Melhor Programa para Fazer Vinhetas

Melhor Programa para Fazer Vinhetas

Procurando um programa para fazer vinhetas? Vamos dar uma olhada em 3 programas de áudio muito interessantes e poderosos, tudo para que você possa produzir suas vinhetas com a ferramenta certa! Confira!

O melhor programa para fazer vinhetas, na minha opinião, é a soma do Sound Forge Pro com o Cakewalk by BandLab, porque esses dois softwares oferecem o maior suporte a edições precisas, complementos via plugins VST3 e interfaces gráficas muito intuitivas. Usar o Sound Forge é quase como moldar o áudio com as próprias mãos, enquanto o Cakewalk permite libertar o seu vinheteiro interior.

Estivemos falando sobre como fazer vinhetas aqui no site, mas quando o assunto é criar vinhetas profissionais, uma das maiores dúvidas é justamente a escolha do melhor programa para fazer vinhetas.

Qual programa de áudio devemos escolher, pode ser um tema bastante subjetivo, uma escolha pessoal de cada um, mas é interessante ter uma boa base técnica antes de partir para a parte criativa do processo de construção das vinhetas.

Programas para Fazer Vinhetas Profissionais

Durante o processo de criação de vinhetas, usamos normalmente um programa de edição de áudio, este deve conter todas as ferramentas necessárias para realizar a gravação, edição e masterização da peça de áudio que vai se transformar na vinheta.

Outro ponto interessante é sobre o tipo de programa para fazer vinhetas. Sempre que temos um programa feito para o público em geral, podemos imaginar um programa para fazer vinhetas que faça quase tudo sozinho. Porém, se você deseja produzir vinhetas profissionalmente, terá que assumir a abordagem mais complexa dos programas de áudio profissionais.

Em muitos casos, a vinheta pode precisar de um arranjo musical de base, isso vai exigir mais do que um simples editor de áudio. Nesses casos, você vai precisar de um software tipo “sequenciador MIDI”, com instrumentos virtuais para realizar essa tarefa de criar uma trilha sonora a partir do zero.

O melhor programa para fazer vinhetas vai depender da complexidade da produção que você quer realizar. Por isso, podemos começar com um simples aplicativo para fazer vinhetas como o Lexis Audio Editor, até um software completo, como é o caso do CakeWalk by BandLab, com seus incríveis instrumentos virtuais totalmente gratuitos.

Aqui temos 3 opções de programas para fazer vinhetas, muito interessantes:

Adobe Audition (Um programa Cool)

Fazer vinhetas no AuditionEm 1999, eu tive o prazer de usar um programa de áudio chamado “Cool Edit Pro”, e esse já era algo realmente interessante, mesmo naquela época. Em 2003, a Adobe comprou o Cool Edit Pro 2.0, o nomearam para Adobe Audition 1.0 e o lançaram em Agosto daquele ano.

Hoje, existe uma grande comunidade que usa o Adobe Audition e não o troca por nada.

Podemos dizer que o Audition é um software ideal para o criador de vinhetas, uma vez que ele possibilita a gravação em multi-pistas, além de possuir um editor de áudio, permite que você masterize o áudio das suas vinhetas e os exporte para mp3.

Se você pretende criar vinhetas para carros de propaganda, as múltiplas pistas de áudio do Audition podem ajudar a juntar diversos efeitos sonoros, áudio livros, narrações, e até uma música de fundo.

O Audition inclui mais de 5000 loops, uma coleção que só aumentou depois que a Adobe pôs as mãos nele, e todos esses loops de áudio podem ajudar muito se você quiser usar a sua criatividade para adicionar um toque exclusivo às suas vinhetas.

Por outro lado, essa não é uma ferramenta para sequenciamento MIDI, você não vai poder criar arranjos musicais a partir do zero com o Adobe Audition. Porém, o Audition possui uma plataforma simples de usar, estável, com modos não-destrutivo e destrutivo de edição que ajudam a ganhar velocidade em projetos mais detalhados.

A “cereja do bolo” do Audition são os mais de 50 efeitos de processamento digital de alta qualidade, com efeitos destinados a remoção de ruídos, mixagem e masterização.

Em todo caso, o Adobe Audition é uma DAW de respeito, que evoluiu ao longo dos anos e faz parte do dia-a-dia de muitos donos de Home Studio e produtores musicais ao redor do mundo.

Sem dúvidas, o Adobe Audition, em versões recentes, seja para Windows ou MAC, é uma ótima opção para produtores de vinhetas.

Sound Forge Pro (O mais famoso)

Fazer vinhetas no Sound ForgeUsei o Sound Forge pela primeira vez em 1998, e mesmo com um computador Pentium 166 MHz MMX já era possível copiar, recortar e colar áudio, com a mesma facilidade como fazemos com textos no Word.

A versão Sound Forge 6.0 veio com uma melhoria incrível na velocidade, graças a uma alteração no algoritmo do software sobre como ele tratava as operações de “desfazer” durante as edições.

Por exemplo: nas versões anteriores, cada vez que você aplicasse um efeito, tinha que esperar o software copiar o arquivo inteiro, só pra você poder dar um CTRL+Z e desfazer algum erro durante a edição. Perdíamos muito tempo durante as edições, principalmente as das vinhetas detalhadas.

Hoje, nem precisamos falar sobre o quanto o Sound Forge Pro é uma máquina de alta qualidade, velocidade e confiabilidade. Com esse poderoso editor de áudio, é possível criar mixagens, inserir recursos de áudio (sons, efeitos sonoros) em sua base musical e criar as melhores vinhetas.

Apesar do foco deste software ser a edição de áudio ao estilo copiar, colar e apagar, a mixagem em multi-pistas se tornou possível a partir do Sound Forge Pro 11. Com um pouco de adaptação e paciência, é possível misturar diversas pistas de áudio e criar peças de áudio complexas, como já era possível fazer no Audition.

Na minha opinião, cada software de áudio tem um ponto forte, e acredito que os recursos extra que são como um bônus para quem está pensando em usar menos programas no computador do estúdio de gravação.

Como eu disse no início, o Sound Forge Pro é um software essencial para um produtor de vinhetas.

Audacity (Um programa de vinhetas grátis)

audacity vinhetasEsse é o software editor de áudio mais acessível para ajudar você a criar suas vinhetas, além de ter uma facilidade para os iniciantes por ser um desses programas de áudio grátis.

Se você não quer investir alguns dólares no Audition ou Sound Forge Pro, provavelmente, você vai preferir trabalhar com o Audacity. Perfeito para iniciante, esse é um software editor de áudio com recursos básicos para gravação, edição e masterização.

Com a abordagem correta, somados aos plugins de áudio abundantes que o Audacity suporta, você pode criar qualquer tipo de produto de áudio, com uma boa dose de confiabilidade e produtividade.

O Audacity é rápido e confiável, mesmo em computadores baratos.

Já falei que é grátis?

Bônus: Cakewalk by BandLab (Perfeito para Vinheteiros)

cakewalk by bandlad smallDependendo do seu trabalho como vinheteiro, você pode precisar de algo mais poderoso, algo que possa realizar qualquer tipo de produção musical ou publicitária. O Cakewalk by BandLab é basicamente um estúdio de gravação digital, derivado de um software que eu uso desde 1998, um verdadeiro show de tecnologia. E também é totalmente grátis!

Com esse exato software é possível montar um estúdio de gravação musical e publicitária, sem investir em equipamentos caros e obsoletos.

Gosto de fazer uma dupla entre Cakewalk by BandLab (Sequenciamento MIDI + Gravação Multi-pistas) + Sound Forge Pro (Editor de Áudio), e ainda alguns plugins complementares.

Com essa configuração é possível fazer qualquer tipo de vinheta, jingle, áudio publicitário, arranjo musical e uma infinidade de outros produtos de áudio.

Se você é um vinheteiro, músico e arranjador, nada mais justo que você ter o poder de criar suas próprias trilhas musicais inéditas, com arranjos criados sob medida para seus clientes.

Mesmo com um Home Studio doméstico é possível realizar produções de áudio personalizadas ao nível do arranjo musical. Esse nível de poder criativo, usando um software gratuito, é mesmo algo de tirar o fôlego!

Como Produzir Vinhetas com Qualidade Profissional

homem produzindo home studioSe você deseja produzir vinhetas de todos os tipos, com qualidade comercial, então você vai precisar de muito mais do que de apenas um bom programa para fazer vinhetas.

Depois que você montar o seu Home Studio, colocar todos os softwares na máquina, o grande desafio será produzir com qualidade.

Se você que produzir com qualidade, você vai precisar de um “processo de produção” para criar vinhetas. Um padrão para cada ação durante cada passo da sua produção. Isso vai acelerar o seu trabalho, aumentar a qualidade das suas produções e garantir que você sempre terá vinhetas poderosas no final.

Nosso Curso de Home Studio Online ensina esse processo de produção passo-a-passo, seja para criar vinhetas simples até arranjos musicais complexos.

Veja que não basta ter os programas, você vai precisar saber usá-los na sequência correta, aplicar os parâmetros em cada plugin, além de dominar todos os aspectos da mixagem e masterização de áudio profissional.

Não se preocupe, eu simplifiquei tudo isso para que você possa pegar um software como o Cakewalk e produzir nele as suas vinhetas e arranjos musicais. Existem “receitas de bolo” que você pode usar, como a mixagem e a masterização parametradas, isso deixa o áudio dentro dos padrões comerciais de qualidade.

Ter um estúdio de gravação com um bom processo de produção é o mínimo que você pode fazer a fim de produzir vinhetas de qualidade.

Você pode clicar aqui e conferir o meu vídeo onde mostro em detalhes, como eu montei o meu Home Studio e como eu resolvi o problema da qualidade nas produções.

Te vejo no vídeo!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.