sound forge vs adobe audition 3

Se você deseja saber qual editor de áudio é melhor, prepare-se para conhecer um software que surpreende até os profissionais mais conceituados da produção musical. Continue lendo...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Um leitor esteve questionando sobre qual editor de áudio seria melhor e como eles poderiam contribuir para o resultado final do produto de áudio. Essa é uma pergunta interessante e que revela ambas as qualidades desses dois poderosos softwares.

Criando o Som do Seu Estúdio de Gravação

mulher produzindo audio home studioUm dos grandes problemas do profissional que edita áudio em um estúdio de gravações é o método de trabalho. Alguns preferem utilizar certo tipo ferramentas combinadas com determinada coleção de plugins. Nesse universo de possibilidades, encontramos um público dividido entre as várias classes de softwares disponíveis no mercado. A lógica é simples: uns gostam do olho e outros do nariz. Gosto não se discute, o que importa são os resultados!

Como numa religião, dentro do estúdio temos nossos “rituais”, esses garantem que tudo estará onde deveria estar quando tudo terminar. O que posso garantir é que cada estúdio tem a sua religião, porém todos acreditam em “um resultado que agrade a todos”!

Visto o conceito, podemos começar a entender que “o som do seu estúdio” será diferente dos demais, tudo porque você usa um ritual diferente, faz coisas baseadas em teorias e experiências que resultam nas características do seu som. Essa é a personalidade do seu estúdio.

Mas o que isso tem a ver com Sound Forge Pro e Adobe Audition 3?

sound forge small"Muito simples: Tudo depende da sua doutrina de estúdio."

Por exemplo: Se você por algum motivo se identifica com a linguagem do Adobe Audition, então provavelmente vai gostar mais desse editor de áudio do que de qualquer outro.

Por outro lado, se puder escolher entre todas as opções disponíveis, então terá a oportunidade de iniciar sua jornada partindo de uma escolha em um determinado momento do software.

Pessoalmente posso dizer que escolhi usar Sound Forge desde que iniciei meu trabalho musical. Na época o Cool Edit Pro (depois veio a ser adquirido pela Adobe e batizado como Audition) era um software menos interessante que os demais. Atualmente o Sound Forge continua sendo muito forte, principalmente depois de ter sido adquirido pela Sony Creative Software e depois pela Magix.

Qual é o Melhor Editor de Áudio Afinal?

adobe audition telaAmbos são editores de áudio bastante completos, porém posso dar muitos pontos para o Adobe Audition 3 por suas funcionalidades extras. Imagine que além de editor de áudio, também é um ótimo gravador multicanal com suporte a MIDI, e ainda um mixer virtual onde é possível usar diversos plugins em tempo real. Se não bastasse, ainda exporta para CD com uma interface muito amigável.

Em resumo, se você precisa de um editor de áudio, o Sound Forge Pro é supremo, porém os “atrativos extra” do Audition 3 são muito interessantes para um Home Studio.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.