mixagem erros

Quando vamos mixar algo, a primeira coisa que vem a mente são as gravações comerciais, aquelas que ouvimos dos nossos artistas preferidos. Como eles conseguiram isso? Pensamos... Vamos dar uma olhada em como podemos conseguir grandes resultados evitando erros durante a mixagem. Confira!

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse link...

 

Você sabe mesmo como deseja a sua mixagem?

Dizem que se você tem boca pode ir até Roma, mas nesse caso, podemos chegar até onde usando apenas os ouvidos? A qualquer lugar, desde que saibamos onde queremos chegar com a nossa mixagem.

Se você quer ter resultados como aqueles que você ouve no seu MP3, então vai ter que seguir um processo semelhante ao que foi seguido durante a produção daquela peça de áudio. Grande parte da produção musical é baseada em matemática, se você for parar para pensar, o computador não faz mais do que calcular esses dados matemáticos que representam a nossa mixagem.

Fui longe com isso? Não, você pode não curtir matemática, mas música (mesmo sendo matemática) é algo muito mais interessante. Você precisa saber como começar o seu processo de produção, antes mesmo da mixagem, partindo da gravação de cada canal de áudio. Se você errar na gravação, provavelmente a sua mixagem estará perdida. 

Equipamentos Caros ou Não?

Muita gente acredita que suas mixagens não estão ficando boas por não terem aqueles equipamentos caros dos estúdios famosos. Não vou tentar te convencer disso, mas é possível sim, produzir música de qualidade usando equipamentos populares.

Então alguém diz: É, mas as pedaleiras de guitarra mais baratas não distorcem direito!?

Isso é verdade. Violões baratos também não tocam afinados. Microfones também podem ser limitados nessa faixa de preço, mas você pode encontrar um nível mínimo e ainda conseguir produzir com qualidade comercial.

Não precisa ter uma mesa de som Mackie pra fazer uma mixagem descente. Você pode usar tecnologias como a da mesa de som virtual. 

Criar o Ambiente Leva Tempo

Esse é o maior segredo dos estúdios comerciais. Muitos profissionais têm suas próprias receitas para conseguir aquele som que tantos consideram pesado, cheio de "punch". Amigos e amigas, tudo se resume a densidade de sinal. Sim, se você trabalha com samples de qualidade, com densidade de amostragem suficiente, sua mixagem vai apresentar essas características de peso.

Vamos imaginar que o áudio é uma máquina, e os canais da mesa são engrenagens. Se você tem todas essas peças trabalhando em sinergia, não terá problemas para colocar a sua mixagem no ponto.

Se você errar durante a gravação, então vai tudo para o sal.

Usando Efeitos Demais?

Um dia estive com um cantor, esse estava ouvindo uma das minhas primeiras gravações. Era uma música muito bonita que fiz aos 16 anos, muito interessante essa gravação. O cantor me deu conselhos, "falou que eu deveria usar muito eco", que era para "molhar" a voz com vontade. Tá certo que isso foi em 1998, mas naquela época a moda do reverb exagerado já tinha ficado bem pra trás.

Quando temos a impressão de que para criar ambiente precisamos usar o reverb, fica fácil errar e colocar esse efeito na voz. Não, você vai usar o reverb sim, mas existem regras para isso e tudo vai depender, antes de qualquer coisa, de você ter gravado a sua voz sem reverberações. 

Não Seguir Regras

Matemática, até mesmo a mixagem é um processo matemático. Você pode mixar uma música sem ouvir nada, isso é possível graças aos programas de computador que permitem ter total controle sobre as características do áudio. Tenha uma fórmula e siga isso desde o início, então terá a certeza de que no final, sua mixagem será a melhor de todas.

Fórmula HSF é o nome que damos ao conceito de estúdio e método de produção oferecido aqui no Curso de Home Studio. Certamente essa é uma fórmula que garante os melhores resultados. Estude isso com atenção e o seu som vai melhorar muito!


Forte abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.