Tutorial Sound Forge Pro 10 – Como Reduzir a Velocidade da Música

reduzir velocidade música

Reduzir a velocidade da música no Sound Forge Pro 10 pode ser uma “mão na roda” para aqueles que desejam transcrever um solo de guitarra extremamente rápido, por exemplo. Vamos conhecer essa opção no Sound Forge Pro 10 e descobrir como é possível reduzir a velocidade do áudio. Continue lendo…

Para ilustrar melhor o processo utilizado para reduzir a velocidade da música no Sound Forge Pro 10, criamos uma vídeo aula detalhada. Dotado(a) desse conhecimento você provavelmente não terá mais problemas com solos de guitarra muito rápidos, mesmo os mais difíceis serão compreensíveis.

O Élastique Time Stretch é um plugin do Sound Forge Pro 10 que faz tanto a alteração da velocidade quanto de afinação. Assim é possível também aumentar a velocidade, sempre mantendo a qualidade do áudio.

O processo é muito simples e eficiente, você vai usar essa dica para muitas outras situações, muito além de solos para guitarra.

Claro, se você não quer uma ferramenta de edição de áudio profissional como é o caso do Sound Forge Pro, então podemos pensar em mais formas de reduzir a velocidade de uma música.

Como Reduzir a Velocidade de uma Música no Celular

music speed changerTodos estamos com nosso amigo de todos os momentos, o celular. Então, nada mais justo que ajustar a velocidade das nossas músicas usando um aplicativo. O Music Speed Changer é a resposta para você que só quer reduzir a velocidade de um música, sem precisar de um computador ou um editor de áudio mais completo.

Você alterar a velocidade dos seus arquivos de áudio em tempo real, assim dá pra ouvir o resultado antes de salvar.

Um grande problema que surge quando alteramos a velocidade do áudio é uma alteração do tom. É possível que a voz fique semelhante a de um esquilo, tipo Alvin e os Esquilos, a medida em que o tom fique mais alto. O Music Speed Changer possui um controle fino sobre a tonalidade e seu algoritmo é capaz de trabalhar a velocidade e manter o tom original, com o mínimo de distorção possível.

Esse aplicativo para redução de velocidade do áudio também é capaz de repetir trechos de uma peça de áudio, o que pode ser útil para transcrever algo a partir de outro idioma ou decorar uma parte mais complexa de uma música.

E para completar, o app também faz a inversão do áudio. Com isso é possível ouvir qualquer peça de áudio no sentido oposto, de trás para a frente.

Esse é o link para a Google Play do Music Speed Changer

Como Reduzir a Velocidade de um MP3

Agora, se você deseja fazer alterações de velocidade em seu lote de arquivos MP3, então o MP3 Speed é uma boa resposta. Funciona em PC, é gratuito, pequeno e traz um pacote de recursos muito semelhante ao das soluções anteriores. Como é um programa para usuários domésticos, é bastante intuitivo e funciona muito bem com arquivos MP3.mp3 speed 5 tela

Por exemplo, se você tem um arquivo MP3 com aquele rapper falando mais de 60 palavras por minuto, então basta selecionar o tempo da música após a redução de velocidade. Também é possível usar a função “pitch” para ajustar a afinação. Esses software possuem um algoritmo bastante semelhante, inclusive o resultado é parecido.

Link para download do MP3 Speed

Como Escolher um Software Redutor de Velocidade / Pitch

Fazer software é uma arte e como em todas as áreas da humanidade, nem todos conseguem produzir resultados satisfatórios com seus softwares. Eu gosto de usar softwares de estúdio para todas as minhas tarefas relacionadas a manipulação de áudio. Se você não possui um computador PC ou MAC, provavelmente vai ter que experimentar aplicativos de celular, como o Music Speed Changer. O problema dos apps, é que eles ainda não estão sendo usados por profissionais do áudio e por isso, ainda não há um suporte para os padrões de um estúdio de gravação profissional.

Um algoritmo de redução de velocidade pouco desenvolvido pode criar uma série de “artefatos” no áudio, resultado direto da fragmentação dos samples de áudio durante a redução ou aceleração da velocidade de reprodução.

Quando estamos acelerando o áudio, temos pelo menos 44,100 amostras por segundo para compactarmos em meio segundo, o que resultaria em um sample de 88,200 amostras por segundo. Isso resulta em um som bastante cristalino e cria até uma ilusão de qualidade.

Por outro lado, quando o som é desacelerado, pegamos os mesmos 44,100 por segundo e dividimos em dois segundos de 22,050 samples. Meu amigo, minha amiga… Isso gera um som péssimo, com sérios problemas de ausência de informação, e o som é inversamente oposto em qualidade ao áudio acelerado.

No estúdio, nós podemos desacelerar áudio sem perder a qualidade, isso porque é possível pegar um arquivo gravado em 96kHz, então até esse arquivo chegar aos 44,1Khz do exemplo anterior, o áudio estará com a sua qualidade mínima garantida.

Quando criaram o CD, fizeram um sistema mais barato possível, com o mínimo de qualidade aceitável. Estávamos acostumados com as fitas K7, assim qualquer coisa melhor do que isso seria incrível. Colocaram 16bits, 44,1Khz e isso era suficiente para todos ficarem felizes. Porém, atualmente o mercado está trazendo os Super Audio CDs com muito mais qualidade, usando um codec específico capaz de decodificar o áudio e oferecer qualidade mestre autenticada ou na sigla em inglês MQA-CD.

Apesar dos rumores de que poucos equipamentos conseguem reproduzir esse tipo de tecnologia, ainda assim pode ser o início de uma nova tendência, algo importante para o mundo da música gravada.

Acenda ao Próximo Nível

homem usando laptop mesaSe você deseja aprender muito mais sobre Sound Forge Pro 10, nada melhor que o Curso de Home Studio Online que está disponível aqui no Home Studio Fans.com. Nem sempre é possível descobrir tudo que um software é capaz de fazer simplesmente “fuçando” em seus recursos, é preciso uma boa base teórica por trás disso.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.