Estúdio de Gravação Particular – Luxo ou Necessidade Básica?

mae e filha no campo

Ter um estúdio de gravação particular é um luxo ou uma necessidade básica fundamental?

Para muitos, a resposta pode ser a diferença entre ter qualidade de vida e tempo para criar os filhos ou continuar vivendo em meio a correria, trabalhando em projetos de terceiros. Vamos descobrir as principais vantagens e desvantagens de se ter um estúdio de gravação só pra você! Continue lendo…

Estive observando o estilo de vida dos milionários e super-ricos. Algo que me chamou a atenção foi o fato de que eles gostam de tudo o que pode tornar a vida mais fácil e agradável. Estão à procura da melhor experiência de vida. Tudo isso se traduz no fato de que muitos, além de terem muito dinheiro, ainda possuem um estilo de vida admirável. O que é mais empolgante é que eles podem viver constantemente próximos da família, ver o filhos crescerem. Isso não tem preço.

“Dizem que é muito fácil de se contentar com o melhor.”

O melhor que podemos tirar dessas pessoas que sabem aproveitar a vida e não se tornam escravas do trabalho é exatamente o “estilo de vida livre”.

Home Studio = Estilo de Vida Livre

mulher cantando headphones olhos fechados fundo laranjaEstou falando da liberdade de trabalhar sem horário e sem patrão, isso é um sonho para muita gente. Essa liberdade pode ser conquistada através do conhecimento.

Talvez a pessoa que não se sente livre está apenas precisando aprender algo restrito, algo que poucas pessoas sabem. Conhecimento liberta. Isso é fato.

Ter um estúdio de gravação em casa pode parecer muito exagerado para algumas pessoas, mas na realidade esse tipo de atividade produz um estilo de vida que muitos super-ricos não tem. Não pelo dinheiro, mas pela comodidade de trabalhar em casa.

O home recording studio (estúdio de gravação em casa), permite que o produtor musical realize boa parte do trabalho perto da família, próximo dos filhos. Isso é maravilhoso, visto que nem todos tem essa oportunidade na vida.

Home Studio é Algo Apenas para Músicos?

mulher sorrindo microfone fundo cinzaTer um estúdio de gravação musical é só para músicos? Essa é uma pergunta que muitos fazem, porque essa é uma dúvida bastante comum. A resposta é simples: se você tem vontade de ter um estúdio de gravação, não importa onde você deseja estar, se dentro ou fora dele.

Talvez você não toque nenhum instrumento, mas ama música como ninguém. Então, nada mais justo que convidar alguns músicos para tocar em seu estúdio de gravação, por prazer ou remuneração.

Tocando instrumentos ou não, você pode coordenar grandes projetos e delegar tarefas a uma meia dúzia de músicos freelancers ao redor do mundo. Isso significa que você, para ser dono de home studio, não precisa sequer ser um músico.

Contudo, nada pode impedir que você comece a estudar música, principalmente teoria musical, assim você pode ter um maior entendimento sobre como uma música funciona, o que vai permitir que você produza arranjos musicais e crie peças de áudio ainda mais complexas.

O instrumento que eu recomendo para quem deseja aprender música para tocar no home studio é o teclado musical. Dominar o teclado vai ajudar você a compreender como as notas estão dispostas em escalas, peculiaridades como os acidentes entre as notas ficam muito claras quando você estuda o teclado.

E ainda, o teclado controlador MIDI é a interface de instrumento virtual mais popular em um estúdio de gravação, o que significa que, uma vez dominado o instrumento, você poderá atribuir a ele o timbre de qualquer outro instrumento virtual, incluindo os samples de bateria realistas. Portanto, se você quiser se tornar um dono de home studio, que também é músico, a melhor escolha de instrumento musical é sempre o teclado.

Home Studios Não Produzem Apenas Música

musico produzindo podcasts home studioÉ um pensamento comum atribuir o home studio musical à produção de arranjos musicais, álbuns e afins. No entanto, produzir música é apenas uma das possibilidades que um home studio oferece.

Imagine que tudo o que você ouve em seu smartphone, desde a música que toca quando alguém te liga (ringtone), passando pelos audiolivros que você ouve, até o som dos vídeos que você assiste no YouTube, tudo isso pode ser produzido em seu home studio.

Agora, imagine o poder que você tem quando é capaz de produzir mídia de qualidade para distribuição em massa. Imaginou?

Hoje eu dedico 100% do meu tempo ao blog e ao YouTube, mas quando o meu home studio estava aberto ao público, sempre aparecia algo totalmente novo para ser produzido.

A coisa mais diferente que eu cheguei a produzir foi um projeto com um produtor, onde ele criou algumas músicas com temas populares, um delas era sobre o tsunami da Tailândia que havia comovido o mundo em 2004. A letra é bem interessante, mas o mais bizarro é que ele me pediu para colocar um público ao vivo de 20 mil pessoas, que reagia com a entrada dele no palco e tudo mais. Ficou bem original.

Esse projeto que envolvia uma ambientação ao vivo e as falas do amigo produtor, com trechos musicais que ele havia criado, não requereu o uso do teclado musical. Mais uma prova de que nem sempre é preciso ser músico para produzir coisas super interessantes com um home studio.

Outro tipo de produção que tem uma demanda enorme é a gravação de jingles publicitários. Esse tipo de produto de áudio, quase sempre, utiliza apenas duas pistas de áudio em seu console de mixagem. Por exemplo: você coloca uma música de fundo em um canal e a locução em outro. A mixagem desse material também é bem fácil, do mesmo modo a masterização, e ambos os procedimentos envolvem um método um pouco diferente de uma música com arranjos densos.

Outra possibilidade que o home studio oferece é a produção de um podcast sobre algum tema popular. Pode ser qualquer tema que você imaginar. Você pode distribuir esse podcast no Spotify, iTunes e uma centena de outros serviços de podcasts cheios de ouvintes. Além do mais, você pode monetizar esse podcast promovendo algum produto, relacionado ao seu assunto, em troca de uma remuneração fixa ou por performance de vendas. Se você for partir para esse nicho, recomendo que você estude, sobre marketing e vendas, com bons livros sobre o assunto.

Eu poderia listar mais de 100 tipos de produtos de áudio possíveis de serem produzidos em um home studio. As possibilidades de produção em um home studio são praticamente infinitas.

Finalmente, ter um estúdio de gravação pode ser um luxo para quem apenas admira a possibilidade de produzir áudio de qualidade em casa. Por outro lado, um home studio é uma necessidade básica para todos aqueles que desejam produzir música ou qualquer outro produto de áudio, sem ter que pagar fortunas pelas várias horas de gravação.

Um home studio pode significar, além da liberdade: infinitas possibilidades de criação, desenvolvimento pessoal e sucesso.

Cada caso é um caso, mas a grande verdade é que o conhecimento e o home studio podem modificar a sua vida para melhor em todos os sentidos. Isso é o que realmente importa.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.