Qual é o Melhor Notebook para Música

Está pensando em comprar um notebook para música? Vamos conferir quais são características fundamentais de um excelente notebook para usar no Home Studio e não só. Confira!

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Tem muita gente comprando seu primeiro computador, alguns estão comprando o segundo ou o terceiro, mas o melhor de tudo é o grande poder desses computadores atuais. Se você parar para pensar, os computadores de 10 anos atrás eram menos potentes que os atuais Smartphones. Você encontra um processador de 800Mhz em um Samsung Galaxy Y, o mesmo poder de processamento do nosso DAW (computador do estúdio) em 2004. Olha que fizemos CDs duplos, com várias linhas no arranjo musical

Computadores Potentes Por Toda Parte

laptop mesaAproveitando essa sobra de potência dos computadores de hoje, podemos fazer maravilhas em nossos Home Studios. Porém, apesar de toda essa tecnologia, encontramos alguns tipos de computadores e fabricantes que escondem as limitações seus hardwares para vender seus produtos. Estivemos falando sobre o netbook e suas aplicações no mundo da música, mas vale lembrar que os "nets" não são tão potentes quanto os "notes", você deve levar em consideração o tipo de hardware que estará levando para casa.

Normalmente usamos os PCs tipo desktop (PC de mesa) para montar nossos Home Studios, mas se você possui um notebook, não se preocupe, o notebook também "dá conta do recado" em matéria de gravação profissional.

Escolhendo um Notebook para Música

garoto laptop guitarraO cérebro de qualquer computador para Home Studio é o processador; quando mais núcleos e velocidade, melhor. Podemos destacar os notebooks com processadores de dois e três núcleos como sendo as cerejas do bolo em um home studio. Você pode usar um monte de equipamentos virtuais se possuir um processor ex.: Dual Core ou i3, i5, i7.

O Disco Rígido (HD) é a memória que vai armazenar as gravações do estúdio, então você também pode aproveitar a oferta na casa dos Terabytes para guardar tudo que você produz em seu notebook.

Memória RAM é outro fator importante, você precisa abrir vários aplicativos e é na RAM que eles estarão quando você precisar deles. Não é difícil encontrar notebooks com mais de 4 GBs de memória RAM.

Placa de Áudio – Não se preocupe com o som do seu notebook, você vai usar uma interface de áudio externa via USB, então seu computador não precisa ser certificado DOLBY e coisas do gênero para dar bons frutos.

Pense em comprar uma unidade de backup, que pode ser um HD externo ou outro PC em rede. Lembra de todo aquele transtorno que o Michael evitou ao fazer o backup das músicas de seu computador?

A tela do notebook deve ser a maior possível, você vai gostar de visualizar todas as suas pistas gravadas em uma única tela, sem rolagem. Prefira acima de 15".

Um Macbook Também Serve

macbook dj musicaE os Macs? Sem dúvidas os computadores da Apple são perfeitos para Home Studio, mas como nosso projeto aproveita o excelente momento dos PCs, podemos perfeitamente basear todo o estúdio em softwares "for Windows".

O melhor notebook para música deve possuir as características citadas acima. Não se engane com marcas famosas, essas estão fabricando notebooks descartáveis, que duram apenas 1,5 anos e morrem. Melhor dar uma pesquisada no seu modelo de notebook em um desses fóruns espalhados pela web. Veja o que andam falando sobre esse modelo específico, talvez você consiga evitar um problema de descarte prematuro do seu notebook.

E você, qual é o seu modelo de notebook para música? 

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.