Programa Para Tirar Ruidos da Musica

Se você está procurando um programa para remover ruídos de áudio das suas gravações,  então vamos dar uma breve espiada no que você pode fazer para conviver ou até mesmo corrigir esses ruídos indesejados. Veremos pelo menos duas abordagens que você pode usar para remover ruídos e também, meios de evitar que esses ruídos ocorram. Vamos lá?

Os Principais Ruídos de Áudio Que Encontramos em um Home Studio

cachorro ouvindo ruidosEstivemos falando sobre como restaurar o áudio saturado de uma música, em um vídeo nosso canal do YouTube e esse é um tema bastante controverso, porque às vezes nos deparamos com problemas sem solução, ou a solução não agrada pela sua simplicidade ou ainda, as pessoas não acreditam que sua gravação foi para o espaço sem ao menos participar de algum treinamento da NASA. Sim, suas gravações podem ir para o espaço com muita facilidade, principalmente se você não estiver utilizando um processo de produção decente para executar as gravações, a mixagem e até mesmo a masterização.

Se um cuidado muito grande não for aplicado, sua gravação pode tornar-se mesmo um “circo de horrores” impossível de controlar. Por isso o slogan da Fórmula HSF fala sobre “Mais Controle =  Alta Qualidade”.

Se o ruído for de origem de “perda de dados” como é o caso da saturação, como muitos dizem: o áudio "rachou”, “estourou”. Então, infelizmente vou ter que reforçar aqui que não há nada o que se fazer com esse áudio para que ele fique bom outra vez. Você perdeu dados quando os limites dos equipamentos foram excedidos, e naqueles instantes nada foi gravado, a não ser um pico contínuo de eletricidade, sem nenhuma informação que possa ser recuperada.  Por isso, novamente para que fique bem claro: é praticamente impossível recuperar áudio saturado, ok?

Outro tipo de ruído, que é possível recuperar, é o  ruído branco do Universo. Eu já tinha falado da NASA, agora venho falando de ruído branco do Universo, logo teremos que mudar o nome do site para Home Studio Astronomia, não é verdade? Brincadeiras à parte, existe sim um ruído por toda parte, que é chamado de “ruído de fundo” que é proveniente do espaço exterior, ou seja lá o que existir lá fora.  

Fato é que esse tipo de ruído de fundo espacial, pode sim, invadir o seu estúdio de gravação, muitas vezes ele é tão pontual quanto um britânico e aparece toda vez que você vai gravar o seu áudio. Não é muito difícil encontrar um mixer de R$ 40,000 apresentando esse ruído de fundo. O que é totalmente normal se estiver flutuando abaixo de -50 decibéis. Eu não sou enjoado, nosso padrão só considera ruído, algo que esteja mais forte do que -50 dBs.

Lembrando aqui de outro ruído, é o das fontes de rádio que estão por todo o planeta Terra...  É verdade, hoje eu estou muito astronômico mesmo. A verdade é que existem comunicações em uma variedade enorme de frequências de rádio, desde as mais altas até as mais baixas, algumas delas transmitidas na faixa dos Kilo Hertz e acredite; se tivéssemos bons ouvidos, poderíamos ouvir essas ondas de rádio de alguma forma, porque elas estão dentro do nosso espectro auditivo.

Depois, quero fazer um vídeo mostrando essas ondas de rádio e até um caso curioso de um álbum de um artista muito conhecido mundialmente, onde um desses sinais de rádio acabou aparecendo na gravação, sendo replicado no disco e até mesmo vendido para milhões de fãs. Um exemplo clássico de interferência de RF numa gravação de um estúdio muito conceituado da grã-bretanha.

Então, se você tem algum ruído desse tipo, não se desespere, por que é bem possível resolver esses problemas, até mesmo antes de gravar. Como você vai conferir logo a seguir.

Como Tirar Ruídos das Músicas Depois de Gravadas

laptop headphones audio gravadoSe você gravou tudo, e mesmo tendo feito o dever de casa direitinho ainda tem um ruído  de fundo maior que - 50 decibéis, a solução para isso é utilizar algum software removedor de ruídos, que é o que você pensou em fazer e por isso você está aqui me ouvindo falar sobre ruídos.

Sem mais delongas, posso recomendar a forma mais eficiente de remover ruídos que é utilizando um plugin Direct-X como por exemplo o Noise Reduction, que acompanha o  Sound Forge Pro. Esse é o exato plugin que eu uso para fazer a masterização e é um dos que eu acredito que dá os melhores resultados para você que deseja tentar recuperar alguma gravação.

A Waves Audio também produz alguns bons plugins para redução de ruídos, como o Z-Noise e o X-Noise, além do W43 Noise Reduction Plugin. Esses plugins são incríveis e são capazes de fazer exatamente o que você precisa para eliminar os ruídos. Esses ruídos só não vão sair se forem artefatos muito grandes, ou problemas de perda de dados no áudio como no caso da saturação de áudio, é claro.

A waves possui uma vasta gama de plugins, sendo os mais baratos, como o Noise Supressor que serve apenas para remover os ruídos mais simples como os dos microfones, ou o X-Noise que possui muito mais recursos e serve para remover os ruídos mais complicados do seu áudio. Eu falo muito mais sobre como isso tudo funciona dentro do Curso de Home Studio - Fórmula HSF e se você ainda não é aluno, clique no link logo abaixo, confira todos os detalhes e se inscreva ainda hoje, porque assim você poderá ter contato com essas ferramentas, no ambiente real em que elas trabalham.

Existem algumas pessoas utilizando apenas o Audacity para remover ruídos, mas essa não é uma tarefa muito simplesinha e pode ser que só o Audacity não seja suficiente para resolver o seu problema, sendo assim, dessa vez eu vou deixar o Audacity de fora, aqui.

Prevenindo Ruídos no Áudio Antes de Gravar

luzes radio dialDizem que prevenir é melhor do que remediar e nesse caso eu também concordo que prevenir esses ruídos é a melhor forma de chegar ao final da nossa produção, sem mais problemas.

Comentei no outro vídeo sobre 5 Dicas para Melhorar o Áudio do seu Home Studio e lá eu citei a importância de um aterramento no computador do seu sistema de áudio, e também em tudo que estiver envolvido no processo de captação do áudio, para resolver o problema da captação de RF, as tais frequências que poluem a nossa atmosfera e que vem de todo tipo de equipamento que você possa imaginar: desde os roteadores wi-fi, celulares, rádios FM, motores de veículos e uma série de outras fontes inimagináveis que produzem RF. Então, a melhor solução para isso é mesmo um aterramento, que vai resolver quase completamente esse tipo de problema.

Usar bons conectores de áudio também é uma ótima forma de evitar ruídos, cuidando para que esses cabos fiquem sempre intactos e não sofram qualquer dano, caso você pise neles ou passe por cima deles com a rodinha da sua cadeira executiva.

Equipamentos caros não vão te salvar dos ruídos, por isso você também deve cuidar dos seus equipamentos, independente do preço deles, até porque circuitos supressores de ruídos removem detalhes do seu áudio que não podem ser removidos de forma alguma.

A Educação é a Melhor Ferramenta para Remover Ruídos de Áudio das Suas Gravações

menina gritando no megaphoneFinalmente, eu acredito que a educação seja a melhor ferramenta que você pode usar para ajudar a reduzir ruídos nas suas produções, sejam aquelas que já estão prejudicadas - usando softwares, como esses que nós citamos aqui - ou até mesmo ajudando você a observar todo o seu processo produção, para que você não erre e seja vítima de alguma onda RF intrusa, vinda sabe Deus de onde.

Esse foi um breve apanhado sobre remoção de ruídos, e eu volto a falar mais em detalhes sobre esse assunto em um futuro workshop exclusivo.

Espero que essas dicas possam ajudar você a lidar melhor com o seu processo produção e que você obtenha excelentes resultados nas suas futuras produções.

Acredito que é importante que você conquiste a sua independência, para que você mesmo possa compreender como tudo isso funciona e que esteja preparado(a) para resolver qualquer tipo de problema técnico que venha a surgir durante as suas sessões de gravação.

Boas gravações!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO