Como Corrigir um Vazamento de Áudio no Headphone

headphones microfone studio preto

Uma situação bem específica e bem técnica é quando você percebe que o áudio está vazando do seu headphone e sendo captado pelo microfone, principalmente nos vocais. Será que existe alguma solução para resolver esse tipo de problema técnico? Vamos conferir!

Gravar vocais é mesmo algo simples, mais que não é nada fácil, porque temos que observar um monte de pequenos detalhes, se não, podemos ter uma surpresa desagradável na hora de mixar esses vocais. Imagine um ruído de fundo, que mais parece uma caixa de abelhas, estragando o áudio do seu vocal? Isso pode acontecer, com mais frequência do que podemos imaginar.

Por Que o Vazamento de Áudio no Headphone é Algo Ruim

fashion mulher com headphonesDessa vez, nós temos uma dica de estúdio que veio de Bryan Daste que trabalha no Magic Closet Studio em Portland, no estado do Oregon. Vamos à dica?

A dica do Bryan é sobre como reduzir os vazamentos de áudio nos headphones quando estamos gravando muito próximos do microfone. Mesmo com headphones fechados, em algumas situações, temos esse desagradável problema.

Ocorre que o microfone é muito sensível e quando está muito próximo do headphone, acaba captando uma sombra de áudio que emana dos alto-falantes do headphone.

Dessa forma, ao gravar aquele belo violão acústico, pode ser que ao executar o playback se ouça uma sombra de áudio no fundo da gravação. Isso pode ser muito ruim, porque esse áudio de fundo pode interferir negativamente com o áudio original durante a mixagem, causando um efeito de máscara, reduzindo drasticamente a definição da sua mixagem.

Podemos até pensar em algumas soluções antes de gravar, como por exemplo: gravar com o mic um pouco mais distante ou baixar o ganho do mic do violão. Porém, há casos em que você precisa gravar muito próximo do microfone e desse modo não tem como fugir dessa situação. Sendo assim, a única solução é corrigir o problema será durante a pós-produção do áudio gravado.

Os Passos Para Remover Vazamentos de Áudio do Headphone

Na pista que contém o áudio com a sombra (ruído de fundo), use um Compressor Waves C1 após um plugin anti-click. Configure uma entrada lateral em um bus não usado. Envie seu sinal de guitarra para esse bus.

Configure o C1 com a preset Upward Compressor. Essa preset faz o compressor funcionar invertido – quando ele percebe um sinal mais alto, ele torna o sinal alto, em vez de suavizá-lo. Quando o som do violão cai, o anti-click atenua, tornando muito menos provável que o microfone capture algo do headphone.

plugins waves c1 compressor

As configurações que o Bryan usa no C1 são:

Makeup: 0
Thresh: -41
Ratio: 0.70:1 (Importante que o ratio seja menor que 1:1)
Attack: 2
Release: 54
PDR: 0

Experimente isso! Funciona bem com instrumentos acústicos, vocais, qualquer origem que seja relativamente pouco barulhenta ou com intervalos de emissão sonora (violão) e que o headphone esteja muito próximo do microfone.

A técnica do Bryan é interessante, além de criativa. O importante é conhecer as ferramentas que você possui, assim você também poderá criar as suas próprias receitas para corrigir certos problemas de áudio.

Eu particularmente recomendo o uso do Noise Reduction de forma moderada para remover qualquer tipo de ruído ou sombra no fundo do áudio.

Use Headphones Acusticamente Isolados

Aqui no blog, você pode saber muito mais sobre headphones para usar em seu Home Studio. Existem dois tipos de headphones que podem ajudar bastante na hora de gravar um vocal em um microfone sensível como é o caso de um condensador. O primeiro tipo é fechado atrás, ou seja, não deixa nenhum som ambiente se misturar com o som que está sendo reproduzido. Muitos podem estranhar esse silêncio extra no headphone, porque a escuridão sônica te deixa realmente isolado(a) do mundo exterior.

Um modelo de headphone isolado atrás, que é bastante reconhecido é o Audio Technica ATH M-30s. Esse modelo vai dar conta de isolar seu próprio som, não deixando deixando que o microfone acabe “escutando” esse áudio e criando uma sombra nociva.

Por outro lado, existem ambientes em que o barulho pode ser tão intenso que acaba atrapalhando a audição do arranjo musical, como é o caso do baterista que precisa ouvir os outros instrumentos, mesmo sendo ele o relógio da banda.

Nesses casos, você pode optar por um headphone com isolamento premium, tipo um Vic Firth – Direct Sound Extreme Isolation. Esse modelo é aclamado por ser extremamente isolado, como seu próprio nome menciona, sem o ônus do peso exagerado que esse tipo de headphone, normalmente, apresenta.

Corrija Vazamentos do Headphone Pensando Fora da Caixa

mulher vestindo preto fones de ouvidoSe você não quer investir algumas centenas de Reais em um headphone de responsabilidade, então você pode usar o que eu gosto de chamar de “solução fora da caixa”. Esse tipo de solução é pouco comum, mas normalmente é uma resposta, não muito óbvia, para resolver um mesmo problema.

Pois já dizia o sábio: “quem não tem cão, caça com gato” e sua versão bem humorada: “quem não tem gata, caça com cão”.

Pensando assim, a solução para você gravar os seus vocais, sem qualquer vazamento de áudio ou gastar dinheiro com headphones caros, é simplesmente usar um fone de ouvido intra-auricular sempre que for gravar com um microfone sensível. Não há headphone no mundo mais isolado que um fone de ouvidos. Não é mesmo?

Experimente e invente. Essa é a chave. Eu recomendo que você faça testes antes de gravar qualquer coisa, porque é muito mais difícil resolver um problema do que preveni-lo através de práticas especulativas. Seja um pouco paranóico antes de gravar, isso pode salvar o áudio de um vocal.

Outra boa prática é usar um método para padronizar o seu processo de produção. Descubra uma configuração vencedora e repita esses passos para sempre. A nossa fórmula HSF fez isso com o processo da mixagem e masterização que é totalmente baseada em parâmetros. Basta analisar o áudio para saber onde estamos, aplicar os parâmetros e colocar o áudio dentro dos padrões comerciais de qualidade.

Essas são apenas algumas ideias sobre como você pode lidar com um vazamento de áudio em um headphone mais rebelde. Mas como vimos, possível pensar diferente e conseguir o que queremos, sempre.

Boas gravações.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.