5 tecnologias incriveis que nao podem faltar

Para você que está pensando em montar um estúdio de gravação em casa e talvez ainda tem medo de não conseguir ter sucesso na montagem do seu Home Studio, vamos conferir as tecnologias mais incríveis que permitem alcançar alta qualidade de gravação e economizar centenas de milhares de Reais.

Vamos lá!

1. Editor de Áudio

sound forge smallO editor de áudio é o software mais básico que você pode ter em seu Home Studio. Com ele é possível realizar suas primeiras gravações dentro do seu Home Studio e para muitos novos usuários, esse será um dos principais softwares a serem utilizados.

 

2. Gravador Multicanal

samplitude pro smallO gravador multicanal é parecido com o editor de áudio, porém ele é capaz de executar mais de uma pista ao mesmo tempo, aplicar efeitos individuais a cada um desses canais de  áudio, além de possibilitar maior controle sobre o resultado final. Costumo dizer que quanto mais controle o software proporcionar, maior será o seu poder de produção ao utilizá-lo como ferramenta.

3. Sequenciador MIDI

sonar x4 smallSe você pretende criar arranjos musicais ou verdadeiros sonetos, então você vai precisar de um sequenciador Midi. Esse tipo de programa de computador é capaz de organizar uma sequência de notas musicais, também dividida em vários canais, possibilitando que você tenha uma visão muito clara da performance de cada instrumento do seu arranjo musical. Para você que trabalhou com sequenciador via hardware, tendo que imaginar como as notas ficavam organizadas ao longo do tempo, um software sequenciador como o Cakewalk Sonar é o que você precisa para polir a precisão das suas notas e elevar você a um nível acima como músico. Essas tecnologias atuais são capazes de  ajudar você a produzir com qualidade profissional, mesmo que você não seja um músico refinado.

4. Sampler Virtual

vsti smallJá tecnologia do Sampler Virtual é o que proporcionou a existência do Home Studio Fans e a possibilidade de milhares de pessoas terem um estúdio de gravação de alta qualidade, mesmo que no ambiente doméstico. Tanto os samples virtuais, que são amostras de áudio para gravadas a partir dos melhores instrumentos do mundo, quanto os pacotes VSTi, são ferramentas extremamente poderosas, capazes de aposentar de uma vez por todas os instrumentos físicos tão caros que você comprou ou desejava comprar para o seu Home Studio. Além do mais, esse também é um dos motivos pelos quais nós podemos economizar uma verdadeira fortuna, não comprando equipamentos físicos caros.

5. Plugins Diversos

vst compressor smallOutra tecnologia indispensável no seu Home Studio é a dos plug-ins Direct X e também da tecnologia de plug-ins VST.  Ambas proporcionam uma capacidade de expansão ilimitada para todos os seus softwares musicais, sejam os gravadores multicanais, editores de áudio e até mesmo sequenciadores Midi, que operam os instrumentos virtuais em formato de plugin.

À primeira vista pode parecer que essas tecnologias são muito complicadas e isso pode gerar um certo medo de que isso não funcione para você, mas acredite, essas tecnologias foram feitas por seres humanos com qualidades e defeitos como todos nós. Então, podemos concluir que com alguma força de vontade e as informações corretas, é possível dominar tudo isso e transformar o seu projeto de Home Studio em algo mágico e poderoso.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados