contrato com gravadora

Uma quantidade enorme de músicos não consegue nem um tipo de contrato com uma gravadora, principalmente porque suas mentes estão recheadas de mitos sobre a indústria da música. Se você deseja alcançar o sucesso mais rapidamente, então é bom se livrar desses mitos, o quanto antes. Educar-se e aumentar o seu valor para o mercado, pode ser a chave para conseguir a atenção dos grandes selos musicais. Vamos conferir agora, os 3 erros que a maioria dos músicos cometem, quando tentam fechar negócios com uma gravadora. Vamos lá?

#01 - Primeiro Erro: Eles Perdem Muito Tempo Praticando Suas Habilidades Musicais ou Compondo

gaga redoneClaro, praticar é sempre muito bom para desenvolver qualquer que seja a habilidade, porém como qualquer outra atividade, consome tempo e dinheiro. Exatamente esses dois fatores que podem pesar no início de carreira de um músico. Normalmente, músicos iniciantes possuem mais tempo do que dinheiro, porém, o tempo também tem um valor muito grande e deveria ser investido tão bem quanto o dinheiro.

Vale lembrar que, músicos de qualidade, estão por toda parte. Talvez não seja uma boa ideia, tentar se tornar o melhor músico de todos, afim de chamar atenção da indústria da música. Uma abordagem mais apropriada, é gerar valor através da exclusividade, criando algo novo e marcante, que seja possível fixar na mente dos seus fãs, com muita facilidade.

Como sempre gosto de citar aqui no blog, existem artistas que explodiram há anos atrás e que ainda estão faturando muito alto, como por exemplo: Katy Perry e Lady Gaga. Em ambas artistas, é possível notar algo de peculiar, seja no estilo, na aparência, no timbre vocal, ou mesmo na proposta musical. Quando o investidor musical encontra esse tipo de conteúdo artístico, seus olhos brilham, e pode acreditar; aqueles milhões de dólares, estarão disponíveis para fazer essa carreira acontecer.

Tudo o que os milionários querem encontrar é um investimento com uma grande margem de retorno. Agora, imagine só, você sendo esse investimento? Então, melhor atacar por esse lado, buscando a exclusividade e algo novo para oferecer ao mercado.

#02 - Segundo Erro: Eles Têm Uma Mentalidade Conflitante Com os Interesses das Gravadoras

michael jackson freddie mercuryMuitos músicos acreditam que as gravadoras estão lá para sugar até a última gota de sangue dos artistas, tudo para sustentar o capitalismo malvadão. Esse tipo de mentalidade é percebida de longe, pelos executivos das gravadoras, que nunca trabalham com esse tipo de músicos. O máximo que esses executivos oferecem, nesse caso, é um sorriso amarelo e sem futuro.

Por outro lado, esses executivos reconhecem músicos que entendem que a música é um negócio e que acreditam que não há nada errado em ganhar a vida fazendo música, além de ficarem felizes por trabalhar com outros nomes da indústria, para que todos prosperem. Músicos com essa mentalidade empreendedora, sempre procuram oferecer mais valor do que recebe em troca, assim, todos saem ganhando.

Se você deseja que alguma companhia queira trabalhar com você, desenvolva essa mentalidade do ganha-ganha, e antes de mais nada, concentre-se em criar valor real para a indústria da música. Uma boa forma de reconhecerem o seu valor, é através da sua lista de fãs nas redes sociais, como: Instagram, YouTube, Twitter, etc. Canais musicais no YouTube são os que mais produzem inscritos e visualizações. Se você tiver qualquer indício de sucesso em seu canal, essa pode ser uma porta para que produtores do Brasil e do mundo, possam vir atrás de você. Quanto mais fãs, mais valor percebido você terá, aos olhos das grandes gravadoras.

#03 - Terceiro Erro: Eles Não Parecem Muito Confiáveis

justin bieber drunkTrabalho é trabalho. Uma das coisas que você deveria se preocupar na indústria da música é com a sua reputação. Quanto maior a sua fama, maior deveria ser a preocupação com a sua reputação. Acredite, não é nada bom ser pego bêbado, em uma boate, altas horas da noite, apresentando sinais de uso de entorpecentes.

Os paparazzi podem fazer a sua fama em algumas semanas, mas podem destruir o seu nome em alguns segundos, com uma imagem comprometedora ou uma história controversa sobre você.

Os executivos das gravadoras nunca investem em pessoas que não são confiáveis. Imagine investir milhões de dólares em um novo artista, construir a sua marca, e depois, ver tudo indo por água abaixo, por causa de um evento deplorável, em um ambiente mais deplorável ainda?

Isso cria um senso de compromisso com a companhia, a ponto de você se tornar quase um escravo da sua própria carreira. Não que todos nós, não sejamos escravos de nós mesmos e das nossas carreiras, mas nesses acordos milionários, essa condição de escravo se faz muito perceptível e talvez não seja agradável viver com tamanha responsabilidade.

Mas não se preocupe... Se você for uma pessoa do bem, com boas intenções, será fácil provar que você é sério quanto aos seus objetivos, e está apto a fazer o que for necessário para se tornar uma estrela internacional e se manter brilhando por muitos e muitos anos.

E você, já está pensando em montar o seu Home Studio para começar sua carreira musical?

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO