livro hsf
Seu Primeiro Passo...
Home Studio: O Primeiro Passo para a Liberdade
Junte-se a mais de 18.000 leitores e receba você também, o eBook, com o passo a passo para ajudar você a montar o seu estúdio e gravar áudio de qualidade! (é grátis!)
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

microfone

Você está procurando por microfones pequenos para usar em seu estúdio de gravações, ou mesmo para qualquer outra finalidade, então vamos saber o que esperar de um microfone pequeno. Continua...

Testando Diversos Microfones

microfone palco abstratoQuando eu comecei meu estúdio em 1997, meu primeiro microfone foi o de uma velha câmera de vídeo. Naquela época eu usava muitos equipamentos de vídeo para gravar áudio e a minha câmera filmadora estilo "cabeça de dinossauro" era a minha preferida. A qualidade do som do microfone era aceitável, com uma alcance dinâmico muito amplo, capaz de capturar voz e violão com perfeição.

Depois de usar a câmera para fazer voz e violão em uma série de gravações, passei para um microfone dinâmico SM58 Shure. Esse é um microfone perfeito para vocais, com alcance dinâmico numa faixa que favorece apenas as frequências da voz humana.

Logo em seguida, fui gravar com Neumann u87 Ai, condensador, com nível de detalhes incrível. Claro, é um microfone de 3.500 dólares, mas tem um sinal bem nítido e detalhado.

É Possível Usar um Microfone Pequeno no Home Studio?

headphones microfone brancoAgora, a grande dúvida é se pequenos microfones poderiam atender às demandas de um estúdio de gravações. Eu posso falar de experiências interessantes que venho fazendo com pequenos microfones e o que eu ouço quando gravo com esses microfones.

Muitos pensam em montar um estúdio de gravações, mas têm medo de ter que comprar equipamentos caros. Quando apresento nosso Curso de Home Studio Online, um dos requisitos mínimos é usar um pequeno microfone condensador, daqueles encontrados em headphones para usar no computador, que custam menos de R$20. Porque enquanto você estiver aprendendo as tecnologias e métodos de produção, não é necessário ter um microfone grande e caro.

O que um microfone pequeno não faz

saturacao de audio laranjaQuando estou gravando apresentações, principalmente se estou narrando algo, uso um pequeno microfone de headphone. Posso dizer que alguns frequências específicas não ficam perfeitas, tendendo a "rachar" em alguns casos. O microfone pequeno possui um diafragma muito reduzido e isso o impede de capturar algumas notas harmônicas importantes, além de distorcer outras. Se você precisa gravar dados como timbre de voz realista, ou não quer saturações, então não vai gostar de microfones pequenos.

Posso recomendar que quanto maior o diafragma do microfone, mais detalhes esse é capaz de capturar, mais caro ele custará. O ideal é ficar na média e aceitar que não existe microfone perfeito. Mesmo os mais caros com o u87 não são perfeitos. Ainda não inventaram um microfone perfeito. Chocante, mas verdadeiro.

Finalmente, microfones pequenos são ótimos para apresentações, falar no Skype, estudar Home Studio, mas se você desejar um som sem distorções, vai precisar de um diafragma um pouco maior para isso. Estou simplificando esse conceito, mas é basicamente isso que precisamos observar.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados