Produzindo Áudio de FilmesQuem nunca pensou em produzir seu próprio filme? Se você for se aventurar pelo mundo do cinema, antes deve conhecer esse truque, muito utilizado por Hollywood, para criar uma experiência auditiva impactante para o seu espectador. Vamos desvendas os segredos por trás dos sons dos filmes! Confira!

Por estarmos dentro de nossos Home Studios, podemos sentir um pouco do que é feito nos bastidores da produção de um filme; principalmente no que se refere ao áudio e sua masterização. Não é muito incomum vermos futuros cineastas montando seus Home Studios, mesmo porque é possível usar a estrutura do estúdio de gravações em casa para produzir a trilha sonora do longa metragem. Como vimos em Criando o Áudio para James Cameron no Filme Avatar, o processo de produção pode ser conduzido a partir de um Home Studio.

Você Pode Produzir o Áudio do Seu Filme no Home Studio

video home studio computadorA indústria do cinema está ficando cada dia mais quente no Brasil, sendo assim, nada melhor que fomentar a criatividade e partir para a produção de filmes "Made In Brazil", coisa que o nosso povo merece. Se você sabe que o mercado cinematográfico "está para peixe", então não deve temer qualquer prejuízo, porque no máximo, você vai terminar com um filme seu, sendo divulgado no YouTube.com, vendido via DVD e exibido nas melhores salas de cinema.

Uma grande tendência em relação a áudio de filmes são os efeitos sonoros com vantagem dinâmica muito acima do convencional. Quando estiver mixando o áudio do seu filme, colocando os efeitos sonoros, observe que a dinâmica do áudio também ajuda a contar uma história. Filmes de ação usam e abusam dos efeitos sonoros para enfatizar suas cenas. Uma simples agulha caindo no chão pode causar um estrondo sônico. Os filmes atuais são bastante barulhentos, desse modo você vai usar muitas trilhas do seu Samplitude Pro, uma para cada barulho.

Truque para Surpreender o Espectador

mulher maravilha filmeNos anos 60, os filmes tinham o áudio bastante previsível, você podia sair da novela e passar para o filme sem ter que alterar o volume da TV. Atualmente é muito comum os filmes serem mixados e masterizados em surround 3D 5.1, além de abusar da dinâmica. Um bom exemplo disso são os filmes de 2011, principalmente os épicos, onde é muito comum os diálogos estarem com seus níveis de RMS muito abaixo dos efeitos sonoros (trovões, espadas cortando, etc.), isso pode ser notado ao passamos de uma cena com muito diálogo para um ápice de ação. Os engenheiros de áudio da Califórnia estão trabalhando para surpreender o espectador usando um truque simples de mixagem. Colocam os diálogos bem abaixo do normal, forçando você a aumentar o volume do seu Home Theater, depois despejam áudio com toda vontade durante os refrães cinematográficos dos filmes (momentos de ação e emoção).

Podemos discernir qual o ano de produção de um filme apenas ouvindo seu estilo de masterização.

E você, esteve prestando alguma atenção aos áudio dos filmes?

Abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se quer aprender mais sobre Home Studio, eu deixei um link para um eBook onde compartilho os 3 Segredos do Home Studio que vão ajudar VOCÊ a entender melhor, como montar um Home Studio de qualidade e fazer gravações realmente incríveis, ainda HOJE (sem investir em equipamentos caros). Clique aqui e pegue o seu eBook.

EU QUERO MEU EBOOK!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.