O que é e como baixar o afinador de voz Melodyne Studio

Sabemos que nem todos os cantores são capazes de cantar afinado sem usar um bom afinador eletrônico. A boa notícia é que a tecnologia dos software musicais supre essa ineficiência vocal, tornando qualquer tipo de cantor em um verdadeiro Roberto Carlos. 

Agora, vamos dar uma olhada em um software afinador de vocais muito famoso, chamado Melodyne, e ver como esse tipo de programa está sendo usado pela indústria da música há mais de 20 anos. 

Se você está pensando em baixar o afinador de voz Melodyne, vamos conferir aqui alguns pontos importantes dessa ferramenta e o link para você baixar uma versão de testes… 

Vamos lá! 

Estivemos falando sobre o Justin Bieber aqui no blog e como ele admitiu usar o Melodyne para deixar sua voz mais legal de ouvir.

Aquele post foi polêmico, mas é claro que quando temos uma ferramenta dessas disponível, não há mal algum em usá-la. Afinal, a tecnologia musical existe para ajudar a corrigir os pontos fracos dos seres humanos, assim podemos nos tornar super-humanos. 

Acredite, cantar afinado, para muitas pessoas, pode ser uma tarefa quase impossível. Principalmente para aqueles que não possuem condicionamento psicológico, uma vez que eles cantam bem no chuveiro, mas falham miseravelmente quando estão frente a um microfone de estúdio.

O vocalista “trava” e reduz sua consciência em 50%, parecendo um amador. Essa questão psicológica é fundamental em qualquer tipo de atividade. Se você pegar um cantor performando mal em seu estúdio, alguém que você sabe que é um bom vocalista, provavelmente o motivo será psicológico. Ele precisa se habituar com o ambiente e com a responsabilidade de cantar sendo gravado. Deixe ele(a) à vontade e tente capturar esse áudio quantas vezes for necessário para que você tenha material suficiente para aplicar o Melodyne depois. Isso nos leva a seguinte questão: 

O Melodyne Pode Fazer Milagres?

cantor homem afinado

Como eu disse, o que antes era um dom de poucos (cantar afinado), agora pode estar ao alcance de quase todos. Eu disse: “quase todos”, porque um software afinador não faz mais do que pegar um timbre fora do tom e ancorá-lo na frequência correta. Dessa forma, para se ter um bom resultado, é preciso que o vocal tenha boa qualidade de timbre, com densidade adequada, assim o software terá o ingrediente perfeito para trabalhar. 

Por outro lado, se o cantor começar a vacilar no timbre, você pode até tentar afinar esse som, mas será o erro mais afinado da história. Grandes desafinações, também, não são possíveis de serem corrigidas, porque essas causam um resultado bastante comprometido. 

Melodyne x Auto-Tune

Agora, falando sobre o Auto-Tune, esse é o principal concorrente do Melodyne. O Auto-Tune é um software corretor de pitch baseado em escalas como matriz sonora, foi criado pela empresa Antares Audio Technologies em 1997, e funciona parecido com o Melodyne, sendo tão antigo e famoso quanto.

Muitos produtores dão vitória à tecnologia avançada do Melodyne, citando-o como “um software de outro mundo”. A fim de entregar mais valor ao usuário, a família Melodyne conta com a versão estúdio, podendo até arriscar algumas funções multicanais, sendo limitado apenas pela capacidade de processamento do seu computador. 

Explicando melhor, o Melodyne Studio não só trabalha a afinação das notas em tons monofônicos, mas também oferece a possibilidade de inserir séries de vocais, em vários canais, e até mesmo, acertar a afinação de um coral inteiro de uma só vez.

Melodyne Serve Apenas para Afinar Vocais no Estúdio?

cantora cantando azul

Quem trabalha com estúdio sabe que os solos das guitarras nem sempre ficam afinados, seja por alguma imperfeição no instrumento ou mesmo por algum erro do guitarrista. Em todo caso, essas pequenas desafinações instrumentais também podem ser corrigidas em tempo real com a ajuda do Melodyne Studio.

Rodrigo, e o show ao vivo? Nem o show ao vivo escapa, porque existem hardwares capazes de dar uma afinada nos vocais em tempo real, baseando suas correções em presets e escalas pré-programadas. Isso significa que os artistas podem dar uma relaxada no tom (até um certo limite) e tudo ainda estará soando maravilhosamente bem. 

Posso gravar meu áudio usando apenas o Melodyne?

Não seria esse o caso. Cada macaco no seu galho aqui. Melodyne, Auto-tune, são muito bons em corrigir tons, assim como o Sonar é muito bom para sequenciar MIDIs e aplicar instrumentos virtuais. Você vai precisar de softwares específicos para tarefas específicas. Se você é aluno aqui do Home Studio Fans, sabe que usamos vários programas, um para cada função no Home Studio, sempre aproveitando o melhor de cada um e aplicando o nosso processo de produção.

Link para baixar o afinador de voz Melodyne Studio

Você pode baixar uma versão de testes do Melodyne Studio clicando aqui.

Perigos ao Usar o Melodyne

Toda técnica funciona muito bem se você não conseguir perceber que ela está sendo usada. É como um veneno, que em doses controladas pode causar resultados positivos. 

Se você aplicar muita correção de afinação, vai acabar conseguindo o efeito Cher. Sim, da música Believe, da Cher. Vou deixar o vídeo aqui para você ouvir e perceber o momento em que o pitch é alterado de propósito. Aliás, que essa música, lançada em 22 de Novembro de 1998 (ano do Windows 98 e do filme Titanic), abusa do pitch, deformando a palavra “Believe”, além de carregar uma enorme quantidade de ecos no final da frase, formando uma cadência de “loves” bastante profunda.

Como você pode perceber, esse efeito era o creme do creme em 1998, além de ter sido aplicado à uma música linda. Peter Neubäcker fundou a Celemony Software GmbH só em 2000. Na verdade, esse efeito robótico é creditado ao criador do Auto-Tune - Andy Hildebrand, sendo popularizado pelo hit "Believe" da Cher antes mesmo de Kanye West. "Believe" ganhou um Grammy Award tornando-se o primeiro single mundial da cantora Cher com seu 23º álbum de estúdio, Believe.

"Believe" também marcou um recorde em 1999 após ficar 21 semanas no topo da Billboard Hot Dance Singles Sales.

Se você é aluno do Home Studio Fans, temos um workshop sobre Melodyne, onde apresento a ferramenta, como usá-la, além de mostrar exatamente o que evitar sempre que for corrigir um vocal.

Fizemos um arranjo completo da música For Your Babies do Simply Red e aplicamos o Melodyne na minha voz. É possível mover as vogais e afiná-las tom a tom, ouvindo e reouvindo até encaixar na harmonia do arranjo musical. O Melodyne é uma ferramenta muito poderosa, indispensável nos dias de hoje para qualquer tamanho de estúdio de gravação e/ou Home Studio.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.