Mesa de Som Virtual

Uma mesa de som virtual é capaz substituir completamente o equipamento físico? Essa é uma grande pergunta, mas antes de tentar responder, devemos entender um pouco mais sobre o que é uma mesa de som virtual e como ela pode te ajudar a realizar o seu sonho de montar um Home Studio. Vamos descobrir o universo das mesas de som virtuais e matar essa charada! Vamos lá?

Muitos músicos estão se sentindo muito confortáveis pelo excesso de equipamentos disponíveis dentro do estúdio. 

Agora, você pode estar pensando: “excesso de equipamentos?” 

Sim! Um monte de equipamentos virtuais estão a disposição de qualquer músico, a um custo muito baixo. A grande verdade é que a virtualização dos equipamentos de estúdio tem mudado a forma como a música é produzida e como é distribuída. 

Uma das grandes vantagens de se usar a virtualização de equipamentos para estúdio de gravação é a redução massiva dos custos iniciais para a montagem do Home Studio, porque o equipamento virtual custa muito menos que o seu equivalente real, com uma qualidade igual ou superior.  

Qualidade da Mesa de Som Virtual

slidefades console mixagemA mesa de som virtual tem qualidade, sim! Imagine que, em um mixagem físico, por trás de cada slide fader, botão ou led, existem fios ou circuitos analógicos. Os potenciômetros, componentes eletrônicos responsáveis por controlar a intensidade do sinal de áudio, são susceptíveis ao desgaste, imprecisões e falhas. Por isso, com o tempo, um mixer físico pode precisar de uma manutenção bem dispendiosa, às vezes trocando todos os componentes eletrônicos de um canal danificado. 

Por outro lado, um mixer virtual, emulado por um software na tela do seu PC, não possui qualquer desgaste ou possibilidade de falha, porque você está lidando com um algoritmo, algo que não se deteriora com o tempo ou sofre com influências externas. Essa é uma das grandes vantagens de se ter um mixer ou qualquer outro equipamento virtual: a total ausência de ruídos e interferências. 

Não Existem Ruídos na Mesa de Som Virtual?

O mixer virtual, como você viu, não pode produzir ruídos, porque não possui partes móveis. Desse modo, podemos pensar no ruído da mesa de som virtual como inexistente, mas devemos considerar o fato de que ao capturar nosso áudio, também capturamos o ruído da interface de áudio ou placa de som e esse ruído, por sua vez, está presente no áudio de cada canal que esteja sendo executado dentro do seu mixer. 

Sendo assim, a mesa de som virtual também lida com ruídos, porém não adiciona qualquer ruído extra ao sinal de áudio. Uma mesa de som profissional, sendo física, pode adicionar ruídos, coisa que a virtual não pode fazer.

Posso Aplicar Efeitos em Tempo Real Dentro da Mesa de Som Virtual?

Um mixer físico, naturalmente, pode processar seus sinais em tempo real, ou seja, você pode ouvir o resultado ao vivo. Em muito casos, você tem que organizar uma sessão de gravação mais complexa e precisa ouvir como vai ficar um efeito, uma distorção de guitarra, etc. Tudo isso é feito ao vivo, com equipamentos físicos normais.

bandlab cakewalk mixer virtual plugin vst fullConsole de Mixagem Virtual - Cakewalk by BandLab

Então, a modelagem ao vivo em um mixer virtual é possível?

Sim! Utilizando o hardware correto e um driver compatível com ASIO, sim, é possível mixar e aplicar efeitos em tempo real. Inclusive belas guitarras overdrive, como você pode encontrar no Guitar Rig 5 Pro (leia meu post no link), sendo limitado apenas pela potência do seu computador. 

No Home Studio, em 90% do tempo, você vai usar o modo offline para produzir as suas músicas. Isso significa que, mesmo que a sua interface de áudio ou placa de som não suportem um processamento de baixa latência, ainda será possível fazer as suas mixagens, usando uma série de plugins VST e VSTi ao mesmo tempo, integrando e promovendo poder para o seu mixer virtual. 

Como Conseguir Um Bom Mixer Virtual

Se você deseja trabalhar com um mixer virtual, também conhecido como “mesa de som virtual”, experimente conhecer o que estamos considerando como “a melhor DAW gratuita do mercado”. O Cakewalk by BandLab é uma versão gratuita do consagrado Sonar. Nessa versão, você encontra um poderoso gravador multicanal, um mixer virtual completo com suporte a plugins VST e VSTi. Você pode brincar com os plugins e instrumentos virtuais que já em embutidos no software, tais como: pianos, violinos, violões, bateria acústica virtual com diversos kits, além de uma série de plugins de efeitos, tais como: reverbs, chorus, compressores, limiters, etc. 

Cakewalk by BandLab capa instrumentos

O Cakewalk by BandLab é a base do nosso Home Studio e também é o que ensinamos durante o nosso Curso de Home Studio Online

Para você que já usou o Cakewalk Sonar no passado, vai perceber que todos os elementos da interface estão lá, em seus devidos lugares. A diferença mais impactante é que a versão da BandLab é gratuita, bastando apenas realizar uma inscrição em sua comunidade online e ter acesso ao instalador do software. Você vai encontrar uma versão demo do Melodyne (meu post sobre Melodyne no link) que se integra perfeitamente com a plataforma do Cakewalk.

Hoje, dá pra produzir uma música inteira dentro do Cakewalk by BandLab, deixando apenas a masterização para o Sound Forge Pro (software pago) ou seu equivalente Audacity (software gratuito). Mas e os arranjos? 

Sim, esse Cakewalk tem em seu DNA uma história bem sucedida como sequenciador MIDI para PC. Essa plataforma é o que podemos chamar de concorrente à altura do Pro Tools

Mas nem tudo são flores, assim como o Sonar, o novo Cakewalk não dá suporte ao MacOS, então você não pode usar esse software nos computadores da maçã.

O Melhor Mixer Virtual Para MacOS

A Apple é conhecida por desenvolver, ao estado da arte, seu próprio ecossistema. Eles fazem desde o hardware até o software. Como parte da sua estratégia a Apple criou pacotes de softwares criativos, como é o caso do famoso Final Cut Pro (edição de vídeo - eu uso e recomendo), Logic Pro X (contém um mixer virtual incrivelmente bonito e funcional), além do também famoso GarageBand, sem falar nos aplicativos menos famosos que dão suporte ao MacOS.

logic pro x mesa com teclado

Pode imaginar, você trabalhando com o Logic Pro X com seu incrível pacote de plugins, e masterizando tudo no Sound Forge Pro 3 para MacOS? 

Por agora, o jeito mais fácil para você colocar as mãos em um mixer virtual é baixando o Cakewalk By BandLab (link para a página oficial de download do software).

Esse é, sem dúvidas, o seu primeiro passo para ter um Home Studio. 

Boas produções!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.