5 Incríveis Sites para Fazer Músicas

5 Incríveis Sites para Fazer Músicas

Se você procura algum site para fazer músicas, então temos uma lista com 5 ótimos sites que permitem que você brinque de fazer músicas online. Confira!

Difícil encontrar alguém que não goste de experimentar o processo de criação e produção musical. Para dar um gostinho de como isso funciona, criamos uma lista com cinco dos melhores sites para criar músicas online. Todos esses aplicativos web contém ferramentas capazes produzir algo criativo a partir das suas ideias. Vamos à lista!

#01 – JamStudio

Esse é um dos melhores da lista, o JamStudio é muito fácil e intuitivo de usar. Você pode compor sons básicos, usando notas musicais, as quais podem ser reproduzidas em uma grande variedade de instrumentos, cada um com uma vasta gama de estilos. Por exemplo, existem diversos efeitos de guitarra, que vão do “clássico”, “melódico”, ao “havaiano”.

JamStudio interface

JamStudio e sua interface intuitiva em forma de pauta musical.

Conta com uma comunidade de mais de 1 milhão de criadores de música e impressionantes 250,000 loops de instrumentos e beats.

O processo criativo do JamStudio é baseado em uma pauta musical virtual, com os tempos e a possibilidade de definir as notas do arranjo usando apenas cifras musicais, que são velhas conhecidas de quem visita sites de letras cifradas para violão. Assim, você pode definir um ritmo, adicionar uma progressão de acordes à sua sequência e ouvir o resultado pelo botão play.

Mesmo que você não tenha muita prática com arranjos musicais, ainda assim é possível criar algo interessante com o JamStudio. É importante lembrar que o site oferece esse software como serviço e parte de suas funcionalidades, incluindo o download das músicas, está disponível apenas na versão paga. Mesmo assim, vale muito apena visitar o site ou mesmo se tornar um membro.

#02 – Tony-B Machine

O Tony-B Machine é um aplicativo que simula uma máquina de montar e sequenciar beats. Essa é uma máquina virtual que permite brincar de DJ e até criar alguns hits mais simples.

Tony b Machine aplicativo online

O Tony-B Machine é uma máquina de fazer DJ com estilo cartoon retrô.

Em seu painel, você encontra 3 seções básicas: uma para baterias/ritmo, outra para baixos e uma terceira para linha melódica. Com elementos de um sampler, existe uma seção para modelos pré definidos, e ainda uma série de botões com samples vocais, como: yeah, come on, now, get ready, ha e dancefloor. A interface do aplicativo tenta imitar a aparência de um sequenciador de beats arcaico, com um pequeno teclado de uma oitava e botões de configuração e disparo.

A versão web é baseada na tecnologia Flash Player, que atualmente vendo sendo bloqueada por muitos navegadores modernos, impedindo que você use essa aplicação online. Desse modo, eventualmente, você pode ter que permitir a execução do Flash em seu navegador.

O Tony-B Machine também possui uma versão para Android na loja de aplicativos Google Play.

Além de criar suas sequências de beats dançantes e cativantes, você ainda pode se registrar para se tornar um membro, gravar suas músicas na plataforma e compartilhar com outros usuários online.

#03 – P22 Music Text Composition Generator

Esse aplicativo P22 Music Text Composition Generator, pra lá de diferente, é capaz de fazer o que o seu próprio nome diz, ou seja: criar música a partir de textos. Isso mesmo! Ele converte qualquer texto em música. O algoritmo do software tenta encontrar e traduzir padrões coerentes do texto para a linguagem musical, criando algo que pode ser chamado de “arranjo musical personalizado”. P22 Music Text Composition Generator Interface

Notação musical gerada pelo P22 MTCG a partir de um texto esporádico.

A finalidade do aplicativo é mais para entretenimento do que para uso prático, mas pode vir a ser uma forma de encontrar novas possibilidades musicais criativas para projetos mais sérios.

Essa composição ainda é apresentada em forma de notação musical e também é gerado um arquivo .mid para a exportação. Sim, se você tem aqueles poemas guardados, poderá ouvi-los em forma de música usando esse aplicativo online. Os resultados são realmente imprevisíveis!

#04 – Visual Acoustics

O Visual Acoustics é um aplicativo web em Flash que traz um conceito que mescla artes visuais e musicais. A ideia é que você utilize diversos pincéis musicais em uma tela que responde em tempo real aos seus movimentos. Assim, você pode pintar notas na tela, e dependendo da posição do mouse, a velocidade e o ângulo, um novo arranjo surge, formando uma imagem musical totalmente nova. Visual Acoustics

O Visual Acoustics é uma tela musical onde você pode pintar a sua música, usando até 8 instrumentos musicais diferentes.

O Visual Acoustics possui 8 instrumentos: Piano, Violin, Flute, Guitar (acústica), Harp, Strings, Uprightbass e Tenor Sax, e você pode selecionar um deles ou todos de uma vez, assim eles se tornarão seus “pincéis” musicais com os quais você pode criar a sua música.

Ao lado direito da interface, você encontra algumas presets, que são modelos pré configurados para que você possa sair tocando, sem se preocupar com qual instrumento musical escolher. Por exemplo: o preset “A” produz uma textura musical muito semelhante ao New Age, enquanto que o preset “D” traz um clima oriental ao seu arranjo.

Experimente o violino solo, e veja que com um pouco de prática, pode ser possível tocar melodias completas com esse controlador baseado em um gradiente gráfico.

#05 – Splice

Dizem que se você quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir longe, vá acompanhado. O Splice é a ferramenta que você precisa para ir longe, contando com milhões de criadores de música que podem ajudar você a criar vocais sensacionais, guitarras profissionais, além de mixagens e masterizações com muito talento.

Splice website

O Splice é um verdadeiro “oases” para produtores musicais independentes, com milhares de plugins, samples e músicos de qualidade, que permitem criar músicas colaborativas, usando os recursos do software disponíveis na comunidade online.

O Splice permite que você tenha acesso aos plugins VST mais tops do mercado, pagando um pouquinho de cada vez, sem ter que comprometer o seu orçamento para sempre. Você pode tanto comprar plugins de alta qualidade, baixar uma vasta gama de plugins gratuitos, ou mesmo alugar plugins, pagando uma mensalidade pelo tempo em que você estiver usando o software.

As ferramentas disponíveis para a comunidade dão suporte à criatividade, assim você não tem que se preocupar com a tecnologia que torna tudo isso possível, bastando deixar as ideias surgirem, enquanto você sente qual caminho seguir.

Prepare-se para encontrar artistas como: Andrew Huang (o cara do unicórnio MIDI e algumas músicas do YouTube Music Library), RAC, Sophie, entre outros.

O Splice suporte as DAWs: Ableton Live, FL Studio, Logic Pro X, GarageBand e Studio One.

Não importa se você quer apenas brincar de fazer música, com o JamStudio, Tony-B Machine e Visual Studio, ou se quer fazer produções colaborativas sérias, como é possível no Splice. O importante é dar o primeiro passo e começar a encontrar o seu caminho para fazer suas próprias músicas, usando ferramentas online ou instaladas no computador do seu Home Studio.

Boas produções!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.