos que incluem áudio. Ter um áudio de qualidade é fundamental para tudo o que eu desenvolvo.

Sabe quem é, hoje, o maior cliente do meu Home Studio, o que compra e paga tudo o que eu posso produzir? Eu mesmo. É estranho, mas produzir áudio para seus próprios projetos é a maneira mais lucrativa e eficiente de monetizar um Home Studio. Em todo caso, se você ainda não tem nenhum projeto próprio, pode trabalhar na masterização dos projetos dos seus clientes.

Clientes de Estúdio Pedem Coisas Estranhas

mulher cantando microfone headphone preto e branco olhos fechadosQuando eu não tinha projetos próprios, trabalhava para uma infinidade de clientes. Se você já está com seu Home Studio montado, provavelmente já teve muitas surpresas com relação aos pedidos de seus clientes.

Alguns clientes querem tirar o vocal de uma música a fim de fazerem um playback, enquanto outros querem organizar uma sequência de suas melhores músicas em um pen drive, etc.

Até esse ponto, você pode perceber que todos esses pedidos são problemas simples e fáceis de resolver; contudo, existe um grande problema que você pode resolver, bastando para isso, ter o conhecimento e as ferramentas adequadas.

Sim, o problema da masterização do áudio.

Ocorre que existem muitos estúdios que não investem em “conhecimento” e acabam gravando por “instinto”, isso mesmo, sem saber direito o que está sendo feito. No final, o produto de áudio sai do forno com vários problemas técnicos; tudo isso por que eles não sabem como identificar e resolver esses problemas.

Tornar-se um especialista em masterização de áudio pode ajudar você a ter clientes padronizados, interessados em algo muito específico: consertar e finalizar o áudio proveniente da mixagem. Esse é um trabalho compensador e realmente lucrativo para ambas as partes.

O Que Faz Um Estúdio de Masterização de Áudio

macbook pro bancada vinil equipamentos de audioA masterização (pré-masterização digital) é um processo capaz de corrigir diversos problemas técnicos, tais como:

  • Ruídos e chiados provenientes dos microfones e cabos;
  • Ganho e normalização da raiz média quadrada de potência do áudio (RMS Level);
  • Acerto de fase do efeito estéreo;
  • Restauração de gravações antigas;
  • Edições, inserções e afins;
  • Conformação do áudio para os padrões técnicos comerciais da indústria da música;

Ao dominar esse processo, você é capaz de fazer uma verdadeira mágica em termos de qualidade de áudio, restaurando e masterizando o áudio dos projetos dos seus clientes. Se alguém aparecer com uma velha fita K7, você já sabe o que fazer para deixá-la com o áudio transparente, muito mais gostoso de ouvir.

Em resumo, se você não tem muito tempo para se dedicar a um Home Studio que faz qualquer tipo de trabalho, então a opção pode ser abrir um leque de possibilidades montando um estúdio de masterização. Você pode prestar esse serviço com muita qualidade e rapidez, deixando os seus clientes felizes. Ainda pode abrir portas para um projeto maior com o seu cliente enquanto ganha dinheiro com a masterização / restauração do áudio.

Trabalhando com o Seu Estúdio de Masterização

mulher jovem satisfeita ouvindo musica headphones folha vermelhaA ideia é essa: criar um estúdio de masterização em sua cidade e deixar que seus clientes o procurem.

Ainda é possível abrir uma parceria com uma loja de instrumentos musicais; assim todos os trabalhos de restauração de fitas K7, discos de vinil e áudios diversos serão dirigidos a você!

Também é possível masterizar o áudio dos Home Studios da sua cidade. Nesse ponto, talvez você esteja pensando: “Masterizar o áudio dos outros Home Studios!? Ué… Eles não sabem fazer esse trabalho sozinhos?” A lógica parece essa (fazer tudo sozinho), mas, na prática, a maioria prefere apostar em um especialista em masterização.

Você pode se tornar essa pessoa, alguém visto como a última opinião em matéria de finalização de áudio.

Como eu disse: eu fazia exatamente isso, os estúdios da minha região me procuravam para masterizar o áudio deles. Isso foi nos primeiros anos do meu Home Studio, antes de me auto contratar para realizar todos os trabalhos de áudio dos meus próprios projetos.

Enquanto você lê esse post, meus alunos online de Home Studio aprendem todo o processo de produção musical, incluindo a nossa fórmula exclusiva de masterização de áudio. Então, se você quer um método para masterizar áudio, que funciona de verdade, considere fazer parte da nossa classe no Curso de Home Studio – Fórmula HSF – Online.

A masterização de áudio digital é um procedimento técnico essencial para qualquer Home Studio que pretende conseguir que seu som funcione bem em qualquer tipo de equipamento de áudio, seja um simples celular ou mesmo um enorme sistema de som de palco.

Apesar de todo o esforço, equipamentos caros, softwares poderosos, sem a masterização não é possível alcançar o peso, a clareza e o vigor que exige uma produção corretamente finalizada.

E ainda, os diretores das emissoras de rádio, programas de TV, streaming online não toleram gravações de baixa qualidade, afinal, a reputação deles pode ser comprometida ao recomendarem produtos de áudio fora do padrão comercial.

Não fosse pelos diretores de mídia exigentes, o público está acostumado com um certo nível de qualidade. Esse mesmo público tende a rejeitar qualquer diferença de timbre, amplitude, equalização e potência que possa demonstrar a sua gravação.

Por esses e outros motivos, montar um estúdio de masterização é o mesmo que se tornar um ponto de luz e esperança para uma comunidade de produtores de áudio em seu entorno.

Boas masterizações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.