Fones de OuvidoFones de Ouvido ou Headphones (dá na mesma) podem ter formas bem diferentes e isso altera e muito a sua qualidade. Hoje vamos entender quais os diferentes tipos de fones de ouvido para definirmos qual deles é o tipo ideal para o uso em um estúdio de gravação.

Fones de Ouvido Simples – Esses são do tipo que vêm com o seu iPod, você pode simplesmente colocar eles sobre seus ouvidos. Eles geralmente têm um som metálico e deixam o som ambiente vazar pela parte de trás. Eles são um lixo, não os use para monitorar gravações sob qualquer circunstância.

k324

Fones de Canal de Ouvido – Esses estão a um passo a frente dos fones de ouvido simples, eles têm um pequeno tubo envolto em espuma ou borracha macia que envia o som direto para o canal do seu ouvido, bloqueando os sons externos. Eles são milhões de vezes melhores do que os fones de ouvido simples, mas nem todo mundo gosto da forma como eles se encaixam em seus ouvidos. O bloqueio dos sons externos é apenas um dos benefícios deste projeto, o que significa que o som ambiente não vai afetar a audição dos sons do fone. Isso produz um som de qualidade.

akg 141 mk2

Headphones Abertos Atrás – Esse tipo de fones de ouvido se acomoda sobre seus ouvidos com uma pulseira grossa envolvendo e isolando ao redor da sua orelha. Imagine dois alto-falantes de 1.5" bem pertinho da sua orelha... Por trás dos alto-falantes existem aberturas, as aberturas ajudam esse tipo de fone a produzir um som natural, mas infelizmente, ao custo da redução do isolamento, ou seja, pode entrar algum som externo e também pode sair som desses fones de ouvido. Se você deseja fazer mixagens usando um fone de ouvido, esse é o tipo ideal para você. Por outro lado, você não deve usar esse tipo de fone de ouvido muito próximo de microfones sensíveis, porque estes são ventilados e o som vai acabai sendo captado pelo microfone. Bom para mixagem, péssimo para gravação de vocais.

athm30

Headphones Fechados Atrás – Esse tipo de fones de ouvido é muito bonito, até mais do que os abertos atrás, mas sem ventilação por trás do alto-falante. Isso melhora reduzindo o ruído ambiente, mas produz um som bem diferente dos fones que são abertos atrás. Então, são bons para gravar, mesmo quando estão próximos de microfones. Eu recomendo os Audio Technica ATH M-30s, que são duráveis e têm bom som.

ex-29

Headphones Isolados – Esses têm a parte traseira fechada, desenhados com materiais que bloqueiam os sons por trás dos alto-falantes. Eles são vestidos em seus ouvidos, bem apertados, isso mantém o som interno e bloqueia os sons externos. Eles são ótimos para bateristas. A Vic Firth fabrica esse tipo de fones de ouvido, mas eles são pesados e caros, eu recomendo os Direct Sound Extreme Isolation, porque eles são leves, duráveis e funcionam realmente bem.


Então, para resumir tudo isso:

  • Headphones Isolados – Para Bateristas
  • Fechados Atrás – Para gravação de música em geral
  • Abertos Atrás – Para audição crítica
  • Fones de Canal – Para audição em portáteis ou combinados com espumas para melhorar ainda mais o isolamento acústico.
  • Fones de Ouvido Simples – São um lixo total, apenas os jogue fora!
Você pode construir um Headphone Isolado utilizando um Fone de Canal e um protetor de ouvidos do tipo utilizado na construção civil. Com isso você consegue uns 30 dBs de redução de ruído e economiza um bom dinheiro.

isophones

Se você usar um fone aberto enquanto grava a voz de um cliente, pode ser impossível remover os sons dos fones que inevitavelmente serão capturados pelo microfone.

Para mixagem, use os abertos que produzem um som muito mais fidedigno.

Um forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.