Dessa vez nós temos uma dica de estúdio que veio de Bryan Daste que trabalha no Magic Closet Studio em Portland, no estado do Oregon. Vamos à dica?

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

A dica do Bryan é sobre como reduzir os vazamentos de áudio nos headphones quando estamos gravando muito próximos do microfone. Mesmo com headphones fechados, em algumas situações nós temos esse desagradável problema. Ocorre que o microfone é muito sensível e quando está muito próximo do headphone, acaba captando uma sombra de áudio que emana dos alto-falantes. Dessa forma, ao gravar aquele belo violão acústico, pode ser que ao executar o playback se ouça uma sombra de áudio no fundo da gravação. Péssimo isso! 

Podemos até pensar em algumas soluções antes de gravar, como por exemplo: gravar com o mic um pouco mais distante, ou baixar o ganho do mic do violão. Porém, há casos em que você precisa gravar muito próximo, não tem como fugir dessa situação. Assim, a única solução é corrigir o problema após o material ter sido gravado.

Tente os seguintes passos:

Na pista que contém o áudio com a sombra, use um Compressor Waves C1 após um plugin anti-click. Configure uma entrada lateral em um bus não usado. Envie seu sinal de guitarra para esse bus.

Configure o C1 com a preset Upward Compressor. Essa preset faz o compressor funcionar invertido – quando ele percebe um sinal mais alto, ele torna o sinal alto, em vez de suavizá-lo. Quando o som do violão cai, o anti-click atenua, tornando muito menos provável que o microfone capture algo do headphone.

As configurações que o Bryan usa no C1 são:

  • Makeup: 0
  • Thresh: -41
  • Ratio: 0.70:1 ( importante que o ratio seja menos que 1:1)
  • Attack: 2
  • Release: 54
  • PDR: 0

Experimente isso! Funciona bem com instrumentos acústicos, vocais, qualquer origem que seja relativamente pouco barulhenta ou com intervalos de emissão sonora (violão) e que o headphone esteja muito próximo do microfone.

A técnica do Bryan é interessante, além de criativa. O importante é conhecer as ferramentas que você possui, assim poderá também criar suas próprias receitas para corrigir certos problemas de áudio.

Eu particularmente recomendo o uso do Noise Reduction de forma moderada para remover qualquer tipo de ruído ou sombra no fundo do áudio.

Experimente e invente. Essa é a chave.

Abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.