palco

Meu Home Studio foi passou por um processo natural de evolução, servindo como minha gravadora particular até a monetização como estúdio de masterização. Mesmo assim, sempre surgia um cliente querendo fazer alguma gravação mais elaborada, com algum efeito de áudio exclusivo. Um desses clientes queria colocar uma plateia de 20 mil pessoas em uma simulação de show ao vivo. Continua...

Meu cliente e depois amigo, (não vou citar o nome dele) queria homenagear as vítimas do tsunami de 2004, então ele fez uma música e queria muito divulgar tudo em um CD, um single. Além desse música ele incluiu algumas mensagens, algumas citações, ficou um trabalho interessante e exclusivo.

Simulando uma Platéia com 20 mil Fãs

smartphone gravando show ao vivoO ponto alto desse trabalho foi quando ele resolveu que aquela música teria que ser ao vivo. Como ele ainda não fazia shows para 20 mil pessoas, ficava quase impossível gravar isso durante uma apresentação. Pensei: vamos fazer isso usando um sample. Uma das tecnologias que permitem o Home Studio Digital ser tão acessível é a do sample.

O sample é a menor fatia de áudio que ainda representa um timbre ou beat.

Voltando à loucura dos 20 mil espectadores...

Vamos fazer usando um sample! Yes! Vamos sim! Isso vai ficar show! (literalmente)

Bom, daí pegamos um velho mp3 da música One – U2 ao vivo. No início da música tem um mega público gritando loucamente...

Copiando e Colando Samples de Áudio

equipamento estudio gravacaoFoi uma questão de copiar esse público para um arquivo wave, e inseri-lo no programa de gravação multicanal que foi o Samplitude Pro.

Copiei várias vezes, desenhei o volume para modelar a dinâmica e finalmente mostrei para o cliente... “Gritos – uahhh uahhh” Cliente – Calma meu povo... Eu sei que esse momento é muito especial... Vou mostrar uma música nova hoje (gritos!!!) Calma, calma...

Modelamos o público para se manifestar sempre que a letra permitia.

Vou buscar no meu arquivo essa gravação para contar essa história e poder mostrar o resultado. Foi muito engraçado e o cliente amou.

A Gravação Entrou para a História do Meu Home Studio

cds guardadosEssa gravação e outras (exóticas) entraram para o meu portfólio de estúdio, e eu sempre mostrava isso para os futuros clientes. Claro que tudo muito descontraído. No final meu Home Studio sempre produzia algo interessante.

Falo no passado porque desde 2009 eu me dedico ao Home Studio Fans e aos alunos do nosso Curso de Home Studio. Mesmo assim, meu Home Studio produz meus conteúdos internos. Claro, continua produzindo coisas interessantes.

Não há limites para o que é possível fazer com um estúdio de gravações particular.

Creio que a vida teria sido muito limitada e sem graça sem o meu Home Studio. Sem poder levantar 4 horas da manhã para gravar aquela nova ideia... Sem me envolver com tanta gente boa que curte e produz música de qualidade. Dentre outras coisas interessantes que só quem tem um Home Studio consegue desfrutar. E você, já tem o seu Home Studio?

Volto depois com muito mais!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO